Mudança Repentida


mpguerreiro

Recommended Posts

Ola pessoal...

Bem entao é assim tenho tido os valores de dos meus testeestabilizados, mas no sabado como nao noto desenvolvimento nenhum nas minhas plantas decidi adicionar uma tampa de substral (liquido para plantas terresteres que se encontra em hipers) hoje depois de ter notado um genero de nevoa na supreficie da agua decidi fazer testes e obtive resultados totalmente diferente dos outros todos! nao tenho estado a fazer TPA´s ate a data... mas hoje resolvi fazer e ja fiz de 30L...

Agora vinha pedir a vossa ajuda na interpretaçao dos mesmo resultados:

 

PH - 7.5

Amonia - 0.03

Nitritos - 0.8

Nitratos 10/20

GH - 20

KH - 20

 

*resultados em mg/l

 

Para o setup e testes anteriores consultar aqui

 

o meu objectivo, para que nao sabe, é de ter as plantas com um crescimento normal e crescerem saudaveis...

Tenho notado que algumas parecem que estam a ficar muinto moles!!! :shock:

 

Agradecia a vossa ajuda

 

Abraço

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo pessoal...

Dois dias depois dos testes a cima resolvi medir novamente!! e qual é o meu espanto... vejam so:

 

PH: 7,5

Amonia: 0

Nitritos: 1,6

Nitratos 110

GH: 20

KH: 20

PO4- 2,5

 

Estou um pouco preocupado, nao sei o que se passa... bigsmile hoje comprei um fertilizante liquido da tropica para ver se as minhas plantinhas cresciam mais um bocado, mas ja nem isso adicionei..

Desde esses dois dias ate hoje notei que as plantas cresceram um pouco, nota-se bem na rotola cabaomba e elodea!

Mas agora os valores que obetive é que me estam a preocupar!! ;)

 

Tera sido do subestral?(parece-me que sim), devo de adicionar o fertilizante da tropica? fazer outra TPA?(fiz uma de manha)

Os peixes parecem a estar calmos, nada de estrenho! (5corydoras, 2 CEA e 2 ampularias)

 

Agradecia a vossa rapida ajuda!

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo pessoal...

Dois dias depois dos testes a cima resolvi medir novamente!! e qual é o meu espanto... vejam so:

 

PH: 7,5

Amonia: 0

Nitritos: 1,6

Nitratos 110

GH: 20

KH: 20

PO4- 2,5

 

Estou um pouco preocupado, nao sei o que se passa... bigsmile hoje comprei um fertilizante liquido da tropica para ver se as minhas plantinhas cresciam mais um bocado, mas ja nem isso adicionei..

Desde esses dois dias ate hoje notei que as plantas cresceram um pouco, nota-se bem na rotola cabaomba e elodea!

Mas agora os valores que obetive é que me estam a preocupar!! ;)

 

Tera sido do subestral?(parece-me que sim), devo de adicionar o fertilizante da tropica? fazer outra TPA?(fiz uma de manha)

Os peixes parecem a estar calmos, nada de estrenho! (5corydoras, 2 CEA e 2 ampularias)

 

Agradecia a vossa rapida ajuda!

 

Cump.

 

Boas,

assim imediato imediato sugeria tpa´s de cerca de 50\60% diárias até baixar os nitratos e fosfatos para um nível razoável, se não tens aí um boom de algas (já para não falar que esses valores de NO3 são prejudiciais para os peixes).

 

Quanto ao crescimento das plantas comvinha dizer que plantas tens, qual a iluminação e quanto tempo por dia, que rotinas de fertilização, tens substratco fértil, utilizas CO2?

 

Eu sei que é muita coisa, mas só depois de ter os ingredientes todos é que se pode fazer uma sopa!!(neste caso dar uma ajudinha...)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

assim imediato imediato sugeria tpa´s de cerca de 50\60% diárias até baixar os nitratos e fosfatos para um nível razoável, se não tens aí um boom de algas (já para não falar que esses valores de NO3 são prejudiciais para os peixes).

 

Quanto ao crescimento das plantas comvinha dizer que plantas tens, qual a iluminação e quanto tempo por dia, que rotinas de fertilização, tens substratco fértil, utilizas CO2?

 

Eu sei que é muita coisa, mas só depois de ter os ingredientes todos é que se pode fazer uma sopa!!(neste caso dar uma ajudinha...)

 

Abraço

 

Ola Murkas... essas informaçoes todas estam em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61266

DA uma vista de olhos e depois diz me alguma coisa!!!

 

Cump. e obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que tens nitratos e fosfatos, tem atenção ao nivel de potassio, tive um problema parecido com o teu valores principalmente nitratos absurdos, adicionaei potassio que comprei na horizonte aquario e o aqua melhorou muito e as plantas agradeceram, pode ser isso digo eu de k...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os teus resultados são perfeitamente compativeis com o uso de substral...

 

é que nos fertilizantes para aquarios o Azoto é fornecido sobre a forma de nitratos, por causa dos peixes, para as plantas terrestres tipicamente são fornecidos sob a forma de ureia, amonia e nitritos.

 

a névoa que tiveste foi uma explosão de bacterias a alimentarem-se da amonia e nitritos.

 

quanto aos peixes...tiveste sorte, a dose foi pequena e a cabomba, rotala e elodea devem ter dado uma boa contribuição ficando muito felizes com o aumento de azoto disponivel.

 

O outro senão do substral é que o equilibrio de nutrientes para as plantas terrestres num vaso e para plantas aquaticas num aquario com peixes são bem diferentes...

 

aumenta primeiro no potassio e passados uns dias começa com os fosfatos e vais ver esses valores de nitratos a normalizar. Entretanto uma muda de agua, para baixar os nitratos nao fazia mal nenhum.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os teus resultados são perfeitamente compativeis com o uso de substral...

 

é que nos fertilizantes para aquarios o Azoto é fornecido sobre a forma de nitratos, por causa dos peixes, para as plantas terrestres tipicamente são fornecidos sob a forma de ureia, amonia e nitritos.

 

a névoa que tiveste foi uma explosão de bacterias a alimentarem-se da amonia e nitritos.

 

quanto aos peixes...tiveste sorte, a dose foi pequena e a cabomba, rotala e elodea devem ter dado uma boa contribuição ficando muito felizes com o aumento de azoto disponivel.

 

O outro senão do substral é que o equilibrio de nutrientes para as plantas terrestres num vaso e para plantas aquaticas num aquario com peixes são bem diferentes...

 

aumenta primeiro no potassio e passados uns dias começa com os fosfatos e vais ver esses valores de nitratos a normalizar. Entretanto uma muda de agua, para baixar os nitratos nao fazia mal nenhum.

 

Ola just_me...

Obrigado pelas informaçoes... diz me apenas uma coisa, eu hoje estou a pensar em mudar 50% da agua... que dizes? faço bem?

Outra questao, como ja disse em cima comprei o fertelizante liquido da tropica... Quando é que eu posso saber qual a melhor altura para fertelizar o aqua?quando os niveis de PO4 estiverem a zero e os nitratos tambem quase a zero? no rotolo diz 5ml,para cada 50l semanalmente! mas acho que isso deve de ser relativo nao?

Consegues-me dar uma explicaçaozita sobre a coisa? ou quem souber?

E quanto á iluminaçao, de momento tenho 208W para o aqua de 200L com 10h de iluminaçao diaria! acham que ja é altura para passar a coisa a 12h? ou devo de manter a 10h? pergunto isso pois estou com receio das algas! ja com estas 10h elas parecem temarem em aparecer, mas acho que tambem se deve aos elevados niveis de PO4, nao? corrigam.me se tiver enganado!!

 

Agradeço ma vossa ajuda :silly:

 

ABraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a iluminação e claro dependendo da potência que tens para esse volume de agua, 10horas é na sua maioria o aconcelhavel...e como te foi dito anteriormente se o problema forem algas é sempre aconcelhavel descer do que subir...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal.... para dizer que acabei de fazer os testes a minha agua, depois de antes de ontem ter feito uma TPA de 50% e uma ontem de 15%, e deu o seguinte:

 

PH: 7.5

Amonia: 0

Nitritos: 0.1

Nitratos: 0/5

PO4: 0.5

GH: 20

KH: 30

 

Acho que voltou ao "normal" apesar de a nevoa continuar a tona de agua! Alguem sabe a causa disso?

Agora queria uma opiniao vossa... sera que ja posso adicionar o fertilizante da tropica? ou terei de fazer algo mais? se sim, em que quantidades... na embalagem diz que é 5ml por cada 50L... adiciono logo os 20ml para os 200L ou em pequenas quantidades de cada vez? e com que frequencia?!

 

Agradecia a vossa ajuda

 

Um Abraço :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais