Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!!!

tenho meus cyperus helferi com algumas folhas com as pontas parece queimadas, tipo castanho!!!!

faço fertilizaçoes diarias de Micros+ e ferro2+ da horizonte aquatico!

experts em plantas :)!!!!

cumps

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Publicado:

Boas,

Desculpa aproveitar o topico mas tambem me está acontecer isso, e depois acabam por ficar fracas e cair toda a folha.

O que será?

Tambem fertilizo com tropiflora e Flourish (macros).

Será algum peixe?

Obrigada.

Cumps,

Fernando Silva

Publicado:
Boas,

Desculpa aproveitar o topico mas tambem me está acontecer isso, e depois acabam por ficar fracas e cair toda a folha.

O que será?

Tambem fertilizo com tropiflora e Flourish (macros).

Será algum peixe?

Obrigada.

Cumps,

demasiada incidencia de luz??

Publicado:
demasiada incidencia de luz??

oi!

no meu caso n sei se será de luz, pk toh a usar 1W/lt

o que será!!!

pessoal ajudem!!!!

cumps

Publicado:

as plantas foram introduzidas a pouco tempo!!!

vieram da Animalife ja assim, as folhas novas estao boas!!!

será que elas ainda se estao a habituar?

cumps

Publicado:

Pois....

É natural pode ter existido um choque quimico, a nivel de pH, fertilização, etc.... É normal que as plantas passem por um periodo de adaptação, e na natureza morre sempre o mais fraco neste caso as folhas velhas , e a planta foca as reservas de energia e tudo mais para as folhas novas ... por enquanto, é normal , não te preocupes elas vão sobreviver e mais tarde arrancar em força chainsaw ... dá- lhes tempo ... entretanto dá uma vista de olhos nisto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=32577

Abraço

Rui Santos

Publicado: (editado)

bom topico!!!

nao tinha lido ainda... o do andre silvestre ja sei akilo de cór ihhiih chainsaw

Thanks Kebras... eu so coloquei a pergunta porque pensei q fosse carencia de potassio ou coisa assim, porque isso da adptaçao ja tinha ideia que elas estava a sofrer disso:D

cumps

Editado por Roast

Publicado:

Atenção ... como sabes isto e um pouco como a medicina ... cada caso é um caso... é o caso de ires acompanhando, e veres se elas realmente recuperam , por isso eu disse que por enquanto pode ser isso que ta a aconteçer e não e preocupante chainsaw ....

Sempre ás ordens eehehehhe

Abraço

Rui Santos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá pessoal, não quero abrir novo post, e então vou-me aproveitar deste:

Tambem tenho a minha cyperus helferi com as pontas "queimadas", e no meu caso não foi por mudança de ambiente,(acho eu) pois está no meu aqua á 2 meses.

A minha tem, tanto as folhas velhas, como as novas (pequenas) castanhas e a apodrecer as pontas.

Acho que o problema é ela não crescer e não ter folhas novas... É que além de uma ou outra raiz que quer sair do areão, não lhe vejo desenvolvimento nenhum.

Tenho 1 w/litro no evasion de 1 metro por 30 cm, e tenho um monte de espécies de plantas diferentes e com exigencias diferentes.

No momento só a cyperus e a blyxa é que não se desenvolvem, porque todas as outras estão optimas e com vigor a fazerem o tão desejado pearling.

A minha duvida (e aqui é que agradecia a opinião de vocês) é se esta planta, ou estas duas plantas, têm alguma necessidade em particular que as outras não têm.

Para um melhor diagnostico digo-vos que tenho co2 da nutrafin, filtro jbl 500 (com metade do caudal), e temperaturas de luz de 6.000, 8.000. 10.000 e 12.000 kelvins, 8 horas por dia. E que elas estão directamente por debaizo da luz.

Faço fertilização semanal com um fertilizante da nutrafin que acho que é o Master grow...

Quem souber algo, por favor diga algo, pois a planta dá-me uma alma muito gira ao aqua e não quero perde-la.

Abraços

Publicado:

Essa planta pode crescer na forma emersa , por isso é perfeitamente natural que após a sua introdução no aqua

tenha de haver um periodo de adaptação em que as folhas se perdem totalmente dando lugar a novas

ou mudem a sua forma. Tal como acontece com a echinodorus tenellus por exemplo.

É provável que essa adaptação demore algum tempo pois a cyperus helferi não tem um crescimento rápido.

