Será Que Está Grávida?


Recommended Posts

O facto é este: Tenho uma fêmea Guppy que me parece que está gravida. :)

 

A pergunta: Alguém sabe como é que se identifica se está grávida ou não? se sim como é que sei o tempo, e quando a devo passar para a maternidade? É que já li algues, que os peixes devem estar o menos tempo possível na maternidade para não panharem "stress".

 

Em relação aos outros Guppys, ela é bastante maior que todos os outros e parece-me ter a barriga um pouco maior em termos proporcionais com os outros. Por isso não sei se está grávida ou se estou a ser induzido em erro pelo tamanho que ela possue em relação aos outros.

 

Já agora aproveito para perguntar mais uma coisa. Tenho tido vários limpa-fundos / limpa vidros, mas vão morrendo todos sucessivamente. Porque será? :(

 

Se alguém me ouder ajudar... help

 

Um abraço e até breve.

 

Bobadela, 2007-04-18

Gabriel Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos Guppies, as palavras "fêmea" e "grávida" formam todo um conceito de vida. Ou seja, uma fêmea Guppy está sempre grávida. Mas eu percebi a tua dúvida : se está quase a "rebentar". Nota-se quando está breve o nascimento pelos seguintes sinais :

- A mancha escura que caracteríza a gravidez fica mais escura e maior;

- A fêmea fica mais "roliça" e "gordinha"

- E por último, mas penso que representa um sinal mais claro, a fêmea começa a alterar o comportamento: isola-se mais, nada mais devagar, fica mais quieta, procura cantos sossegados do aquário;

Nessa altura, poderás isolá-la na maternidade.

Quanto e este ponto, a maternidade, há quem não use, há quem use, enfim, as opiniões dividem-se.

Claro que a maternidade não é boa para a fêmea, causando-lhe níveis maiores de stress, o que poderá fazê-la abortar ou no limite provocar-lhe a morte. No entanto, a minha opinião, é que poderá ser usada com algum critério. Não a colocar lá demasiado tempo. Um, dois ou no máximo três dias. E se nos enganamos na previsão do nascimento, paciência, voltar a colocá-la no aquário. Se entretanto os alevins não aparecerem no aquário passado um ou dois dias, voltar de novo a tentar a maternidade. Creio que a experiência acaba por nos ajudar a calcular cada vez melhor a altura certa.

O uso da maternidade é determinante se tivermos interesse em salvar o maior número possível de alevins. Dos alevins nascidos em aquário, a taxa de sobrevivência anda à roda dos 10%. Dos nascidos na maternidade, se houver perdas de 10% já é demasiado e as causas serão outras.

Eu já usei maternidade, já deixei a fêmea fazer o parto no aquário, já tive azar com uma fêmea que coloquei na maternidade, que acabou por morrer (muito embora tivesse tido cerca de 50 alevins), já tive casos de nascimentos em maternidade que correram bem para as fêmeas e respectivas crias, já tive casos de um número exagerado de abortos na maternidade, já tive casos de sobrevivência (os tais 10%) em aquário, e o último, que deixei nascer em aquário, por sinal uma Guppy e uma Espada, não sobreviveu nenhum, foram todos comidos.

Em todos os nascimentos em aquário a que me refiro, tento apanhar o maior número possível de alevins e colocá-los na maternidade. Mas é como digo, salvo cerca de 5 ou 6 peixitos.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qaunto aos teus limpa vidros/fundos pode ser muta coisa.

tens controlado o ph?

amonia? (os limpa fundos andam sempre junto ao areão onde os valores de amonia são maiores)

nitritos /nitratos?

Qanto ás TPA'S?

pode ser alguma doença/fungo?

eles morrem com algum sitoma visivel?

não e normal os limpadores são dos mais resistentes. help

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tive recentemente alevins, como o ruibmw disse o mais evidente é quando a femea esta mais para nos recantos do aquario é o "sinal".

 

A minha expriencia foi: como a vi muito parada decidi coloca-la na maternidade passado umas horas ja tinha la ai uns 7 ou 8 alevins, deixei-a ficar no durante toda a noite na maternidade, no dia seguinte vi k tinha alevins dentro e fora da maternidade bigsmile, tirei-a da maternidade e passado 2 dias ela morreu ao retira-la do aquario apercebi-me k ela abortou e morreu.

