Otocinclus


luis_lopes

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Quando me dirigi a uma loja de animais, que por sinal será a melhor da zona de Lisboa sem dúvida, foi-me dito que os primeiros peixes a colocar no meu aquário (um nano plantado de 20L) deveria ser uma equipa de limpeza.

 

Como tenho algumas algas, que estou a combater com TPAs e fertilização, acham que será seguro colocar um ou dois otocinclus? (quero mesmo estes peixes)

 

A minha dúvida prende-se com o facto de ainda não ter o aquário ciclado, e tenho medo de prejudicar a saúde dos peixes...

 

Espero as vossas respostas.

 

Um abraço.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Quando me dirigi a uma loja de animais, que por sinal será a melhor da zona de Lisboa sem dúvida, foi-me dito que os primeiros peixes a colocar no meu aquário (um nano plantado de 20L) deveria ser uma equipa de limpeza.

 

Como tenho algumas algas, que estou a combater com TPAs e fertilização, acham que será seguro colocar um ou dois otocinclus? (quero mesmo estes peixes)

 

A minha dúvida prende-se com o facto de ainda não ter o aquário ciclado, e tenho medo de prejudicar a saúde dos peixes...

 

Espero as vossas respostas.

 

Um abraço.

 

 

Os peixes, na minha opinião. são fundamentais para o ciclo. Ou outros animais quaisquer. O que acontece é que em 20 litros duvido que possas ter mais do que 2/3/4 ottos...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Quando me dirigi a uma loja de animais, que por sinal será a melhor da zona de Lisboa sem dúvida, foi-me dito que os primeiros peixes a colocar no meu aquário (um nano plantado de 20L) deveria ser uma equipa de limpeza.

 

Como tenho algumas algas, que estou a combater com TPAs e fertilização, acham que será seguro colocar um ou dois otocinclus? (quero mesmo estes peixes)

 

A minha dúvida prende-se com o facto de ainda não ter o aquário ciclado, e tenho medo de prejudicar a saúde dos peixes...

 

Espero as vossas respostas.

 

Um abraço.

 

 

Os peixes, na minha opinião. são fundamentais para o ciclo. Ou outros animais quaisquer. O que acontece é que em 20 litros duvido que possas ter mais do que 2/3/4 ottos...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenciono ter mais que dois Otocinclus.

 

Até porque depois queria por uns neocardina denticulata, ou uns cardina japonica para ajudar, depois do aqua ciclado, claro..

 

Obrigado desde já pela tua resposta!

Editado por luis_lopes
sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenciono ter mais que dois Otocinclus.

 

Até porque depois queria por uns neocardina denticulata, ou uns cardina japonica para ajudar, depois do aqua ciclado, claro..

 

Obrigado desde já pela tua resposta!

 

 

Então porquê os ottos?

 

Se queres camarões arranja os neos e mete lá. Eles safam-se e nem precisam sequer de termostato...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não vão ser prejudicados pelo ciclo do azoto?

 

Só uma pergunta...

estás a fazer o ciclo de um plantado? corrijam-me se estiver errado mas...

Tendo em conta que as plantas prefrem absorver NH3 como fonte de N não estaram os níveis de NH3 sempre a zero ou próximo deste? (podes confirmar com testes) e se a amónia está a zero não haverá formação de bactéris nitrificantes, logo qual ciclo?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não vão ser prejudicados pelo ciclo do azoto?

 

Os camarões costumam ser bastante resistentes. Vê por aí um tópico onde refiro os reds do João machado. Procura por "tina".

 

Só uma pergunta...

estás a fazer o ciclo de um plantado? corrijam-me se estiver errado mas...

Tendo em conta que as plantas prefrem absorver NH3 como fonte de N não estaram os níveis de NH3 sempre a zero ou próximo deste? (podes confirmar com testes) e se a amónia está a zero não haverá formação de bactéris nitrificantes, logo qual ciclo?

 

Abraço

 

 

Desculpa mas não entendi nada. Absorver NH3 e outras coisas que escreveste. Se puderes explicar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões costumam ser bastante resistentes. Vê por aí um tópico onde refiro os reds do João machado. Procura por "tina".

Desculpa mas não entendi nada. Absorver NH3 e outras coisas que escreveste. Se puderes explicar.

 

Boas,

O que eu estava a tentar explicar é que as plantas usam preferencialmente a amónia (NH3), como fonte de N.

Ou seja se tu tiveres num aqua amónia (NH3) e nitratos (NO3) as plantas absorvem primeiro todo o NH3 e só depois vão absorver os nitratos!

 

Ciclar um aqua consiste em manter o aqua durante "x" tempo a trabalhar (e com amónia presente!!) pois as bactérias nitrificantes só se reproduzem\criam numa água com amónia, e a sua função é decompor a amónia em nitritos e posteriormente este em nitratos...

 

Logo se as plantas absorvem preferencialmente a amónia, os valores desta no aqua vão ser nulos ou próximo disso (se tiverem as fertilizações a ser correctas e houver P e K presentes em quantidades adequadas).

 

Entendeste o meu ponto de vista agora?

 

PS:A única razão pela qual usamos Nitrato de Potássio (KNO3) para fertilizar com N é porque a amónia (NH3) é muito mais prejudicial para os peixes do que o Nitrato (NO3).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem.

 

A minha pergunta continua a ser a mesma: :shock:

 

Ainda não tenho o aqua ciclado. A minha pergunta seria... o Oto vai sobreviver sendo ele a fonte de amónia?

 

De qualquer maneira dirigi-me à Naturline, e como sempre, muto atenciosos, venderam-me "bactérias" para ajudar...

 

Abraços.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo um dos peixes mais problemáticos na adaptação a aquários, acho os otos a pior escolha para acelerar o ciclo... quanto a mim, o caridina japonica é mesmo a melhor opção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá novamente.

Já tenho dois pequenos Otos a "brincarem" no meu nano de 20L.

 

Ciclei-o primeiro (acho que a praga de caracois deve ter ajudado), e coloquei primeiro um oto, e 5 dias depois meti um segundo.

 

Agora queria ajudá-los a manterem o meu aquário limpo.

 

Estou a pensar em duas espécies:

 

Neritina Natalensis e/ou Neocaridina Denticulata ou ainda caridinas japonicas.

 

O que me dizem?

 

Obrigado desde já.

 

Abraço a todos.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tendo em atenção que tanto os otos como os neritinas irão 'competir' pelo mesmo tipo de comida, as algas, aconselho-te um suplemento à base de rodelas de courgette fervida, que eles vão adorar! e o mesmo se aplica aos camarões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais