Recommended Posts

Publicado:

Essa bomba que tens a amandar bolhas de ar....esquece lá isso, retira o tubo de ar! Não é nada bom ter esse sistema de venturi, principalmente quando tiveres corais!

A morte das estrelas é normal para um aqua que está no inicio!

Possivelmente o que terá acomtecido é um problema quimico da água que provocou a morte das estrelas! Os invertebrados são bastantes sensíveis aos niveis quimicos da água!

Já agora, na altura de colocares a estrela no aqua, depois da ambientação, tiveste algum cuidado especial?

• Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

Olá, Pedro Conceição.

Não a utilizo para fazer bolhas, mas sim para fazer mexer a superfície da água... só de longe a longe é que coloco a bomba a enviar bolhas que penso oxigena a água... parece fazer o efeito de ondas do mar com a espuma, aquelas zonas rochosas onde o mar bate com força... ehehehhehehh e como ainda não tenho corais...

Em relação às estrelas do mar não tive nenhum cuidado especial, para além da ambientação normal...

Abraços.

fjao

Editado por fjao
Publicado:

Neste momento, pretendo equipar o aquário com equipas de limpeza mas tenho tido alguma dificuldade em encontrar eremitas e outros... se houver alguém que esteja farto de alguns peixes lá em casa, podem sempre contactar-me para fazer a compra... eremitas são bem vindos. Não sei se têm outras sugestões, mas os camarões que eu achava resistentes, fiquei com má impressão deles pois foram os primeiros a morrer e quase de imediato... foram dois...:(

Abraços.

fjao

Publicado: (editado)

Queria também saber a opinião dos mais experientes e que me têm ajudado muito, qual a loja onde os peixes de água salgada são mais baratos??? E qual a que tem mais diversidade?? :(... ou seja, melhores preços e mais diversidade!;)

Abraços

fjao

Editado por fjao
Publicado:

Sobre as estrelas, e depois de falares dos camarões que morreram, para mim o problema é mesmo da água! Faz uns testes e mete aqui os resultados!

Quando voltares a comprar uma estrela, daqui a uns tempos, deves ter cuidado com a forma como a colocas no aqua! Depois de a tirares do saco, deves introduzir no aqua de pernas para o ar de forma a não ficarem bolhas de ar acomuladas na parte de baixo dela!

Sobre as lojas....eu não escolho por ser mais barato mas sim pela qualidade! Sei de lojas baratas mas que a probabilidade de eles morrerem ser alta!

Posso dizer que as que eu costumo ir mais vezes é a Aquamagia, Aquaplante, Odisseia da Água, Redfish e Waterlife.

Sobre a equipe de limpeza, quando pessoal for apanhar água, vai com eles que eles arranjam na boa!

Abraço

Publicado:
Sobre as estrelas, e depois de falares dos camarões que morreram, para mim o problema é mesmo da água! Faz uns testes e mete aqui os resultados!

Quando voltares a comprar uma estrela, daqui a uns tempos, deves ter cuidado com a forma como a colocas no aqua! Depois de a tirares do saco, deves introduzir no aqua de pernas para o ar de forma a não ficarem bolhas de ar acomuladas na parte de baixo dela!

Sobre as lojas....eu não escolho por ser mais barato mas sim pela qualidade! Sei de lojas baratas mas que a probabilidade de eles morrerem ser alta!

Posso dizer que as que eu costumo ir mais vezes é a Aquamagia, Aquaplante, Odisseia da Água, Redfish e Waterlife.

Sobre a equipe de limpeza, quando pessoal for apanhar água, vai com eles que eles arranjam na boa!

Abraço

Vou tentar meter aqui os resultados o mais depressa possível, mas em relação aos camarões... porque é que eles morreram logo e os outros peixes não?? Concordo que nem todos se vão conseguir adaptar às condições do aquário, mas a água não estava tão mal como isso apesar de estar ainda em fase de maturação... mas os testes da altura davam boas indicações.

Bem, em relação à equipa de limpeza... estou mesmo a precisar... eremitas, camarões e ouriços para acabar ou controlar as algas filamentosas que elas vão aparecendo, como na imagem à saída de uma bomba e mostro também a primeira rocha viva que coloquei no aquário e ficou neste estado ainda e apenas com a água do mar. No último fim de semana dei uma limpeza nessa rocha, mas é dificil.

gallery_10790_135_31446.jpg

gallery_10790_135_14816.jpg

Como é que apanho "boleia" dos nossos amigos dos salgados. Eles vão procurar equipas de limpeza na nossa costa??

Um ser "estranho" no aquário:

gallery_10790_135_19559.jpg

A parte de trás do aquário está todo castanho e ao que me parece isso tem a ver com algas:

gallery_10790_135_21535.jpg

Aqui tenho uma foto do novo layout que espero não alterar muitas mais vezes, porque a Caulerpa é que paga... depois de se fixar às rochas é complicado. Que outras macroalgas recomendam?

gallery_10790_135_134336.jpg

Abraços.

fjao

Publicado:

A maioria dos invertebrados, e neste caso, os camarões, são mais sensíveis às condições da água que os peixes, como por exemplo, os nitratos!