No meu aquario so tenho platys ,guppis e limpa vidros/fundos, como tenho muitas plantas nao volto a por uma guppi na maternidade, foi a minha primeira experiencia foi o k aprendi.

Não sei se o k escrevi te vai ajudar, mas o meu conselho é faz aquilo que achares melhor e no fim da expriencia ve o que poderas melhorar para a proxima.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pxs

 

Estou muito dividido. pelo que já percebi a maternidade é bastante stressante para os bichos. E ficava bastante triste se ela morresse porque é muito bonita. Por outro lado tenho pena de ver os pequenotes a servirem de comida.

 

Estou cheio de expectativas, pois é a primeira vez que passo por esta situação e não sei bem como reagir. Mas já vi que vou ter de me habituar a estas situações, não é? Enfim...

 

Olha, um abraço e obrigado pelas dicas. Tudo o que puder saber sobre este assunto é bem vindo.

 

Bobadela, 2007-04-19

Gabriel Pinto

 

Obrigado NMCL

 

Que eu note, quando eles morreram não me parece que apresentassem qualquer sinal estranho. Na loja disseram-me que aquele tipo de peixes provavelmente não se estavam a adaptar à qualidade da minha água. ???? e que teriamos de experimentar outro tipo de limpa vidros. Vamos ver.

 

Mas talvez tenha sido por causa da água. Porque só há pouco tempo é que consegui estabelizá-la, porque ora tinha ph alto ou baixo, a amónia tão depressa estava baixa como alta, etc, etc. Passei uns dias complicados (e dispendiosos) para conseguir (penso eu) por tudo ok. O que achei estranho, por exemplo, é que o último que morreu estava junto com os neons e nenhum deles morreu, andam por lá todos "frescos" e agora na companhia dos guppys.

 

De qualquer maneira valeu pela ajuda, ok? ;)

 

Um abraço e saudações aquáticas.

 

Bobadela, 2007-04-19

Gabriel Pinto

 

Obrigado Ruibmw

 

Acho que vou precisar mesmo muito de muita sorte.

 

Já percebi o dilema. O problema é que quando as pessoas são novas nestas andanças, ainda não estão habituadas a lidar com a morte no aquário e com algumas "atrocidades" que se passam no aquário. Mas no fundo, na Natureza é assim que as coisas se passam na realidade. Por exemplo, aqui há uns dias ao príncipio da manhã dei com o meu "herói" do aquário - o camarão que tem resistido desde o principio a todas as situações adversas que se passaram no aquário - com um neon que estava a morrer, já meio comido dentro da boca. Na altura só me deu vontade foi de o "grelhar/cozer" #food :-D .

 

Mas passado o choque inicial, percebi que na Natureza é assim que as coisas funcionam, enfim... É que eu tenho uma paixão por animais desde pequenito e o sofrimento e a morte de animais para mim, parte-me um bocado, seja um cão seja um simples peixito. :)

 

Bom, desculpa o desabafo e obrigado pelas dicas. Vou tentar encontrar uma situação de compromisso para bem de todos.

 

Um abraço cheers

 

Bobadela, 2007-04-19

Gabriel Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pxs

 

Estou muito dividido. pelo que já percebi a maternidade é bastante stressante para os bichos. E ficava bastante triste se ela morresse porque é muito bonita. Por outro lado tenho pena de ver os pequenotes a servirem de comida.

 

Estou cheio de expectativas, pois é a primeira vez que passo por esta situação e não sei bem como reagir. Mas já vi que vou ter de me habituar a estas situações, não é? Enfim...

 

Olha, um abraço e obrigado pelas dicas. Tudo o que puder saber sobre este assunto é bem vindo.

 

Bobadela, 2007-04-19

Gabriel Pinto

 

Obrigado NMCL

 

Que eu note, quando eles morreram não me parece que apresentassem qualquer sinal estranho. Na loja disseram-me que aquele tipo de peixes provavelmente não se estavam a adaptar à qualidade da minha água. ???? e que teriamos de experimentar outro tipo de limpa vidros. Vamos ver.

 

Mas talvez tenha sido por causa da água. Porque só há pouco tempo é que consegui estabelizá-la, porque ora tinha ph alto ou baixo, a amónia tão depressa estava baixa como alta, etc, etc. Passei uns dias complicados (e dispendiosos) para conseguir (penso eu) por tudo ok. O que achei estranho, por exemplo, é que o último que morreu estava junto com os neons e nenhum deles morreu, andam por lá todos "frescos" e agora na companhia dos guppys.

 

De qualquer maneira valeu pela ajuda, ok? cheers

 

Um abraço e saudações aquáticas.

 

Bobadela, 2007-04-19

Gabriel Pinto

 

Obrigado Ruibmw

 

Acho que vou precisar mesmo muito de muita sorte.

 

Já percebi o dilema. O problema é que quando as pessoas são novas nestas andanças, ainda não estão habituadas a lidar com a morte no aquário e com algumas "atrocidades" que se passam no aquário. Mas no fundo, na Natureza é assim que as coisas se passam na realidade. Por exemplo, aqui há uns dias ao príncipio da manhã dei com o meu "herói" do aquário - o camarão que tem resistido desde o principio a todas as situações adversas que se passaram no aquário - com um neon que estava a morrer, já meio comido dentro da boca. Na altura só me deu vontade foi de o "grelhar/cozer" #food :-D .

 

Mas passado o choque inicial, percebi que na Natureza é assim que as coisas funcionam, enfim... É que eu tenho uma paixão por animais desde pequenito e o sofrimento e a morte de animais para mim, parte-me um bocado, seja um cão seja um simples peixito. :D

 

Bom, desculpa o desabafo e obrigado pelas dicas. Vou tentar encontrar uma situação de compromisso para bem de todos.

 

Um abraço cheers

 

Bobadela, 2007-04-19

Gabriel Pinto

 

Boas tardes a todos. A minha primeira participação neste forum refere-se à duvida se é de utilizar ou não a maternidade. Não tenho grande experiência, e por isso espero aprender bastante convosco. Voltei a ter algum tempo livre e então em 20 de Fevereiro refiz o meu aquário. No final do mesmo mês introduzi os peixes e a meio do mês de março reparei que algo mexia na areia. Então verifiquei que eram peixinhos. Contei aí uma meia duzia deles. Nos dias seguintes, o número de crias ia aumentando até cerca de duas duzias. Hoje continuam todos vivinhos e para meu espanto já nasceu uma segunda remessa. Todos nasceram sem utilizar a maternidade. Tenho molys, caudas de espada, coridoras, limpa-vidros, platys, algumas plantas. As crias parecem ser da mesma fêmea moly. Será que foram as plantas que criaram o ambiente necessário para os nascimentos? É provavel que tenha sido isso. Não notei que tivessem morrido nenhuns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gabriel ,

se o teu aqua tiver bons refugios , plantas com bastantes raizes , e areao assim um bocado grosso ,

esqece a maternidade de plastico !

como aqui ja foi referida ,

so traz stress ah Guppie femea ! (e o stress ate implica com o momento em q ela liberta os alvins !)

 

Se o teu aqua nao tiver refugios , e so questao de na proxima vez que fizeres uma limpeza geral , teres o cuidado de criares bons refugios !

 

E n eskecer...

Tudos os meses tens Guppies femeas cheias :D

Por isso se neste mes nao correr tudo as mil maravilhas , sem stress !

Po mes q vem tens mais cheers

 

[[]]'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bruno LDS

 

Obrigado pela dica. Mas neste momento estou triste :D Fui passar o fim de semana fora. Aparentemente estava tudo bem. Fiz análises ao ph (estava ligeiramente alto) e à amónia (estava boa), deixei o alimentador automático, etc, etc e quando cheguei no domingo à tarde tinha um Guppy macho e um Neon mortos. Hoje de manhã tinha a Guppy que estava grávida também morta... Não percebo o que se está a passar . Hoje vou fazer análise a tudo, aspirar, trocar água. colocar cycle e waste. Há mais alguma coisa que deva fazer? é que aparentemente os outros peixes estão bem.

 

Se me puder ajudar com mais alguma dica, eu agradeço.

 

Por agora, despeço-me com saudações aquáticas.

 

Bobadela, 2007-04-23

Gabriel Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.