Identificação De Caracol

antmarques

Recommended Posts

Boas!

Encontrei este caracol num aquário que montei para guppies com plantas predominantemente da américa sul e central. Gostaria que me ajudassem a identificar este pequeno, que já tem alguns irmãos pelo aquário

Pic_11878_1.jpg

Pelo que vi na ficha de invertebrados, pode ser um Marisa Cornuarietis por ter a carapaça em espiral. Gostaria de ter a vossa ajuda pois não sei se é benéfico ou não...

Obrigado desde já! chainsaw

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Partilhar nas redes sociais

É verdade que tem a carapaça em espiral, mas por outro lado a carapaça é transparente. Lembro me de ter tido uma praga de caracóis muito parecidos a esses. Eram caracóis muito pequenos, semelhantes a Marisa Cornuarietis, mas a diferença reside precisamente no facto de serem muito mais pequenos no estado adulto e terem a carapaça transparente. Reproduzem-se massivamente tal como os physias.

Se são benéficos ou não, não sei.

Cumprimentos

Tenho pena de ninguem os querer! Infelizmente, praga, tenho deles aos potes! Nem os meus dois botias, nem eu a caçar os maganos, acabamos com eles! Maus? Nem sei, mas inesteticos são de certeza!

Tambem gostaria de saber o meu nome! Para mudar um pouco os "palavrões" que uso quando acordo e os vejo a passear!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Tambem gostaria de saber o meu nome! Para mudar um pouco os "palavrões" que uso quando acordo e os vejo a passear!

Boas,o teu nome eu penso que ja tu sabes :blush: lol agora o nome dessas pragas se forem daqueles mesmo em espiral tipo buzio serao "physas" se forem dos outros tipo caracol mesmo nao me recordo o nome agora,mas ja existem varios topicos sobre essas "pragas",basta utilizares esse mesmo termo no item pesquisa.Vou agora dar a minha opiniao pessoal,em relacao aos bichinhos,inesteticos serao concerteza mas isso depende do ponto de vista de cada um,na minha opiniao se estamos a tentar recriar um meio ambiente entao nao serao só os peixes e plantas que o deverao habitar,mas sim toda a fauna comum,prejudiciais nao sao de certeza absoluta,alias aos que eu tinha no meu nano plantado so tinha a agradecer pois alem de limparem as pequenas algas dos vidros e plantas(junto com a minha equipa de limpeza) acabavam com os restos de comida do aquario.

Quando decidi que se estavam a tornar demasiados,mudei o meu botia palhaco de moradia por uns tempos e foi limpinho,apenas os adultos sobreviveram,e olhem que eram ás largas dezenas.

Cumprimentos e espero ter ajudado

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Olá!

São Planorbis sp. e esse da foto ainda é muito pequeno, juvenil. Só se tornam " praga" se houver alimentação excessiva e mesmo assim, a sua taxa de crescimento não se compara aos caracóis do Género Physella, que são muito mais prolíficos.

Na minha opinião, esta espécie é muito bonita em adulta e são excelentes caracóis ornamentais, contribuindo igualmente para a redução de restos de comida em decomposição.

Resumindo: são benéficos!

Cumps,

André