paulosaints Publicado Abril 21, 2007 Publicado Abril 21, 2007 Olá! Tenho este setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60255 , onde diariamente fertilizao com 5ml de Fe2+ da HA. Acho que é muito, só que se não o fizer ao fim de 2 dias noto carências, e o teste dá-me quase sempre 0 ppm. O substracto é akadama com Fertil Plant da Prodac por baixo, desconfio que o Fertil Plant "tenha morrido" e deixado de fornecer nutrientes para a coluna de água. Alguém me pode tentar explicar o sucedido, e ajudar-me a arranjar outra forma de fertilizar adicionar Fe2+ ao aquário! Cumps. Paulo
Murkas Publicado: Abril 21, 2007 Publicado: Abril 21, 2007 (editado) Olá! Tenho este setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60255 , onde diariamente fertilizao com 5ml de Fe2+ da HA. Acho que é muito, só que se não o fizer ao fim de 2 dias noto carências, e o teste dá-me quase sempre 0 ppm. O substracto é akadama com Fertil Plant da Prodac por baixo, desconfio que o Fertil Plant "tenha morrido" e deixado de fornecer nutrientes para a coluna de água. Alguém me pode tentar explicar o sucedido, e ajudar-me a arranjar outra forma de fertilizar adicionar Fe2+ ao aquário! Cumps. Paulo Boas, eu também de momeno tenho o mesmo prob que tu no meu aqua, mas ainda não comecei a fertilizar com o Fe2+, apenas com o Micro+ e fico sempre na dúvida se tou com carências ou não... (não utilizo teste de Fe e pela observação das plantas não me parece que haja grandes carências e ferro) Cuidado que ao adicionares ferro, ele não é assimilado se não houver Mg presente! de resto se o ferro é assimilado e se não notas um grande avanço por parte ds algas continua a fertilizar com ele, ou então podes sempre arranjar um fertilizante de substracto rico em ferro (tipo aquelas bolas da JBL e possivelmente de outras marcas até!) para "substituir" o esgotado prodac. Abraço Editado Abril 21, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Bernardo Gordo Publicado: Abril 21, 2007 Publicado: Abril 21, 2007 Toma também atenção porque pelo que sei, o Ferro da HA é muito concentrado, vejo isso no meu aquário... Adiciono um mililitro por dia e chega-me perfeitamente! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
paulosaints Publicado: Abril 21, 2007 Autor Publicado: Abril 21, 2007 Já tinha reparado nisso, na concentração de Fe2+, mas tendo em conta que nos testes tenho 0 e reparo nas carências... é porque aquilo é mesmo tudo assimilado. A prova dos 9 foi na semana passada, fiquei a semana toda fora, não houve fertilização de ferro, e quando cheguei notei logo a transparencia das folhas. Eu lá vou pondo as 7 Bolinhas da JBL mas nem assim. Paulo
Paulo Lisboa Publicado: Abril 21, 2007 Publicado: Abril 21, 2007 Já agora... que quantidades colocas dessas bolas? Colocas-as inteiras ou partes em pedaços??? De quanto em quanto tempo? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
paulosaints Publicado: Abril 21, 2007 Autor Publicado: Abril 21, 2007 Talvez tenha 3 bolas despedaçadas espalhadas junto ás raizes. Os bocados foram colocados á pinça. Mas não estou a contar com que as bolas me aumentem a quantidade de Fe2+ na coluna de água, isso é o que quero ver se descubro sem ser com fertilização liquida, ou pelo menos que ajude esta ultima. Paulo Santos
SatControl Publicado: Abril 21, 2007 Publicado: Abril 21, 2007 Não vi o teu setup mas de certeza que o ferro fica a zero com : * carvão activo * lâmpada UV outras causas prováveis : * solução de fe2+ fora de prazo * iluminação com algum uv * utilização de produtos que retirem metais da água, como aqueles que se põe para melhorar a água
paulosaints Publicado: Abril 22, 2007 Autor Publicado: Abril 22, 2007 Tenho uv, lá isso tenho. Vou desligá-la!
SatControl Publicado: Abril 22, 2007 Publicado: Abril 22, 2007 Tenho uv, lá isso tenho. Vou desligá-la! Então está explicado. Já fiz por várias vezes a experiência : 1ª Controlo o ferro. 2º ligo a lâmpada umas quantas horas 3º deixo passar mais algumas horas 4º Meço outra vez o ferro Resultado : ou está a zero ou tem uma diminuição acentuada conforme as horas que deixei ligado. A minha explicação é : Os ultra-violetas destroem moléculas orgânicas. O ferro que se vende por aí tem um complexante orgânico (acho que EDTA) que é destruido ou pelo menos separado do ferro. Agora o que acho interessante, e gostava que alguém comentasse isso, é que se fizer a medição logo após desligar a lâmpada, ainda obtenho valores razoáveis de ferro. Só após algumas horas é que o valor vai para zero. Isso vem acentuar a minha ideia que o ferro é desligado do complexante pelo uv ficando livre em solução. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas.
