Paulo Fernandes Publicado Abril 2, 2004 Publicado Abril 2, 2004 Há cerca de 4 dias um dos meus altuns apareceu com uma extensa e profunda ferida. Eu suspeito que foi uma queimadura no termostato/resistência, pois isto aconteceu depois de ter assistido a uma daquelas correrias loucas em que os peixes se assustam e vão todos para o mesmo local (foi o que aconteceu e de tal modo que até partiram o vidro da resistência). Podem confirmar a extensão da lesão nas fotos e no video (para quem conseguir ver) http://adesintra.pt/asergio/mpgs/altumdoente.wmv A lesão passados um dia estava cheia de fungos e eu passei com um cotonete com um medicamento "quik cure" que é 25% de Formalayde e 75% de verde de malaquite. Os fungos não apareceram mais, mas o peixe embora não apresente sinais de doença (para além da ferida), perdeu algum interesse pela comida. Continuo a deitar algumas gotas de o quik cure no aquário. O que eu queria saber é se tenho alguma hipótese de salvar este lindo exemplar de cerca de 15cm sem o isolar num aquário hospital? É que eu não tenho nenhum Paulo Fernandes
nunomiguel Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 Olá, Aconselhava a separar o peixe. O medicamento que estás a colocar no aqua pode não ser suficiente para "tratar" a ferida. Além do mais usar medicamentos no comunitário.... já se sabe.. :D Na falta de um aquário hospital... porque não utilizas outra coisa? Tipo um balde, por exemplo? Colocar apenas uma resistência e uma pedra difusora... TPA's e medicamento todos os dias. Não deves ter problema com a água. Se tiveres um filtro interno podes colocar lá em vez da pedra difusora... são ideias... :D Um aqua hospital convém ter sempre. Hoje foi o altum mas amanhã pode ser um disco, por exemplo. Imagina, por exemplo, se tivesses de aumentar a temperatura á água do aqua? Ou aplicar um medicamento mais forte? Um abraço, Nuno PS: Já agora, parabéns! Discos muito bonitos! Cumprimentos, Nuno
Tomás Mendes Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 bem que coisas mais lindas sao os teus discos... ja conseguiste a reprodução? o teu altum está doente e a ferida e relativamente grande por isso aconcelho-te a tentares curar da ferida num aqua hospital..
paulo duarte Publicado: Abril 6, 2004 Publicado: Abril 6, 2004 Boas, Já alguns lojistas me disseram que tratam esse tipo de feridas com Betadine, aplicado com um cotonete. O pobre animal parece estar a precisar de um cicatrizante, com urgência Cumprimentos, Paulo Duarte
oblivion Publicado: Abril 6, 2004 Publicado: Abril 6, 2004 Pois é sem aquario hospital é complicado, é algo que todos deviamos ter ou pelo menos conseguir montar um em poucas horas. Creio que o conselho do Nuno é o mais acertado, isolar esse peixe e tratar dele convenientemente. Seja num balde como ele disse ou em qq outro recipiente que se ajuste. Boa sorte PEACE !!!
Flash Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Boas Para cicatrizar rápido.. e bem rápido pegas numa cotonete e umas gotas de TINTURA IODO !! Não é mercurio nem parecidos !! Passa lá na frida ....... cicatriza bem rápido !! Espero que ajude Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
paulo duarte Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Betadine é TINTURA DE IODO!! Cumprimentos, Paulo Duarte
Flash Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Achas ? Os frascos Tintura Iodo são Castanhos e pequenos !! É esses que tens que comprar... qualquer hipermercado tem isso !! Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
paulo duarte Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 O princípio activo do betadine é tintura de iodo!! Referi o nome da marca porque é a que a maioria das pessoas tem em casa (Atençao: refiro-me à solução dérmica, pois existe uma solução oral e uma genital!!!). Cumprimentos, Paulo Duarte
Flash Publicado: Abril 8, 2004 Publicado: Abril 8, 2004 Boas Certo.... mas estou a falar da "pura"... já curei um peixe assim... e cicatrizou de imediato !! Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Miguel Madeira Publicado: Abril 10, 2004 Publicado: Abril 10, 2004 O Betadine tem apenas uma pequena percentagem de tintura de iodo. Com a tintura pura cicatriza de certeza, mas a cicatriz vai ficar muito mais feia do que com um tratamento menos radical, (além de que o peixe até vai saltar de dor ) Ao natural
white niger Publicado: Abril 10, 2004 Publicado: Abril 10, 2004 so posso dizer q a tintura é capaz de ser mais eficaz do q o betadine pq a tintura quando em contacto com a pele muito tempo, queima a propria o betadine ja nao para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com
Recommended Posts