Recommended Posts

Publicado

Boas!

No que toca a tratamentos, tudo é novo para mim, daí o pedido de ajuda.

Então é assim:

Num aqua comunitário (+/- 100L reais) começo a ter alguns problemas:

- Tenho uns serpae's com a boca esbranquiçada;

- Dois escalares com buracos na cabeça, mas aquí é estranho, um deles nota-se mais, tem alguns pontos (tipo crateras pequenas) mas incolores, no entanto tem um ponto maior, este sim branco.

Entretanto fui às compras, pelo sim pelo não comprei também tratamento para o ictio e para bactérias.

1ª pergunta: Será que fiz bem?

2ª pergunta: O fulano da loja disse-me que era melhor fazer o tratamento para as bactérias no aqua comunitário, pois assim tratava tudo, tinha era de ter atenção em retirar as matérias filtrantes do filtro, será que ele tá certo?

Pelo que tenho lido, a maior parte do pessoal (penso eu) monta um aquário hospital, e eu tambem tava a pensar usar um que lá tenho de +/- 20 L.

Que acham que devo fazer?

Obrigado.

P.S.- Assim que possivel, coloco aqui o nome dos produtos.

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

se possivel coloca umas fotos...

já agora como são as fezes dos escalares??? escuras ou brancas/transparentes???

mete aqui tb o teu setup( ph, amonia, nitritos, etc) (tamanho do aquario, filtragem, etc)

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
Boas!

No que toca a tratamentos, tudo é novo para mim, daí o pedido de ajuda.

Então é assim:

Num aqua comunitário (+/- 100L reais) começo a ter alguns problemas:

- Tenho uns serpae's com a boca esbranquiçada;

- Dois escalares com buracos na cabeça, mas aquí é estranho, um deles nota-se mais, tem alguns pontos (tipo crateras pequenas) mas incolores, no entanto tem um ponto maior, este sim branco.

Entretanto fui às compras, pelo sim pelo não comprei também tratamento para o ictio e para bactérias.

1ª pergunta: Será que fiz bem?

2ª pergunta: O fulano da loja disse-me que era melhor fazer o tratamento para as bactérias no aqua comunitário, pois assim tratava tudo, tinha era de ter atenção em retirar as matérias filtrantes do filtro, será que ele tá certo?

Pelo que tenho lido, a maior parte do pessoal (penso eu) monta um aquário hospital, e eu tambem tava a pensar usar um que lá tenho de +/- 20 L.

Que acham que devo fazer?

Obrigado.

P.S.- Assim que possivel, coloco aqui o nome dos produtos.

1º: Parece-me que esses animais carecem mesmo de tratamento, por isso se a pergunta é se fizeste bem em procura-la (ir ao logista) sim, fizeste bem. Já agora, o que compras-te?

2º: A resposta e o conselho do logista parecem-me correctos, pois parece um ataque de fungos ou bactérias e então, deverá fazer o tratamento a todo o aqua, com os devidos cuidados por causa das bacterias nitrificantes que se encontram no filtro. Se usares carvão activado ou lampada UV, tambem recomendo que os retires.

Mas acima de tudo, e antes do mais, convem mesmo é, tal como o joão disse, dares-nos mais informações e se possivel fotos, para que se possa fazer um diagnostico mais acertado.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:
Já agora, o que compras-te?

Boas!

Os produtos são da marca: Aquarium Munster (nunca ví antes, agradeço opiniões)

Para o ictio: Fauna Mor

Para os fungos: Dessamor-P-Antifungos em saquetas

Logo que possa, vou tirar umas fotos e coloco aquí, junto com os diseres das caixas dos produtos.

Quanto aos testes da água, vou fazer novos e recentes.

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:
se possivel coloca umas fotos...

já agora como são as fezes dos escalares??? escuras ou brancas/transparentes???

mete aqui tb o teu setup( ph, amonia, nitritos, etc) (tamanho do aquario, filtragem, etc)

entao , e as fezes???? a cor delas???

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado: (editado)
entao , e as fezes???? a cor delas???

Boas!

Quanto as fezes, normalmente são acastanhadas, no entanto uma vez vi um escalar com fezes brancas e verdes, mas não dei muita importância, pois o verde de certo são as plantas que já andam a ser comidas, ainda assim achei estranho o branco, mas como foi só uma vez, não liguei.

Será algum sintoma?

Quanto ao setup:

Aqua: 120 x 30 x 40 cm (CxLxA)

Filtro: de decantação com bomba de 700 L/h (entretanto esta deu o berro e como eu achava corrente a mais, coloquei uma de 450 L/h, parece-me melhor)

Aquecedor: 150W

CO2: caseiro de fermentação

Parãmetros:(última medição já é antiguita, quero fazer uma nova, junto com fotos)

- Nitritos: +/- 0 ppm

- Nitratos: 35 ppm

- Ph: 7.5

- KH: 3

- Fe:0.1 ppm

Editado por ric-santos

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

as fezes esbranquiçadas são indicios de flagelados intestinais, mas isto é se forem regularmente assim, no teu caso acho que esse não será o preblema, talvez seja mesmo um problema bacteriano, ou alguma defeciecia alimentar . Que lhes dás de comida??? pois geralmente os buracos na cabeça são derivados a falta de nutrientes na alimentaçao, ou entao são provocado por uma infestaçao de flagelados que se alimentam dos nutrientes dos alimentos que os animais consomem, causando uma deficiencia nutricional em que o peixe tem de compensar absorvendo para si mesmo as partes cartilaginosas da cabeça que são providas de nutrientes e minerais..

Mais uma vez o que lhes dás de comer???

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
Mais uma vez o que lhes dás de comer???

A comida é a normalissima, Sera - Vipan, em flocos ou Sera Vipangran em granulado, mas penso que seja o mesmo.

Quando coloco pastilhas para os limpa fundos (à noite) eles "acordam" e também comem desde que o os deixem.

Vi-me e desejei-me para conseguir uma foto em que se visse o ponto branco, os peixes têm medo da máquina :)

Mas enfim, eis o melhor que consegui, penso que dá para ver. . . o ponto está no escalar lá no fundo todo assustado. . .

Dsc04111-Mod.jpg

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

tenta diversificar um pouco o cardapio, com artemia, comprimidos de spirulina, de vez em quando larvas de mosquito, e pate para discus e granulado para discus, cheio de vitaminas e proteinas.

Segue o concelho de fausto, se dentro de uma semana não notares melhoras posta aqui, e descreve -nos como foi durante esses dias, para ver-mos se há progressao da doença.....

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

• 2 semanas depois...
Publicado:
Segue o concelho de fausto, se dentro de uma semana não notares melhoras posta aqui, e descreve -nos como foi durante esses dias, para ver-mos se há progressao da doença.....

Boas!

Retirei as massas filtrantes e começei o tratamento das bactérias no passado dia 25 Abril.

Faço TPA diárias de +/- 15 L em +/- 100L reais, ou seja +/- 15%, e até ao momento verifico que o peixe que já mostrei na fotografia está a desaparecer a "pinta" branca, embora se note ainda vários buracos.

O estranho é que noutro escalar existia uma mancha branca no corpo que está a "cascar" seriam bactérias?

Ela está um pouco magrito, embora se mostre activo e voras com a comida.

Por falar em comida, neste momento tento dar pouca devido ao tratamento, mas quando este acabar, pretendo fazer uma receita caseira.

Estou a fazer tudo direitinho ou acham melhor ajustar alguma coisa?

Cumprimentos

Ricardo

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas!

Paralelamente, fui participando também em alguns posts, nomeadamente este (o autor que me desculpe):

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=60636&st=0

Onde coloquei o meu problema.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=390931

Então, estou aquí a colocar as mesmas fotos, para ver se tenho mais opiniões. . .

Peço desde já desculpa por estar a fazer a mesma questão duas vezes, mas é fruto da preocupação. . . Se os moderadores assim o entenderem e apagarem, certamente entenderei . . . .

É o escalar maior e mais bonito (pelo menos era quando não tinha manchas) e não quero perde-lo.

As ditas manchas que eu referia . . .

DSC04160.jpg

DSC04161.jpg

DSC04167.jpg

Acho que dá para perceber.

Que acham?

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

Boas.

Ao vivo é dificil por foto...... ;)

Para mim é bacteriano.....usa um anti-bacterianos conforme as instruções.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Boas.

Ao vivo é dificil por foto...... bigsmile

Para mim é bacteriano.....usa um anti-bacterianos conforme as instruções.

JPM

Usa Sera Omnipur , é de largo espectro, e resolve problemas relacionados com fungos, algumas bacterias , parasitas da pele e guelras , e protozoarios

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
Usa Sera Omnipur , é de largo espectro, e resolve problemas relacionados com fungos, algumas bacterias , parasitas da pele e guelras , e protozoarios

Boas!

Já fiz um tratamento anti-bacteriano/fungos, (já aqui referido - ver em cima), mas o tratamento não foi com Sera Omnipur, foi com os produtos também já aqui mencionados.

De qualquer das maneiras acham que devo voltar a fazer com o Omnipur?

Cumprimentos

Ricardo