Cpts

Publicado:

boaS!!!

posso falar por mim, a minha algumas das folhas velhas tavam tipo queimadas e por isso abri o topico!!

mas agora os pes que ja se adptaram ja lançaram mtas folhas novas e todas mto verdinhas.. é preciso ter calma.. eu ainda n toh a fertilizar com Macros apenas com micros e ferro, mas quando começar com macros espero um desenvolvimento melhor dos cyperus!!!

sao sas plantas mais bonitas que eu gosto!!!

é tudo questao de tempo!!!

No caso da Blyxa japonica!! tenho no meu 20lt e tambem estao em fase de adptaçao, tiveram mto tempo em um alguidar e agora tao a levar bue a voltar a pegar... mas ja vejo novos rebendos!!!

cumps

• 1 mês depois...
Publicado:

Pois é pessoal, a minha cyperus está a ir-se.

Não vejo folhas nenhumas novas e as velhas continuam a apodrecer das pontas para a raiz.

É com muita pena que me vou despedir dela...

Entretanto até experimentei mudar a iluminação, e só tenho 2 x 39 w com 8000, e 4000 k.

Porventura ninguém sabe se ela tem alguma necessidade especifica diferente das outras?

A planta é esta quando ainda estava mais ou menos

Pic_12147_3.jpg

Publicado: (editado)

E agora está assim

Pic_12147_12.jpg

Pic_12147_13.jpg

Notam o crescimento das outras? Menos da blixa, que tambem teima em não crescer.

Editado por Luis saleiro
Publicado:
as plantas foram introduzidas a pouco tempo!!!

vieram da Animalife ja assim, as folhas novas estao boas!!!

será que elas ainda se estao a habituar?

cumps

se ja vieram com as pontas castanhas, é mau acondicionamente, transporte ou condições de manutenção desde que chegaram da nursery até serem entregues. Tipicamente uma planta bem acondicionada no cultivador aguenta-se até 7 dias sem problemas em transporte, o que leva a perceber que a culpa é dos intermediarios portugueses, que tipicamente pouco ou nada percebem das mesmas. Normalmente isto leva a um esgotar das reservas da planta, o que em plantas como a cyperus helferi, crinuns, aponogetons, etc pode significar uma morte ao fim de pouco tempo no aquario.

No teu caso conseguiste recuperar a planta :onfire:

Olá pessoal, não quero abrir novo post, e então vou-me aproveitar deste:

Tambem tenho a minha cyperus helferi com as pontas "queimadas", e no meu caso não foi por mudança de ambiente,(acho eu) pois está no meu aqua á 2 meses.

A minha tem, tanto as folhas velhas, como as novas (pequenas) castanhas e a apodrecer as pontas.

Acho que o problema é ela não crescer e não ter folhas novas... É que além de uma ou outra raiz que quer sair do areão, não lhe vejo desenvolvimento nenhum.

Tenho 1 w/litro no evasion de 1 metro por 30 cm, e tenho um monte de espécies de plantas diferentes e com exigencias diferentes.

No momento só a cyperus e a blyxa é que não se desenvolvem, porque todas as outras estão optimas e com vigor a fazerem o tão desejado pearling.

A minha duvida (e aqui é que agradecia a opinião de vocês) é se esta planta, ou estas duas plantas, têm alguma necessidade em particular que as outras não têm.

Para um melhor diagnostico digo-vos que tenho co2 da nutrafin, filtro jbl 500 (com metade do caudal), e temperaturas de luz de 6.000, 8.000. 10.000 e 12.000 kelvins, 8 horas por dia. E que elas estão directamente por debaizo da luz.

Faço fertilização semanal com um fertilizante da nutrafin que acho que é o Master grow...

Quem souber algo, por favor diga algo, pois a planta dá-me uma alma muito gira ao aqua e não quero perde-la.

Abraços

no teu caso, parece uma carência de potássio, que se revela mais nas plantas de folha comprida, quanto ao fertilizante, deves estar a fazer alguma confusão já que o mastergrow é da tropica e nao da nutrafin. Devias começar o mais rapidamente possível com uma fertilziação rica em potássio.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Potássio em que forma?

Uma vez fiz uma adição de potássio nos ppm abaixo do recomendado, para ver se ia subindo até chegar a um aquilibrio de KCL, e ainda hoje estou a sofrer de cada vez que olho para as folhas das anubias e dos fetos.

Por isso pergunto em que forma é o potássio absorvido?

É que eu leio muito aqui sobre adições de potássio, mas a mim queimou-me literalmente as plantas.