Murkas Publicado: Abril 22, 2007 Publicado: Abril 22, 2007 Boas, não te sei dar uma resposta xpto, até porque a química não é nem nuca foi o meu forte... mas pelo que já li por aí pelo fórum acho que se passa isso que acabaste de descrever Isso vem acentuar a minha ideia que o ferro é desligado do complexante pelo uv ficando livre em solução. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas. não sei se será exactamente assim mas se não é pelo menos anda lá perto... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
paulosaints Publicado: Abril 22, 2007 Autor Publicado: Abril 22, 2007 Vou fazer uma experiencia. Pôr uma bolinha dentro de 1 litro de agua e ao fim de um tempo medir os parametros. Paulo
Luís Fortunato Publicado: Abril 22, 2007 Publicado: Abril 22, 2007 Olá. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas. Não concordo na totalidade Óbvio que Fe3+ tem interesse para as plantas... aliás, o Ferro é necessário para entrar em reacções Redox em que o seu estado de oxidação varia entre o +2 e +3 (tipo Hemoglobina nos humanos). Adiante... O que provavelmente querias dizer, é que forma óxidos que esses sim as plantas não conseguem assimilar directamente, sendo os mais estáveis os de estado de oxidação +3... certo? Cumprimentos Luís Fortunato PS: Nem todos os quelatantes são formas do EDTA, se bem que é dos mais comuns. O da Horizonte Aquático, por exemplo, é Gluconato. Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulosaints Publicado: Abril 22, 2007 Autor Publicado: Abril 22, 2007 Always learning, mas já tinha essa ideia, do livro da Sr. Diana Walsh, de que as plantas dão preferência aos Fe2+ do que ao Fe3+.
SatControl Publicado: Abril 22, 2007 Publicado: Abril 22, 2007 Óbvio que Fe3+ tem interesse para as plantas... aliás, o Ferro é necessário para entrar em reacções Redox em que o seu estado de oxidação varia entre o +2 e +3 (tipo Hemoglobina nos humanos). Sim, estava a referir-me aos óxidos. Mas por acaso quando estava a escrever isso estava também a interrogar-me se os testes de ferro fazem a leitura do Fe 3+ na forma solúvel - alguém sabe ? PS: Nem todos os quelatantes são formas do EDTA, se bem que é dos mais comuns. O da Horizonte Aquático, por exemplo, é Gluconato. Sim, a HA faz o complexo com gluconato, mas continua a ser orgânico.
Luís Fortunato Publicado: Abril 22, 2007 Publicado: Abril 22, 2007 Olá. Mas por acaso quando estava a escrever isso estava também a interrogar-me se os testes de ferro fazem a leitura do Fe 3+ na forma solúvel - alguém sabe ? Não sei... mas duvido, até porque, geralmente, os complexos em solução aquosa de Fe(III) costumam ser muito pouco insolúveis... Sim, a HA faz o complexo com gluconato, mas continua a ser orgânico. Eu também não disse que o Gluconato não era orgânico. Já agora, conheces agentes quelatantes que não sejam orgânicos ? Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jatbas Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Acho um pouco estranho isso de ao fim de 2 dias já notares carências de ferro nas plantas... Que carências assim tão visíveis é que vês??? Quanto a quem tem UV, tudo depende de quando fertiliza e de quando activa o UV. Por exemplo, quem fertiliza de manha, pode muito bem ligar o UV durante a madrugada, parando o mesmo antes de fertilizar. O Fe é do elementos que se dizem mais afectados pelo UV, mas também por aquilo que tenho lido é dos mais depressa desaparecem da coluna de agua, por isso havendo coordenação entre o UV e a fertilização resolvem todos e quais queres problemas que poderiam ter. AquaWizard
paulosaints Publicado: Abril 25, 2007 Autor Publicado: Abril 25, 2007 Boas! 1 imagem valem mais que 1000 palavras! É isto que acontece a 2 echinodorus que cá tenho ao fim de alguns dias sem adicionar ferro no aqua. Mantendo uma fertilização diária de 5ml as plantas mantêm-se minimamente decentes. Neste momento no aqua tenho uma planta completamente neste estado devido ao facto de estarem 1 semana sem ferro. Paulo
Jatbas Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 O ferro é o mínimo das deficiências que essa planta apresenta. AquaWizard
paulosaints Publicado: Abril 25, 2007 Autor Publicado: Abril 25, 2007 É possivel, porque nessa semana também não fertilizei com K, nem com micros. A carencia do ferro nestas plantas apresenta-se pelo desaparecimento de tecido. Começa por amarelar ligeiramente, fica transparente e aparece o buraco. O que é normal numa carencia de ferro. Pois o ferro é um nutriente "móvel". Isto é, a planta senão tem ferro na aqua, vai buscar as folhas que já o têm e transportam-no para as folhas novas, que é o que aconteceu. Mas já agora quais são as outras carências? Paulo
Murkas Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 (editado) É possivel, porque nessa semana também não fertilizei com K, nem com micros.A carencia do ferro nestas plantas apresenta-se pelo desaparecimento de tecido. Começa por amarelar ligeiramente, fica transparente e aparece o buraco. O que é normal numa carencia de ferro. Pois o ferro é um nutriente "móvel". Isto é, a planta senão tem ferro na aqua, vai buscar as folhas que já o têm e transportam-no para as folhas novas, que é o que aconteceu. Mas já agora quais são as outras carências? Paulo Boas Paulo, só um pequeno reparo, segundo o artio do Andre Silvestre (tá no subforum plantas na parte dos inamoviveis) a carencia de ferro denota-se nas folhas novas, ficando estas amareladas e não nas velhas... Isso não será carência de Magnésio(que impede a assimilação do ferro) e\ou Potassio? a carencia de potassio é que costuma fazer buracos nas folhas... PS:ainda estou na fase de aprender sobre observação de carências mas não me parece que o maior problema seja o ferro, mas isto é só a minha opinião... Abraço Editado Abril 25, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Jatbas Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Para mim falta de potássio e de fosfato. AquaWizard
Murkas Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 Para mim falta de potássio e de fosfato. Boas nos, que sintomas te dizem que pode ser falta de fosfato? Como disse ainda estou a iniciar-me na interpretação das plantas e sempre era mais uma ajudazinha A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
paulosaints Publicado: Abril 25, 2007 Autor Publicado: Abril 25, 2007 Boas Paulo,só um pequeno reparo, segundo o artio do Andre Silvestre (tá no subforum plantas na parte dos inamoviveis) a carencia de ferro denota-se nas folhas novas, ficando estas amareladas e não nas velhas... A ideia que eu tenho é a que referi, Mas vou fazer alguma pesquisa sobre isso, pois posso ter interpretado da forma errada. Isso não será carência de Magnésio(que impede a assimilação do ferro) e\ou Potassio? a carencia de potassio é que costuma fazer buracos nas folhas... Não acredito que o ferro seja impedido de ser assimilado, pois tenho 0 nos testes. Aliás, é sobre isso que é este topico. Porque é que tenho 0 nos testes de ferro. Neste momento estou a experimentar a questao do UV. PS:ainda estou na fase de aprender sobre observação de carências mas não me parece que o maior problema seja o ferro, mas isto é só a minha opinião... Eu também estou a aprender e por isso ter posto este topico, para haver esta discussão e chegarmos a uma conclusao, para retificar o erro que estou a fazer e todos aprendermos com isso! Quanto a ser falta de fosfato, tenho +- 0,2 ppm. Não sei se é muito ou pouco... Paulo
Murkas Publicado: Abril 25, 2007 Publicado: Abril 25, 2007 A ideia que eu tenho é a que referi, Mas vou fazer alguma pesquisa sobre isso, pois posso ter interpretado da forma errada.Não acredito que o ferro seja impedido de ser assimilado, pois tenho 0 nos testes. Aliás, é sobre isso que é este topico. Porque é que tenho 0 nos testes de ferro. Neste momento estou a experimentar a questao do UV. Eu também estou a aprender e por isso ter posto este topico, para haver esta discussão e chegarmos a uma conclusao, para retificar o erro que estou a fazer e todos aprendermos com isso! Quanto a ser falta de fosfato, tenho +- 0,2 ppm. Não sei se é muito ou pouco... Paulo julgo que o valor ideal para o PO4 seja entre 0,5 e 1 ppm mas basta que este esteja presente (bem como o N e o K, pois basta a carencia de 1 para os outros não serem absorvidos pela planta) para não haver carência... A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Jatbas Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 Eu digo que é falta de fosfato pelos buracos que as tuas folham têm. AquaWizard
Recommended Posts