antmarques Publicado Abril 21, 2007 Share Publicado Abril 21, 2007 Boas! Encontrei este caracol num aquário que montei para guppies com plantas predominantemente da américa sul e central. Gostaria que me ajudassem a identificar este pequeno, que já tem alguns irmãos pelo aquário Pelo que vi na ficha de invertebrados, pode ser um Marisa Cornuarietis por ter a carapaça em espiral. Gostaria de ter a vossa ajuda pois não sei se é benéfico ou não... Obrigado desde já! My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Egnom Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 É verdade que tem a carapaça em espiral, mas por outro lado a carapaça é transparente. Lembro me de ter tido uma praga de caracóis muito parecidos a esses. Eram caracóis muito pequenos, semelhantes a Marisa Cornuarietis, mas a diferença reside precisamente no facto de serem muito mais pequenos no estado adulto e terem a carapaça transparente. Reproduzem-se massivamente tal como os physias. Se são benéficos ou não, não sei. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sergio Torres Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 Tenho pena de ninguem os querer! Infelizmente, praga, tenho deles aos potes! Nem os meus dois botias, nem eu a caçar os maganos, acabamos com eles! Maus? Nem sei, mas inesteticos são de certeza! Tambem gostaria de saber o meu nome! Para mudar um pouco os "palavrões" que uso quando acordo e os vejo a passear! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PRodrigues Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 Tambem gostaria de saber o meu nome! Para mudar um pouco os "palavrões" que uso quando acordo e os vejo a passear! Boas,o teu nome eu penso que ja tu sabes lol agora o nome dessas pragas se forem daqueles mesmo em espiral tipo buzio serao "physas" se forem dos outros tipo caracol mesmo nao me recordo o nome agora,mas ja existem varios topicos sobre essas "pragas",basta utilizares esse mesmo termo no item pesquisa.Vou agora dar a minha opiniao pessoal,em relacao aos bichinhos,inesteticos serao concerteza mas isso depende do ponto de vista de cada um,na minha opiniao se estamos a tentar recriar um meio ambiente entao nao serao só os peixes e plantas que o deverao habitar,mas sim toda a fauna comum,prejudiciais nao sao de certeza absoluta,alias aos que eu tinha no meu nano plantado so tinha a agradecer pois alem de limparem as pequenas algas dos vidros e plantas(junto com a minha equipa de limpeza) acabavam com os restos de comida do aquario. Quando decidi que se estavam a tornar demasiados,mudei o meu botia palhaco de moradia por uns tempos e foi limpinho,apenas os adultos sobreviveram,e olhem que eram ás largas dezenas. Cumprimentos e espero ter ajudado Pedro ----------------------------- Cumprimentos Pedro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 Olá! São Planorbis sp. e esse da foto ainda é muito pequeno, juvenil. Só se tornam " praga" se houver alimentação excessiva e mesmo assim, a sua taxa de crescimento não se compara aos caracóis do Género Physella, que são muito mais prolíficos. Na minha opinião, esta espécie é muito bonita em adulta e são excelentes caracóis ornamentais, contribuindo igualmente para a redução de restos de comida em decomposição. Resumindo: são benéficos! Cumps, André Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Egnom Publicado: Abril 21, 2007 Share Publicado: Abril 21, 2007 Ainda tenho duvidas que sejam Planorbis. Se o caracol da foto já for adulto e não juvenil, então quase de certeza não são Planorbis. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts