Que Loricarídeos Me Aconselham

André Costa

Recommended Posts

Boas...

Estou a pensar comprar um Loricarídeo para o meu aquário.

O Aqua tem 200L e é plantado. Tem Glosso, Cuba, helferi e musgo de java. Visto que tou com algumas algas junto à glosso pensei em comprar um amigo destes para ajudar o resto da equipe (camarões e Saes) na limpeza.

Um dos problemas é que queria um que não crescesse muito... no maximo que fosse aos 5-7cm, e que não seja desajeitado e me desenraize as plantas. Gostei muito das fotos do L46, L201 mas não sei se preenchem os requisitos que pretendo. Alguém me dá uma ajuda?

Cumps,

André Costa

Partilhar nas redes sociais

Olá André,

O L 46 Hypancistrus zebra e o L 201 Hypancistrus inspector não são definitivamente comedores de algas, são omnívoros com mais tendência para carnívoros e atingem cerca de 10 cm.

Os Ancistrus (vários), os LDA 23 Otocinclus vittatus e os LDA 25 "Pitbull Pleco" são omnívoros e comedores de algas. Os Ancistrus atingem tamanhos até 15 cm (adulto), os Otocinclus atingem os 5 cm e os LDA25 os 8 cm.

Estes peixes, tanto quanto sei, ajudam bastante na limpeza de algas, mas não sei qual deles é o melhor para a função.

Dou estes exemplos, porque são os que mais se encontram no nosso mercado.

De resto, dentro da dimensões (tamanho) que procuras e tanto quanto tenho conhecimento, não existem muitos L`s comedores de algas.

Cumprimentos.

Jacinto Silva

• 5 meses depois...

André vou aproveitar o teu tópico para esclarecer uma dúvida parecida com a tua.

Também tenho um aquário com as mesmas características do André: plantas de caule, tapetes, musgo e camarões.

Estou a pensar comprar um L134 (o que eu queria mesmo era um L46, mas como não é possível e este também é muito bonito).

Já andei a ler artigos sobre o seu comportamento e penso ser compatível com o meu aquário, mas gostava de saber se ele não será uma ameaça as minhas plantas e principalmente ao camarões (que já têm a vida complicada com o meu escalar :P)

Obrigado,

Sérgio Costa

Olá Sérgio,

Vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=11303

Penso que tens aqui a resposta para a tua questão ou seja, não me parece que o L 134 seja uma ameaça para as tuas plantas.

Parabéns pela escolha, o L 134 é um peixe muito bonito!

Cumprimentos

Jacinto Silva

Eu por acaso também queria mesmo um L46 mas não estou bem a ver onde possa ir comprar 1 :-D

Boas,

A questão não é saber onde comprar, mas antes de estás disponível para pagar o preço dele :)

Para além de que, e reforçando as sábias palavras do Jacinto, não confundam este "meninos" e seus parentes com comedores de algas!

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Por mera curiosidade para que preços ronda esse lindo peixito,mas diz com calma que eu tenho problemas de coração :lol:

O último que vi à venda... adulto... estava a 400 Euros!

Abraço

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Obrigado Jacinto já tinha lido a ficha do L134. (já agora parabéns ao pessoal que as desenvolveu :lol:)

Diz-me só uma coisa, ele como é omnívoro e gosta de camarão descascado, será um potencial predador de Camarões Red Cherry?

Obrigado,

Sérgio Costa

Olá Sérgio,

Eu penso que os Hypancistrus Zebra poderão alimentar-se de Red Cherry se os conseguirem apanhar... e diga-se que até lhes fará bem um pouco de alimento vivo! ::D: Creio que em cativeiro eles terão menor necessidade de caçar para se alimentar, na medida em que a "paparoca" lhes chega à boca sem grande esforço, no entanto, por serem predadores, tudo pode acontecer.

Nos meus aquas, os L 46 coabitam com Red Cherry e "Cardinais".

Os Red Cherry adultos não têm sido comidos, porque mantenho o mesmo efectivo, no entanto já vi as fêmeas com ovos e nunca vi as crias... será que foram comidas pelos Cardinais e/ou L 46 ???

Cumprimentos

Olá Sérgio,

Eu penso que os Hypancistrus Zebra poderão alimentar-se de Red Cherry se os conseguirem apanhar... e diga-se que até lhes fará bem um pouco de alimento vivo! :? Creio que em cativeiro eles terão menor necessidade de caçar para se alimentar, na medida em que a "paparoca" lhes chega à boca sem grande esforço, no entanto, por serem predadores, tudo pode acontecer.

Nos meus aquas, os L 46 coabitam com Red Cherry e "Cardinais".

Os Red Cherry adultos não têm sido comidos, porque mantenho o mesmo efectivo, no entanto já vi as fêmeas com ovos e nunca vi as crias... será que foram comidas pelos Cardinais e/ou L 46 ???

Cumprimentos

Boas Jacinto,

É bem provavel o que dizes pois no meu caso vi os "nariz de bêbado" (Petitella georgiae) a comerem Red Cherry e por isso acredito piamente que quer os L46, quer os Cardinais possam comer as crias!

Mas desde que o efectivo de adultos se mantenha é bom, pois alimento vivo é sempre preferível a "ração".

No meu caso, como tenho Escalares, nem os adultos sobraram!!

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão