Refrescante E Suave - Foto16


FAAO

Recommended Posts

Hehe cá venho eu meter o bedelho :(

 

Zeneo, com a tua experiência em declives complicados, que achas da possibilidade de se construir um declive à homem com lascas finas de xisto a servir de suporte as camadas?? Acho que me fiz entender, do género tens solo/lasca de xisto/solo/lasca de xisto/solo, com o xisto ligeiramente inclinado para cima para se fixar melhor com o peso do solo, tal como se faz com os terrenos das vinhas?

 

esquemamanhosogq3.png

Esquema manhoso

 

Já tentaste esta solução? Que achas dela :)

 

Estou tentado a tentar isto, mas tenho algum receio help

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hehe cá venho eu meter o bedelho :D

 

Zeneo, com a tua experiência em declives complicados, que achas da possibilidade de se construir um declive à homem com lascas finas de xisto a servir de suporte as camadas?? Acho que me fiz entender, do género tens solo/lasca de xisto/solo/lasca de xisto/solo, com o xisto ligeiramente inclinado para cima para se fixar melhor com o peso do solo, tal como se faz com os terrenos das vinhas?

 

esquemamanhosogq3.png

Esquema manhoso

 

Já tentaste esta solução? Que achas dela :D

 

Estou tentado a tentar isto, mas tenho algum receio :)

 

A minha experiencia nunca foi lá muito frutifera help muito por culpa do substrato também, que sendo areão não ajuda muito quer à fixação das plantas como também tem mais tendencia a rebolar e vir parar cá abaixo. Outro problema que tive sempre foi com os Caridinas Japonicas que empurram as pedritas todas cá para baixo. Esse tipo de esquema foi um pouco o utilizado por mim, na base resultou bem, mas nos topos não muito também porque a configuração aí é um pouco diferente do teu esquema, ficando as pedras na horizontal.

 

Dependerá sempre da planta que queiras manter. há ainda alguns truques que podem ajudar. Por exemplo fazer pequenos embrulhos de turfa à volta das raízes da planta que queres fixar.

 

 

No meu outro aquário o substrato desceu bastante desde a montagem inicial até agora. Com essa tua ideia tens quase de certeza de ter esse pormenor em conta. Quando fizeres a plantação quase de certeza que as pedras com a introdução da pinça irão "abrir" e o areão se vai enterrar um pouco, por isso tens sempre de considerar que depois de plantares tens de voltar a colocar mais algum substrato.

 

Para este caso concreto, era para entretanto começar a explicar aquí qual a minha ideia, absurda muito provávelmente :(

 

Como as pedras que tenho são em placas relativamente finas e serão para colocar na vertical, o substrato naturalmente, teria sempre tendencia com as plantações e alguns arranjos que se vão fazendo sempre para se ir escapando pelas fendas das pedras e assim com o tempo estar todo cá em baixo.

 

A minha ideia era fazer com uma placa fininha de acrilico, uma parede por detrás dos xistos, eventualmente essa placa, "pintava" com silicone e cobria com substrato para não aparecerem diferenças.

 

Digam lá de sua justiça a esta ideia.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estava a pensar usar uma rede de malha fina por trás dos xistos para segurar o substrato, não sei bem é como fixar a rede !!!!!!!! talvez com velcro .....

 

pq assim sempre deixa a agua circular pelo substrato.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Uma questão mesmo à nabo, de quem nunca fez um plantado a sério: Se comprar AKADAMA é preciso mais algum substrato? Para um aqua de 60*25 de base, de quantos litros precisarei?

 

 

 

Quanto a prender o substrato (se for só Akadama) estava convencido que se o deixasse atrás dos xistos era suficiente, mas já vi que não...

 

 

Abraço

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Uma questão mesmo à nabo, de quem nunca fez um plantado a sério: Se comprar AKADAMA é preciso mais algum substrato? Para um aqua de 60*25 de base, de quantos litros precisarei?

Quanto a prender o substrato (se for só Akadama) estava convencido que se o deixasse atrás dos xistos era suficiente, mas já vi que não...

Abraço

JFFA

 

Uns põem outros não. Eu pessoalmente perfiro colocar alguma coisa de fertilizante, geralmente ponho um pouco menos que a quantidade recomendada. O que tenho utilizado mais é sera flordepot ou JBL Florapol

 

A ideia é básicamente que:

    - De inicio as plantas passam por um período de adaptação em que não consomem nutrientes
    - Com a adição de fertilizantes no fundo, estes não estão em contacto com a coluna de água
    - A fertilização liquida pode ser adiada, evitando assim os indesejáveis surtos de algas

Concerteza haverá quem pense o contrário, mas esta é a minha maneira de ver a coisa.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns põem outros não. Eu pessoalmente perfiro colocar alguma coisa de fertilizante, geralmente ponho um pouco menos que a quantidade recomendada. O que tenho utilizado mais é sera flordepot ou JBL Florapol

 

A ideia é básicamente que:

    - De inicio as plantas passam por um período de adaptação em que não consomem nutrientes
    - Com a adição de fertilizantes no fundo, estes não estão em contacto com a coluna de água
    - A fertilização liquida pode ser adiada, evitando assim os indesejáveis surtos de algas

Concerteza haverá quem pense o contrário, mas esta é a minha maneira de ver a coisa.

 

Hum ok...

Eu no aquário que tenho agora tenho TetraPlant Complete Substrate (debaixo do areão), pelo que vi parece-me um produto semelhante.

 

Quanto à "parede de acrílico" que mencionaste não percebi muito bem o que querias dizer, podes fazer um esquema, ou tentar explicar como se eu fosse muito burro ? bigsmile

 

Abraço

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum estou a perceber, então neste caso as plantas vêem de cima das pedras e não do meio delas certo?

 

Consegui hoje arranjar estes xistos no separador central da circunvalação, só mesmo um maluco ;)

DSC00065Large.jpg

 

Aquela pedra mais arredondada que está no centro não sei o que é, mas parece-me boa para representar aquelas rochas no canto inferior direito, que estão cobertas de musgo.

 

Ainda ninguém me respondeu, secalhar não viram, como é da cascata? Representamos só a geologia e a flora da foto, ou temos que arranjar qualquer coisa para simular a cascata?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum estou a perceber, então neste caso as plantas vêem de cima das pedras e não do meio delas certo?

 

Mais o menos isso, no desenho o tal acrilico ficou alto demais para se perceber o que é, mas para ficar bem, acho que tem de ficar mais baixo que o topo das pedras. Assim, as plantas dos lados irão ficar mais ou menos à altura do topo das pedras.

 

Ainda ninguém me respondeu, secalhar não viram, como é da cascata? Representamos só a geologia e a flora da foto, ou temos que arranjar qualquer coisa para simular a cascata?

 

Acho que isso fica ao critério de cada um.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vocês já têm as pedras... esboços e afins; e eu ainda não tenho o áqua :)

Vou ver se consigo até ao final da semana ir até á serra ou passar no horto.

Já defini bem o que preciso, agora é só encontrar as pedras certas (tamanho e volume) para o efeito.

 

Zé, a tua ideia do acrilico é muito boa mas não sei se conseguirás manter isso disfarçado.

Pretendes manter as pedras na frente do acrilico de forma que elas o disfarcem? Se sim, não irás perder área no centro do áqua?

 

Abraço,

 

Filipe

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei em fazer algum assim como base do projecto:

 

palu.jpg

 

Para separar a água da zona seca uso talvez acrilico? É facilmente moldavel? Se pedir para mo cortarem com X dimensões, posso dobrá-lo? Como essas rochas ( as principais ) vão ficar todas acima do nivel da água, tapam o acrilico por completo, não me parece que fique feio, certo? Na zona seca tenho que colocar mais umas rohas, mas a maioria ficará semi tapada por plantas terrestres, que irão circundar a rocha principal do meio. Na zona aquático, como é óbvio, plantas aquáticas, mas não sei de que tipo, porque não vejo o que está submerso, na foto.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vocês já têm as pedras... esboços e afins; e eu ainda não tenho o áqua :silly:

 

Eu também não e ainda vai demorar umas 2 semanas de certeza.

 

Zé, a tua ideia do acrilico é muito boa mas não sei se conseguirás manter isso disfarçado.

Pretendes manter as pedras na frente do acrilico de forma que elas o disfarcem? Se sim, não irás perder área no centro do áqua?

 

A ideia é "pintar" o acrilico com o proprio substrato, cubro-o de silicone e colo o pó a ele. Em principio não farei rio de areia branca, por isso o substrato será todo o mesmo, o acrilico é mesmo para segurar o substrato a um nivel mais elevado.

Álguma área perderei sempre, mas será minimo creio. As pedras são placas que não têm muito mais que 3cm de espessura.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Entretanto já fui apanhar mais uns xistos e comecei a montar o hardscape:

 

DSC00067Large.jpg

 

Tive esta ideia para a Akadama não escorrer pelo meio dos xistos (pôr a Akadama dentro dos vasos, e possivelmente entre os vasos, se assim escorrer, entre os vasos ponho pedras: cascalho):

 

DSC00068Large.jpg

 

Na foto de frente quase não se vêem, e o pouco que se vê acho que é disfarçado pelo crescimento das plantas.

Que acham?

 

Abraço

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este não é o meu tópico mas deixa-me dar-te uma sugestão...a foto escolhida é selvagem e tem aquelas musgos....acho que se escolhes esse hardscape seria bom inclinares as pedras pra trás para ganhares um aspecto esverdeado nas pedras...percebes?

fica mais natural.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este não é o meu tópico mas deixa-me dar-te uma sugestão...a foto escolhida é selvagem e tem aquelas musgos....acho que se escolhes esse hardscape seria bom inclinares as pedras pra trás para ganhares um aspecto esverdeado nas pedras...percebes?

fica mais natural.

 

Obrigado pela sugestão!

As pedras estão assim também um pouco por ainda não terem substrato onde se possam fixar, quando comprar a Akadama inclino-as mais um bocado.

 

Estive a ver melhor e acho que as fendas entre os xistos não são suficientes para a Akadama passar, por isso se calhar vou tirar os vasos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E onde metes o chupador do filtro?

 

Nem acho que esse seja o maior problema, para que o filtro de mochila simulasse a cascata as pedras tinham que estar fora de água, e já estaríamos a entrar pelos paludários... Acho eu...

 

Abraço,

JFFA

 

PS: Taava a ver que o tópico morria!

PS2: A Akadama já ca canta bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então como vão esses aquas? Alguém já o começou a montar?

 

Já dei por terminado o meu hardscape, têm alguma sugestão?

 

DSC00073Large.jpg

 

DSC00074Large.jpg

 

DSC00076Large.jpg

 

Agora falta a areia de sílica para o meio e depois ainda tenho que arranjar uma calha e um filtro starwars

 

Acerca das plantas, pesquisei a Bolbitis heudelotii e parece-me que é grande demais para dar o efeito pretendido, por isso ando a estudar outras opções.

 

Abraço,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então como vão esses aquas? Alguém já o começou a montar?

 

Já dei por terminado o meu hardscape, têm alguma sugestão?

 

A minha montagem, na melhor das hipóteses daqui a umas duas semanas.

 

Quanto à tua:

 

Quando isso levar água, não sei se vais conseguir manter essas pedras assim.

 

Com as pedras que tens, a montagem não está má. As pedras mais à frente parecem-me um pouco grandes, perdes prespectiva e profundidade. Quando levar uns musgos agarrados às pedras acho que ficará bem.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sei se existia a necessidade de pré inscrição para este tópico, mas como já tinha dito no tópico inicial esta foto não me sai da cabeça, como tal lancei o desafio a mim mesmo de tentar recriar esta cascata, num paludário, até aqui tudo bem, o problema seria o aquário, sobre isso tinha duas hipóteses, ou desmontava um palurário, que aíinda não está acabado e sendo ele de 70x70x60, punha-se dois problemas, ou fazia um background, em fibra ou esferovite (materiais que não gosto de utilizar nos aquas), ou teria de arranjar uma tonelada de pedra :shock: …, para além de ter de desmanchar algo que ainda não está finalizado :angry: …, portanto esta opção foi posta de parte, como tal restava-me um outro aquário de 30x21x16, ora a isto é que eu chamo de desafio, pois enquadrar aquela queda de água num aqua deste tamanho vou ter de fazer muita ginástica, mental e física, mas estou decidido a tentar.

As dimensões são de veras limitativas, principalmente a largura de 16cm.

As rochas serão de Xisto, tirando a rocha frontal que será uma rocha argilosa que aos anos encontrei numa barragem, nunca lhe dei grande utilização, mas sempre me intrigou a sua forma e cor, não é amarela como a da foto, mas sim de um vermelho barro, mas como a sua forma se assemelha muito a da foto, vamos a ver se consigo enquadra-la com o restante hardscape.

Bem posto isto vou meter mãos à obra.

Para evitar o esticar deste tópico, vou postar a evolução por fases, brevemente virão aí as fotos e os esboços, (os esboços são mesmo necessários?), do “Hardscape”.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vindo ao clube :angry:

 

Com esses 16cm será deveras dificil, mas não impossível. força nisso. biggrin

 

os esboços são mesmo necessários?

 

Claro que não, a malta é que como ainda não tem vidro, vai-se entretendo de outra maneira :shock:

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.