Recommended Posts

Publicado

Boas...

Estou a pensar comprar um Loricarídeo para o meu aquário.

O Aqua tem 200L e é plantado. Tem Glosso, Cuba, helferi e musgo de java. Visto que tou com algumas algas junto à glosso pensei em comprar um amigo destes para ajudar o resto da equipe (camarões e Saes) na limpeza.

Um dos problemas é que queria um que não crescesse muito... no maximo que fosse aos 5-7cm, e que não seja desajeitado e me desenraize as plantas. Gostei muito das fotos do L46, L201 mas não sei se preenchem os requisitos que pretendo. Alguém me dá uma ajuda?

Cumps,

André Costa

Publicado:

Olá André,

O L 46 Hypancistrus zebra e o L 201 Hypancistrus inspector não são definitivamente comedores de algas, são omnívoros com mais tendência para carnívoros e atingem cerca de 10 cm.

Os Ancistrus (vários), os LDA 23 Otocinclus vittatus e os LDA 25 "Pitbull Pleco" são omnívoros e comedores de algas. Os Ancistrus atingem tamanhos até 15 cm (adulto), os Otocinclus atingem os 5 cm e os LDA25 os 8 cm.

Estes peixes, tanto quanto sei, ajudam bastante na limpeza de algas, mas não sei qual deles é o melhor para a função.

Dou estes exemplos, porque são os que mais se encontram no nosso mercado.

De resto, dentro da dimensões (tamanho) que procuras e tanto quanto tenho conhecimento, não existem muitos L`s comedores de algas.

Cumprimentos.

Jacinto Silva

• 5 meses depois...
Publicado:

André vou aproveitar o teu tópico para esclarecer uma dúvida parecida com a tua.

Também tenho um aquário com as mesmas características do André: plantas de caule, tapetes, musgo e camarões.

Estou a pensar comprar um L134 (o que eu queria mesmo era um L46, mas como não é possível e este também é muito bonito).

Já andei a ler artigos sobre o seu comportamento e penso ser compatível com o meu aquário, mas gostava de saber se ele não será uma ameaça as minhas plantas e principalmente ao camarões (que já têm a vida complicada com o meu escalar :P)

Obrigado,

Sérgio Costa

Publicado:

Olá Sérgio,

Vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=11303

Penso que tens aqui a resposta para a tua questão ou seja, não me parece que o L 134 seja uma ameaça para as tuas plantas.

Parabéns pela escolha, o L 134 é um peixe muito bonito!

Cumprimentos

Jacinto Silva

Publicado:
Eu por acaso também queria mesmo um L46 mas não estou bem a ver onde possa ir comprar 1 :-D

Boas,

A questão não é saber onde comprar, mas antes de estás disponível para pagar o preço dele :)

Para além de que, e reforçando as sábias palavras do Jacinto, não confundam este "meninos" e seus parentes com comedores de algas!

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:
Por mera curiosidade para que preços ronda esse lindo peixito,mas diz com calma que eu tenho problemas de coração :lol:

O último que vi à venda... adulto... estava a 400 Euros!

Abraço

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Obrigado Jacinto já tinha lido a ficha do L134. (já agora parabéns ao pessoal que as desenvolveu :lol:)

Diz-me só uma coisa, ele como é omnívoro e gosta de camarão descascado, será um potencial predador de Camarões Red Cherry?

Obrigado,

Sérgio Costa

Publicado:

Olá Sérgio,

Eu penso que os Hypancistrus Zebra poderão alimentar-se de Red Cherry se os conseguirem apanhar... e diga-se que até lhes fará bem um pouco de alimento vivo! ::D: Creio que em cativeiro eles terão menor necessidade de caçar para se alimentar, na medida em que a "paparoca" lhes chega à boca sem grande esforço, no entanto, por serem predadores, tudo pode acontecer.

Nos meus aquas, os L 46 coabitam com Red Cherry e "Cardinais".

Os Red Cherry adultos não têm sido comidos, porque mantenho o mesmo efectivo, no entanto já vi as fêmeas com ovos e nunca vi as crias... será que foram comidas pelos Cardinais e/ou L 46 ???

Cumprimentos

Publicado:
Olá Sérgio,

Eu penso que os Hypancistrus Zebra poderão alimentar-se de Red Cherry se os conseguirem apanhar... e diga-se que até lhes fará bem um pouco de alimento vivo! :? Creio que em cativeiro eles terão menor necessidade de caçar para se alimentar, na medida em que a "paparoca" lhes chega à boca sem grande esforço, no entanto, por serem predadores, tudo pode acontecer.

Nos meus aquas, os L 46 coabitam com Red Cherry e "Cardinais".

Os Red Cherry adultos não têm sido comidos, porque mantenho o mesmo efectivo, no entanto já vi as fêmeas com ovos e nunca vi as crias... será que foram comidas pelos Cardinais e/ou L 46 ???

Cumprimentos

Boas Jacinto,

É bem provavel o que dizes pois no meu caso vi os "nariz de bêbado" (Petitella georgiae) a comerem Red Cherry e por isso acredito piamente que quer os L46, quer os Cardinais possam comer as crias!

Mas desde que o efectivo de adultos se mantenha é bom, pois alimento vivo é sempre preferível a "ração".

No meu caso, como tenho Escalares, nem os adultos sobraram!!

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão