Fe2+ - Ajuda

paulosaints

Recommended Posts

Eu digo que é falta de fosfato pelos buracos que as tuas folham têm.

Boas nos,

pelo que tenho lido a carencia de potassio(K) é que costuma criar esses buracos nas folhas e subsequentemente necrose filiar (morte das folhas), sendo a carência de fosfatos(PO4) visível quando as folhas mais antigas da planta apresentam uma coloração escura tipo rouxo...

Não quero meter em causa a tua opinião, quero apenas gerar uma discussão saudável de modo a tirar todas as dúidas que possam restar...

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Partilhar nas redes sociais

Ok! É possivel que a carência seja potássio. Ferro não é, pois o ferro é que é movél (afinal é ao contrário), notando-se a sua carência nas folhas novas.

Os macro-nutrientes é que são moveis, notando-se as suas carências nas folhas velhas.

Portanto, N tenho com fartura (40mg/L :) ), P... segundo alguns génios da planta aquática, Diana Walstad in Ecology of the Planted Aquarium, é em maior parte assimilado pelas raízes das plantas, sendo o valor de 0,1ppm um valor normal. K, não sei quanto tenho, portanto aposto neste nutriente.

Do que li e duma forma geral, agora a fonte é a Seachem, a carência de K incluem a clorose, necrose (tecido morto), e folhas e raízes fracas. O P aparece nos crescimento atrofiado e lento das folhas. Isto não é exacto pois certos sintomas são iguais para a carência de N, P ou K.

Paulo

Apesar do que escrevi atrás não descarto a tua hipotése. E em breve vou adicionar P ao aqua.

Neste momento vou cortar com a fertilização de ferro, pois poderá ocorrer intoxicação das plantas pelo ferro, vou aumentar o K e quando o obter adiciono P.