Serão Ovos De Ampulária?


dvdme

Recommended Posts

ovos_ampularia.jpg

 

Dei com isto no aquario noutro dia...

Serão ovos da minha ampulária?

Caso sejam, como eu só tenho uma uma, mas é possivel que eles eculadam? Quer dizer, a ampulária podia já vir fertilizada quando me a deram?

 

Obrigado a todos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ovos_ampularia.jpg

 

Dei com isto no aquario noutro dia...

Serão ovos da minha ampulária?

Caso sejam, como eu só tenho uma uma, mas é possivel que eles eculadam? Quer dizer, a ampulária podia já vir fertilizada quando me a deram?

 

Obrigado a todos,

David

 

 

A ampulária podia já vir fertilizada sim. Se os ovos estão fora de água, então são provavelmente de ampulária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ampulária podia já vir fertilizada sim. Se os ovos estão fora de água, então são provavelmente de ampulária.

 

Sim, os ovos estão fora de àgua, cerca de 1cm acima da linha de àgua...

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aproveito o topico para perguntar uma coisa tb relacionada...

 

Apareceu no meu aquario algo parecido mas dentro de agua no vidro frontal e no vidro exterior da maternidade mas estao submersos...

 

NAo tenho ampularias mas tenho Planorbis corneus/rubrum (caracois ruby? Serao tb ovos destes? poderao ter sucesso na criaçao?

 

Obrigado

 

Cump

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses ovos nao saod e ampularias, os ovos de ampularia aparecem aos 100 ou 200 e sao um amrelado escuro.

 

Isso a mim parece-me ovos de phisias.

 

 

Não é verdade. Primeiro porque os physas não metem ovos fora de água e depois as minhas ampulárias chegaram a por conjuntos de apenas 10 ou 20 ovos, pelo que é possivel que ampulárias ponham conjuntos de ovos menores que 100 ou 200.

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é verdade. Primeiro porque os phisias não metem ovos fora de água e depois as minhas ampulárias chegaram a por conjuntos de apenas 10 ou 20 ovos, pelo que é possivel que ampulárias ponham conjuntos de ovos menores que 100 ou 200.

 

Também não me parece que seja verdade...eu não tenho experiencia nenhuma com ampulárias, mas acontece que aquela ampulária é o unico caracol que tenho no aquario e quanto aos phisias...nem sei o que são...(peço desculpa pela ignorancia...lol)

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhando para a fotografia dá para ver perfeitamente que a agua ja esteva mais "elevada" (provavelmente evaporou) pois nota se a famosa linha de sujidade e gorduras..

 

o mais provavel é os phisias terem colocado quando o nivel de agua ainda cobria os ovos..

 

 

quanto aos de ampularia aqui fica uma fotografia de uma ampularia a coloca-los num dos meus aquarios:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry383122

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são ovos de caracois, daqueles qequenitos, praga, não fazem mal, mas também não fazem bem, a nível de estética fica é muito feio, porque reproduzem-se à velocidade dos ratos. Ampulárias põem um casulo de ovos amarelados e quase 10x o tamanho desses, ou seja do tamanho ou maior que a tua ampulária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhando para a fotografia dá para ver perfeitamente que a agua ja esteva mais "elevada" (provavelmente evaporou) pois nota se a famosa linha de sujidade e gorduras..

 

o mais provavel é os phisias terem colocado quando o nivel de agua ainda cobria os ovos..

 

 

quanto aos de ampularia aqui fica uma fotografia de uma ampularia a coloca-los num dos meus aquarios:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry383122

 

De facto por comparação de fotos, nao me parecem ovos de ampulária..

Quanto ao nivél da agua, já disseram aí que as phisias (que entretanto já sei o que são) não poem ovos fora de agua e, apesar do nivel da agua já ter estado mais elevado, eu tenho a certeza que estes nunca estiveram dentro de agua. Antes de eles lá aparecerem já o nivel da agua estava mais baixo...

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto por comparação de fotos, nao me parecem ovos de ampulária..

Quanto ao nivél da agua, já disseram aí que as phisias (que entretanto já sei o que são) não poem ovos fora de agua e, apesar do nivel da agua já ter estado mais elevado, eu tenho a certeza que estes nunca estiveram dentro de agua. Antes de eles lá aparecerem já o nivel da agua estava mais baixo...

 

Eu sugiro que se veja uma foto dos ovos de frente. No angulo em que a foto está, não dá pra ver bem os ovos. Além disso, nem sempre os ovos de ampulária tem a mesma tonalidade, tal como nem sempre são postos grandes quantidades de 100 ou 200 ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo é a tal substancia gelatinosa que protege os ovos.. nos ovos de ampularia ainda que possam ter tonalidades diferentes tal coisa nao se passa.. os ovos de ampularia tornam-se rijidos e formam um aglomerado tambem ele rigido.. enquanto que pelas fotografias dá para ver que aquela "geleia" contem pequeninos ovos... a meu ver serão de phisia

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo é a tal substancia gelatinosa que protege os ovos.. nos ovos de ampularia ainda que possam ter tonalidades diferentes tal coisa nao se passa.. os ovos de ampularia tornam-se rijidos e formam um aglomerado tambem ele rigido.. enquanto que pelas fotografias dá para ver que aquela "geleia" contem pequeninos ovos... a meu ver serão de phisia

 

 

Pois a mim os ovos parecem-me grandes e redondos demais para serem de physa, além de que a matéria gelatinosa que cobre os ovos de physa formam uma pequena pelicula que sai fora do monte de ovos, enquanto que aqui não se vê essa pelicula. :silly:

 

 

Ovos de Physa:

physe_oeufs.gif

 

E se fossem ovos de Lymnaea?

http://www.glaucus.org.uk/PondSnail+eggs085.jpg

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por comparação da fotografia parecem-me também ovos de Lymnaea, mas uma coisa é certa, da ampulária não são!

 

Pelo o que vi são bichos pequenos... se calhar por isso é que nunca dei com eles... se calhar vou é tira-los antes que nasçam...

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por comparação da fotografia parecem-me também ovos de Lymnaea, mas uma coisa é certa, da ampulária não são!

 

Pelo o que vi são bichos pequenos... se calhar por isso é que nunca dei com eles... se calhar vou é tira-los antes que nasçam...

 

 

Não faças isso ainda.

Se puderes tira uma fotografia de frente aos ovos com alguma coisa ao lado a servir de escala para podermos ter uma percepção do tamanho e coloca-a aqui. Acho que só assim puderemos dizer com segurança de que ovos se tratam. :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faças isso ainda.

Se puderes tira uma fotografia de frente aos ovos com alguma coisa ao lado a servir de escala para podermos ter uma percepção do tamanho e coloca-a aqui. Acho que só assim puderemos dizer com segurança de que ovos se tratam. :silly:

 

Ok. Amanha faço isso e ponho a foto, agora a luz tá apagada não dá...

Mas posso adiantar mais ou menos que a bola de geleia tem cerca de 1cm e os pontos lá dentro são muito pequenos mesmo.

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Parece não restar duvidas.

Então diz lá outra vez que caracóis tens no aquário? :(

Lol. Se fosse a ti deixava os nascer para descobrires o que são. :blush:

 

Pois é...mas ainda vou comer a melhor! Eu realmente disse que o unico caracol que tinha no aquario era a ampularia... mas hoje a minha namorada estava a olhar pra ele e às tantas diz-me "o que é aquela coisa pequenina ali a mexer-se?" eu fui ver e era um caracol pequenino (0,5cm) com um cone tipo os buzios numa das pontas...serão as tais physias? Ou as lymnaea? eu se conseguir tirar uma foto hei-de por aí...

 

E agora com esta informação nova? Tiro ou mantenho??

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tirava.. sao umas pestes.. se queres um bom grupo de limpeza e anti algas aposta em camaroes (red cherry, japonicas) ou até podes ir para os peixes (ottos etc)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , exacto isso são ovos de buzios ou dos caracóis pequenos!

Não são de ampulárias....

 

 

Pois isso é melhor tirares mesmo...

 

 

 

Boa sorte

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tirei os ovos...tenho obervado com mais atenção e só vi tres caracolitos pequenos no aquario, por isso acho que ainda fui a tempo de controlar a praga!

 

Já agora, hoje pela primera vez observei aquele comportantamente da ampulária que é andar a boiar um bocado e depois voltar ao normal...sei que isto é um comportamente normal nas ampulárias, agora porque não faço ideia...já fiz uma pesquisas e fiquei na mesma..por acaso alguém sabe o porque deste comportamento?

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais