Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um Eihem 2213 que já se encontra a trabalhar , de momento tenho só cerâmicas para as bactérias e as esponjas que vieram com o filtro.

Qual a materia filtrante que devo ultilizar para juntar já as cerâmicas e as esponjas,devo juntar cerâmicas sem serem purosas?

A utilização das esponjas é de quanto tempo?

Abraço

Publicado:

eu uso só isso, as cerâmicas e esponjas que vieram com o filtro eheim (outro modelo mas é a mesma coisa); quando necessário, por ex depois de um tratamento, meto carvão activado.

Quanto à duração, eu troco uma metade da cerâmica cada 6 meses, assim no fundo renovo a cerâmica toda uma vez por ano; mas faço metade de cada vez para não perder as bactérias todas. Quanto às esponjas, troco quando é preciso - a mais fina (branca) degrada-se mais depressa, tenho trocado de 3 em 3 meses, a azul de ano a ano.

Agora depende um bocado da carga a que o filtro está sujeito, se houver muita nhanha a chegar ao filtro, a duração vai ser menor, se pelo contrário for um aquário com poucos peixes e bem tratado (sem folhas mortas), poderão durar mais.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!