Sobre a equipe de limpeza, tenta arranjas nassarios e hermitas da nossa costa, aguentam bem no inicio dos aquas! Quanto aos ouriços.....têm um gosto especial para água coralina, o que é mau!

• 7 meses depois...
Publicado:

Já há muito tempo que não vinha cá, mas foi um pouco de propósito para deixar desenvolver o aquário e passados já uns meses estou contente com o desenrolar do mesmo... espero colocar uma fotos logo que possa.

Por aquilo que referi ao longo das intervenções aproximei-me de algo que esperava... com pouco trabalho e pouca despesa para além da inicial. Isto, porque acredito no equilíbrio dos sistemas aquariófilos desde que sejam proporcionadas as condições minímas.

Tenho peixes (hepatus, zebrassoma, donzelas, peixe-palhaço...), plantas, rocha viva e morta a ser colonizada pela alga coralina (que aliás tem aparecido nos vidros do aquário), alguns seres minúsculos "esquisitos" que vão aparecendo... e não tenho corais, é verdade, a não ser uns seres que vão surgindo das rochas. Tudo vai funcionando bem e só as reposições de água é que vão dando trabalho porque são 25 a 30 litros de água por semana a evaporar.

A água que utilizo é da torneira (ao contrário dos defensores da água de osmose) e uma equipa de eremitas para limpeza do aquário.

Espero voltar em breve e agora com fotos... neste momento, a Caulerpa Proliphera prolifera por todo o aquário (há quem lhe chame praga) ondulando ao sabor das correntes dos motores instalados dando um aspecto muito natural ao aquário.

Abraço e obrigado por tudo.

fjao

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá fjao,

De forma a facilitar, coloquei as fotos directamente aqui no tópico, pois torna mais fácil a visualização das mesmas cabecadura

O teu aquário é um espectáculo para quem gosta de plantados!! E eu quero que o meu refúgio fique tal e qual assim! bigsmile Espero conseguir...

Abraço,

JB

gallery_10790_629_38420.jpg

gallery_10790_629_28296.jpg

gallery_10790_629_14382.jpg

gallery_10790_629_189576.jpg

gallery_10790_629_43312.jpg

gallery_10790_629_64628.jpg

gallery_10790_629_106033.jpg

gallery_10790_629_15542.jpg

gallery_10790_629_91315.jpg

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Obrigado pela ajuda, João Branquinho. ;)

Sim, consegui aquilo que queria... um aquário próximo do que as pessoas mostram como refúgio.

Continuo a utilizar água da torneira e já há algum tempo que não faço muda da água (há mais de 6 meses, com a do mar). A água que utilizo é aquela que sai da banheira antes de ir tomar banho e de sair a água quente... são sempre 10 litros antes de ela sair. Depois fica a repousar e quando necessito lá vou acrescentando.

Acho um desperdício o que fazem com a água de osmose, mas quem tem corais deve também custar vê-los a morrer por falta de condições da água, talvez. :)

Agora, irei procurar algas de outras cores (as mais avermelhadas) para começar a misturar com esta "proliphera". Podem dar uma ajuda sobre as algas mais propícias para se juntar a esta que tenho?

Abraço

fjao

Publicado:

Ola

gosto muito da caulerpa taxifolia. Dá um efeito muito giro!

tenho caethomorpha mas n é bonita de se ver. O resto que tinha dei ao João Branquinho, mas não sei se ele terá para dispensar. Incluia uma vermelha que ai ficaria brutal!

o uso de agua de osmose deve-se ao controlo de algas(algo contrario ao que tu tens :) ) o que embora seja um desperdicio de agua, normalmente apresenta beneficios.

abraço e continua a postar evoluções

é engraçado ver aquarios diferentes do normal

abraço

Publicado:
o uso de agua de osmose deve-se ao controlo de algas(algo contrario ao que tu tens ) o que embora seja um desperdicio de agua, normalmente apresenta beneficios.

Sim, mas nesse caso estás a falar das algas, mas das filamentosas que me aparecem de vez em quando... a equipa de eremitas faz a limpeza. Mas compreendo que quem tenha corais não possa ter estas equipas de limpeza porque também "limpam" os corais :D

Sim, uma alga vermelha era mesmo brutal mas não sei onde encontrar... se alguém se disponibilizasse e como também tenho de dar uns cortes a caulerpa, podíamos trocar ou assim...

Abraço

fjao

Publicado:
Sim, uma alga vermelha era mesmo brutal mas não sei onde encontrar... se alguém se disponibilizasse e como também tenho de dar uns cortes a caulerpa, podíamos trocar ou assim...

A minha não está grande coisa... espero que esteja ainda em adaptação... se ela adaptar e desenvolver arranjo-te claro.

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

• 3 meses depois...
Publicado:
A minha não está grande coisa... espero que esteja ainda em adaptação... se ela adaptar e desenvolver arranjo-te claro.

Abraço,

JB

Continuo à procura de algas avermelhadas. Se alguém tiver disponível posso trocar por caulerpa.

Abraço

fjao