sergioveterano Publicado Abril 2, 2004 Share Publicado Abril 2, 2004 Viva, Vou deixar aqui umas fotos que mostram como se deve plantar esta planta. Primeiro passoretirar tudo dentro do vazo, basta apertar um pouco o vazo depois é retirar a lã que reveste as raizes da planta. depois disso deve-se separar cada pé da planta o mais inteira possível. Corta-se cada nó, basta haver uma folha por vezes, tem é que ter o caule e raiz em condições. Em seguida usa-se uma pinça, pode ser mais pequena tem é que abrir bem quando a largamos. A raiz de ir o mais fundo possível, para que forme raizes e se espalhe melhor. Apenas as folhas devem estar à vista. Podem fazer sugestões e criticas sobre outros metodos que saibam. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
oblivion Publicado: Abril 2, 2004 Share Publicado: Abril 2, 2004 Boas Sérgio, Obrigado pela demonstração, eu pessoalmente nunca tive Glossostigma elatinoides e como tal não saberia como a plantar. Agora já sei. Seria até secalhar de se criar uma thread inamovivel onde os mais experientes com plantas poderiam postar uma espécie de "plante você mesmo" Fica a ideia para o admin e moderadores PEACE !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Abril 2, 2004 Autor Share Publicado: Abril 2, 2004 obrigado, em breve vou colocar com outro tipo de planta, como podar plantas de caule. Mas se alguem quiser pode fazer o mesmo, não deixem que seja eu, ok Tomem a iniciativa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SAAC Publicado: Abril 2, 2004 Share Publicado: Abril 2, 2004 Excelente topico! Venham outras plantas! A cavalo da do não se olha o dente Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Rodrigues Publicado: Abril 2, 2004 Share Publicado: Abril 2, 2004 Boas! Tenho 2 perguntas: Esse método de plantar tambem se pode utilizar em eleocharis e lilaeopsis? Que areão é esse que se vê nas últimas fotografias? Abraços António Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Abril 2, 2004 Autor Share Publicado: Abril 2, 2004 A ideia que quero transmitir é que um vaso se for bem usado dá para... sei lá 500L, as eleocharis tb são plantas que crescem por runner por isso deve-se dar espaço para que se possam “alastrar”, o que se passa é que nesse caso quase não percebemos onde acaba o caule e começa o rizoma. Mas sim deves fazer deste modo. o substrato é flora base da redsea. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo_lourenço Publicado: Abril 3, 2004 Share Publicado: Abril 3, 2004 Boas! Excelente topico! Há sempre aquelas pequenas duvidas que temos e são esclarecidas graças a este tipo de iniciativa. Parabens. Tenho apenas umas questoes que fogem um pouco ao tema em si...esse substrato não leva qualquer tipo de areao por cima?Qual é o seu preço por kg? Essas pinças arranjam-se facilmente nas lojas?Tentei comprar umas numa loja online há pouco tempo e não encontrei lá nada à venda... ..não tenho tido muito tempo para ir a lojas...ficam um pouco longe efora de mao... abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio DSM Publicado: Abril 4, 2004 Share Publicado: Abril 4, 2004 excelente ideia esta de ensinar a plantar plantas... mas uma das k mais me confunde é como plantar musgo de java.... Cumprimentos Ex green goblin Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Abril 4, 2004 Share Publicado: Abril 4, 2004 Olá! Onde se pode arranjar essa pinça? Como se trabalha com ela para plantas tipo cabomba? Adeus mini Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
REDRUM Publicado: Abril 4, 2004 Share Publicado: Abril 4, 2004 só uma pergunta mas essas pinças não "mordem" os caules das plantas? ainda deve ter de se fazer um bocado de força para enterrar as plantas. "I wander out where you can't see... Inside my shell, I wait and bleed" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tbaptista Publicado: Julho 23, 2004 Share Publicado: Julho 23, 2004 Sérgio, Grande tópico! Parabéns Este método também pode ser usado para micranthemum? Já vi fotografias em que esta planta forma um tapete, mas a mim só cresce para cima... Tiago Baptista Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Anita Publicado: Julho 23, 2004 Share Publicado: Julho 23, 2004 Sérgio Excelente ideia para iniciados como eu... parabéns, foram os teus plantados que me deram vontade de plantar os meus... Anita Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Julho 23, 2004 Share Publicado: Julho 23, 2004 Olá! mas a mim só cresce para cima... O problema resolve-se com podas regulares de maneira a manter uma altura de tapete... Desde que vi Rotala Rotundifolia a fazer um tapetezinho... Fica bem Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago BS Publicado: Julho 23, 2004 Share Publicado: Julho 23, 2004 Olá Só pra completar o que foi dito sobre a micranthemum fazer um tapete: Plantas como a micranthemum umbrosum e a hemianthus micrantemoides crescem na horizontal formando carpetes só quando se encontram sob uma forte iluminação ! Minhas hemianhtus e micranthemus aqui crescem na horizontal naturalmente sem precisar de muitasa podas ,só que elas estão em um aquario com iluminação de 1,4w de luz por litro ! Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Julho 23, 2004 Share Publicado: Julho 23, 2004 Grande tópico! Mt bom mesmo. Acho que deveria ser feito com outras plantas. Forma de poda, plantar, reprodução, etc. Tá mesmo digno de ir para inamovivel Mais uma vez, grande post, 5 *!!! Obrigado por partilhares. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tbaptista Publicado: Julho 23, 2004 Share Publicado: Julho 23, 2004 Olá a todos, Muito obrigado pelas respostas. Vou mesmo aumentar a quantidade de luz. Vou por o 72W, logo 1.33 W/L. Vamos ver como corre Quanto a forma de plantar, vou experimentar re-plantar a micranthemum da forma explicada pelo Sérgio para a glosso. Depois digo como correu. Abraco, Tiago Baptista Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo_lourenço Publicado: Julho 26, 2004 Share Publicado: Julho 26, 2004 Boas! Ao contrario do que o mini diogo disse eu acho, e apenas com base no que vejo e sem grande experiencia...que se podares menos vezes é mais facil plantas como a hemianthus crescerem na horizontal. Não a planta na totalidade, mas algumas ramificações. Como é uma planta que ramifica muito (de um só pé obtens varios ramos) este acabam por abrir em forma de leque, e com uma boa luz (eu tenho pouco mais de 1 W por litro em HCI), o caule começa a ganhar raiz e a colar-se ao substrato. No entanto vejo isto como um problema...mistura-se com o tapete de glosso... Se podares apenas teras caules de hemianthus muito pequenos e a crescer na vertical, não uma planta com crescimento horizontal. Mais luz implica mais alimento e trabalho!!! Tenho dois plantados...um com mais de 1W por litro de HCI...que me dá muito trabalho! Em CO2, fertilizante, mudas, etc...e que ainda nem atingi o equilibrio...e tenho outro com 0.5W por litro de flurescente com 2cm de valisneria a cobrir tudo que está impecavel! E não tenho trabalho nenhum...a não ser acrescimo de agua da evaporação! Não faço mudas há 15dias e algas nem ve-las... trata-se de equilibrio e ver o que queres...plantas e disponibilidade... abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
whity Publicado: Março 28, 2005 Share Publicado: Março 28, 2005 Boas. Onde e por quanto é que posso arranjar uma pinça daquelas? Obrigado. Fiquem bem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Março 28, 2005 Autor Share Publicado: Março 28, 2005 Olá, os preços variam consoante a marca e a loja. Esta foi 15 euros é da JBL. Podes encontrá-la em qualquer uma das lojas que patrocinam o fórum. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
maria joão Publicado: Março 30, 2005 Share Publicado: Março 30, 2005 Viva Já que este tópico foi, e bem , agora recuperado, aproveito para colocar aqui um pedido. Eu sei que não é suposto este ser um post de "discos pedidos" , mas como acho que se enquadra, aqui vai: Qual a melhor forma de fazer um tapete de riccia fluitans? (Tenho andado a fazer umas pesquisas em diversos links de plantas e se, na maioria falam de atar a riccia com fio de nylon a pedra ou tronco :D , também já encontrei quem critique este metodo e fale em arranjar um suporte vivo(?) para a riccia, mas neste caso não consigo perceber exactamente do que se fala- ou seja, que outras plantas usar para suporte, como prender a riccia, neste caso o suporte não apoderece?) Cumps MJoão Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Março 30, 2005 Autor Share Publicado: Março 30, 2005 Esse metodo consiste em misturar várias plantas, por exemplo prender a riccia entre a glosso, claro em pequenas quantidades. Também se pode fazer com Eleocharis sp. A forma como a riccia fica presa consiste no crescimento da outra planta que serve de âncora para o musgo. Neste metodo convém já ter a planta âncora estabelecida e enraizada. O precesso com pedras é mais rápido. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
orpheu Publicado: Abril 13, 2006 Share Publicado: Abril 13, 2006 e este tal de glosso tem um crescimento rapido?kual a melhor iluminação (tenho uma aqua de 110L) e já agora qual o cuidado a ter no substrato?? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts