Reprodução de Ramirezis!!

Recommended Posts

Olá tudo bem!

Eu tenho um casal de ramirezis, e esta manhã reparei numa quantidade significativa de ovos depositados sobre uma das rochas que tenho no aquário! Como é a primeira vez que tenho qualquer tipo de ligação com uma reprodução, estou completamente às escuras, agradecia se me podessem dar uma ajuda!

Uma informação: O macho está a defender os ovos, mas acho que a fêmea os tá a comer!!! Que posso fazer para que isto não aconteça?

Obrigado

João

Partilhar nas redes sociais

olá

nunca reproduzi rams...mas se tens os ovos e tens receio de os perder tira os ovos para um outro aqua com água do mesmo...e mete uma difusora de maneira que areje ligeiramente...se não tiveres outro aqua, tens de inventar 8) ...mas tens sempre de isolar os ovos...

um abraço

sig.jpg

olá e obrigado pela resposta!

É assim eu tenho outro aqua mas neste momento está ocupado com uma colisa em tratamento!

Não consigo imaginar como é que posso defender os ovos! Acho que vou deixar à guarda do macho! E que tal uma tentar passar os ovos para uma meternidade?

Acho que agora até o macho começou a comer os ovos!!! 8)

paciência Obrigado na mesma

Olá

tens que ter muita atenção a 1 pormenor!!!

Os ovos estão todos com a mesma cor, ou está algum com uma cor mais esbranquiçada?

se sim é natural que os comam, por 2 mutivos:

1 º podem não estar fecundados

2 º podem ter apanhado fungos

nestes 2 casos os progenitores comem os ovos doentes ,pois podem infectar os outros.

De qual quer maneira devias separar os ovos dos progenitores, e sim pode ser numa maternidade desde que coloques uma pedra difusora junto para muvimentar e oxigenar a água.

Abraço

FLECHANEGRA

Boas, é normal que eles os comam, existem N razões para que eles o façam, algumas já aqui descritas.

Normalmente as primeiras posturas apanham-nos sempre desatentos e aparecem sempre quando dá menos jeito ou quando não temos um aquario extra para por os ovos.

De qualquer forma o mais dificil conseguiste, já tens posturas, mesmo que essa seja comida o mais certo é teres outra dentro de pouco tempo. E aí se tiveres tudo pronto será mais facil.

Boa sorte com os Rams, coisa que eu nunca tive :) :D :D

PEACE !!!

barras.gif

• 3 anos depois...

Boas,

Eu n concordo com isso dos pais comerem os ovos, pois se o fizerem é porque devem estar fungados, ou porque não têm esperiência. Se assim fosse, como é que eles faziam no seu habitat natural para continuarem com a especie?

Boas.

Eu também estou a tentar fazer criação de Ram's e uma coisa que tenho visto, tanto a fêmea como o macho, é uma espécie de "rotação" nos ovos, para que oxigenem ou não funguem.

A mim tem-me acontecido é o casal comer os alevins com 1/2 dias!!!

Desejo-te boa sorte com a reprodução de rams.

cumps