Recommended Posts

Publicado

quero iniciar-me nos ciclídeos africanos tnho um aquario de 120cm de comprimento com +\- 300lts.

quero saber qual sera q devo optar?malawi(mobuna?\non-mobuna?) ou tanganika?pretendo peixes q n crescam muito (maximo 15cm)porque tnho ma experiencia de peixes grandes.obrigado :puppydogeyes:

Publicado:
quero iniciar-me nos ciclídeos africanos tnho um aquario de 120cm de comprimento com +\- 300lts.

quero saber qual sera q devo optar?malawi(mobuna?\non-mobuna?) ou tanganika?pretendo peixes q n crescam muito (maximo 15cm)porque tnho ma experiencia de peixes grandes.obrigado :)

Oi Pedro.

Se pretendes peixes que não cresçam muito, então os mbunas são um boa opção e têm cores bestiais. No entanto, no lgo tanganika também tens espécies interessantes sem atingirem grandes proporções.

É uma questão de pesquisares e decidires aqueles que mais te fascinam e optares.

Qualquer dúvida que tenhas dispõe.

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Publicado:
Oi Pedro.

Se pretendes peixes que não cresçam muito, então os mbunas são um boa opção e têm cores bestiais. No entanto, no lgo tanganika também tens espécies interessantes sem atingirem grandes proporções.

É uma questão de pesquisares e decidires aqueles que mais te fascinam e optares.

Qualquer dúvida que tenhas dispõe.

Cumpts

obrigado por responderes;)antes de ter peixes pretendo que a agua e o seu habitat fiquem em boas condicoes para os receber comprando areia de ph netro(fluvial) com algumas rochas calcarias e um tronco e tendo em conta qua a agua de lisboa e de ph alto terei as condicoes certas para eles?é q as areias de coral e proprias para ciclideos sao tao caras

Publicado:
comprando areia de ph netro(fluvial)

Ok.

com algumas rochas calcarias

Ok.

e um tronco

Para? acidificar a água? Tanto os peixes do malawi como os do tanganika preferem ph de 8 para cima. Meteres um tronco só se o Kh da tua água for elevado o suficiente que permita que o tronco não altere o ph.

Em relação aos lagos e se não tens experiencia nenhuma com africanos eu aconselharia os mbunas. Os peixes do tanganika são por norma mais agressivos e mais exigentes com os parametros da água.

Em termos de tamanho o aquário está bom, com 120cm de frente já dá para umas coisitas e para os peixes se sentirem bem, desde que não abuses nos numeros.

Agora tens de decidir que peixes te agradam. Podes dar uma vista de olhos nos que o pessoal mantem cá no burgo vendo aqui no forum e também no portal dos ciclideos: Portal dos ciclideos

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi