Recommended Posts

Publicado:

Tenho acompanhado este tópico com muito interesse e foi com imensa pena que li a triste notícia da pequenita.

Espero melhor sorte para a mãe.

Um abraço

• Replies 326
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
tenho acompanho a evolução e lamento profundamente a tua perda !

por vezes nem toda a nossa vontade e empenho é suficiente !

A ver se a mãe se aguenta...

um grande abraço

Obrigado

:eusathink:

É triste, mas era muito difícil.

A ver se a mãe arrebita.

Estas viagens são um grande choque para os bichinhos.

Abraço,

João

É verdade. Então para esta espécie que é mais sensivel :coffee:

Tenho acompanhado este tópico com muito interesse e foi com imensa pena que li a triste notícia da pequenita.

Espero melhor sorte para a mãe.

Um abraço

Obrigado.

Creio que vou ter que a entubar. Não o fiz com a pequena por ser muito pequena. Mas acho que o vou fazer com a mãe. Neste momento parece-me a solução mais acertada. É radical, mas no estado em que estamos creio que vai ser a única solução para a tentar salvar.

Publicado:

Amigo Gil

Lamento a perda do pequenote. Tenho a certeza que tudo fizeste para ele sobreviver.

Boa sorte com a mãe.

Um abraço

mpimentel

Publicado:
O meu filhote acabou de morrer :-D

Estou triste.

Abraço

Gil, estou contigo como sempre :sunbathing:

É pena e triste o que aconteceu a "minha afilhada", mas Gil o que ocorreu era o mais previsivel (apesar que não queremos) como sabemos, como diziam os entendidos.

Gil, tens que ver pelo lado positivo... a experiencia e a vivencia com a pequena pode ser muito util para a proxima vez, que vai ser o parto e crescimento em tua casa, daqui a +/- 5 meses...digo eu, porque a mae vai-se aguentar.

As melhoras para a mae e que a entubagem corra pelo melhor e que ela anime. :bs_quesexclaim: Força amigo.

Gil, com essas dificuldades todas já estou pensativo quanto as meninas para substituir essas. :sunbathing:

João Gonçalves

nada2.jpg

Publicado:
Gil, com essas dificuldades todas já estou pensativo quanto as meninas para substituir essas. :animal_fish:

Acho que tens razão. Era algo que queria falar contigo mais calmamente pois a próxima vinda está prevista mais lá para o fim do mês.

Depois falamos melhor.

Cumps

Publicado:

bem, tive o grande previlegio de poder observar as raias deste senhor e de facto sao espectaculares, fui la a casa no dia a seguir a ela ter morrido e notavasse que ao falar disso ... pronto .. :S

Até meu fiquei um bocado triste, por realmente ter sido 'milagre'....

Mas pronto, melhores dias virao e tens aí raias de excelente aspecto / saude : )

Como correu a entubaçao?

Publicado: (editado)

Desculpem mas ontem só tive mesmo para actualizar assim.

Vou tentar explicar brevemente o que fiz.

Uma amiga efermeira arranjou-me uma sonda que serve para alimentar crianças. É um tubo, do género dos que usamos nos nossos aquários para oxigenar, fechado na ponta. A terminação é redonda, para não perfurar nenhum órgão, e antes da ponta tem uns buracos. Liga-se a uma seringa e está feito.

Fiz uma papa com:

- Larvas de mosquito

- Camarão

- Minhocas

- Um pouco de flagyl

- Vitaminas A, C e E

De seguida foi agarrar na raia e enfiar o tubo até ao estômago. Despejar a seringa com o alimento e retirar o tubo. Deve-se dobrar o tubo, ao retirar, de forma a que não provoque nenhum tipo de sucção.

Não é um processo simples e stressante para os bichos. Só deverá ser usado em último recurso. Neste caso parece-me ser mesmo o último recurso.

Ela não sofreu muito. Pareceu-me perfeitamente normal o processo de intubação e consequente alimentação. A captura e o facto de estar imobilizada é que é mais stressante, mas tem que ser. Enquanto não melhorar devido ao envenenamento provocado pela amónia, não a vou deixar morrer à fome.

Se tiverem mais alguma duvida, perguntem. Da próxima vou tentar tirar umas fotos melhores.

Editado por severum
Publicado:

Bem cá estou com mais evoluções.

Estou cada vez mais triste com estas duas meninas Red Reticulatus :multi: . Desgraçadas. Estão realmente em muito mau estado :) . Imagino o que elas sofreram até chegarem às minhas mãos. E isso entristece-me imenso. Foram muito mal tratadas. Espigões partidos, envenenamento por amónia e mais coisas que vocês verão mais à frente.

Lá voltei a entubar a fêmea para a alimentar, com a preciosa ajuda da minha mulher. Sozinho é impossivel pois é preciso segurá-la bem.

DSC05542.jpg

DSC05544.jpg

O processo não é complicado mas é sempre stressante para a minha menina.

DSC05549.jpg

DSC05551.jpg

Está na sump do meu aquário grande pois é mais fácil de a manejar e fica mais resguardada da luz e das pessoas. Espero que seja uma boa ajuda.

DSC05557.jpg

Publicado:

O macho é este.

DSC05541.jpg

Está muito magro e por isso o apanhei para lhe fazer o mesmo :) . Tem que ser. Não o vou deixar morrer à fome. Pode morrer de tudo, mas de falta de qualidade de água ou de fome, não vou deixar!!!!

Aqui podem ver a seringa e o tubo que estou a utilizar

DSC05559.jpg

O mesmo processo de entubação utilizado para a fêmea

DSC05564.jpg

DSC05566.jpg

Se virem com atenção reparam que em dois sitios a pele desapareceu e está em ferida!!!! :multi:

Ele estava sempre tão quieto que ainda nem tinha reparado. É incrivel!!! Coitado do bicho. Estou mesmo triste.

DSC05569.jpg

DSC05573.jpg

Estou a tentar tudo. Vamos lá ver se a pele recupera ;) ;) :( :( :( :(

Abraço :( :( :( :( :(

Publicado:

Força Gil! Tu consegues!

A Malta do forum Está toda contigo!

Abraço e as melhoras das reticulatus.

Publicado:
Força Gil! Tu consegues!

A Malta do forum Está toda contigo!

Abraço e as melhoras das reticulatus.

Tal como foi dito. Estamos contigo ; )

Publicado:

Lembrei-me agora e não sei se é absurdo.

Mas se fosses ao Oceanario, eles secalhar nao te poderiam dar uma ajudinha?

Publicado:
Lembrei-me agora e não sei se é absurdo.

Mas se fosses ao Oceanario, eles secalhar nao te poderiam dar uma ajudinha?

O biólogo meu amigo foi biólogo no Oceanário. Mas nunca viu nada assim :bs_quesexclaim:. Não seria fácil para eles pois as raias e tubarões não são transportadas da mesma forma que para nós, por isso não têm este género de problemas.

Abraço

Publicado:
O biólogo meu amigo foi biólogo no Oceanário. Mas nunca viu nada assim :bs_quesexclaim:. Não seria fácil para eles pois as raias e tubarões não são transportadas da mesma forma que para nós, por isso não têm este género de problemas.

Abraço

Ah ok ... entao o caso fica mais complicado...

Numa proxima vez não poderias mandar vir as tais raias através do Oceanario ?

Publicado:

Boas! Lamento imenso o que aconteceu à cria! Sou enfermeiro e estudante de medicina veterinária em Évora. Não me ocorre de momento o que mais possa ser feito para salvar as raias. Agiu bem relativamente à entubação. Se necessitar de mais algum material de uso hospitalar, disponha. Falo-ei chegar aí, nem que seja pessoalmente. Se necessitar de ajuda, aconselho 3 profissionais:

-Dr. Nuno Marques Pereira (Med. Vet. do Oceanário de Lisboa)

-Drª Ana Salbany (Med. Vet. do Zoomarine)

-Dra. Arlete Sogorb (Med. Vet., Membro da International Association of Aquatic Animal Medicine e Directora do Delfinário do Jardim Zoológico de Lisboa).

Infelizmente não tenho o contacto de nenhum deles, contudo pode experimentar através do local de trabalho e, além disso, talvez pela Universidade Lusófona (Campo Grande, Lx) onde dão cursos de Pós-Graduação em Med. Vet. Deixo o contacto da Universidade (217 515 527). É pouco provável que facultem o contacto deles, mas peça para passar a chamada para o departamento de med.vet. e peça para falar com o Dr. Miguel Rosalino (explique o que se passa e peça o contacto deles) ou com alguém do gabinete de Pós-graduações, afim de conseguir o contacto deles.

Vou consultar alguma literatura que tenho. Assim que souber algo mais, comunico.

Boa Sorte!!!

Abraços

Paulo B.

Publicado:
Ah ok ... entao o caso fica mais complicado...

Numa proxima vez não poderias mandar vir as tais raias através do Oceanario ?

Estamos a falar de animais de água doce. Não têm nada a ver com as raias de água salgada que vemos no Oceanáro, Aquário Vasco da Gama, Fluviário, etc...

É um mercado à parte.

Neste momento esta é a única solução, podem crer, para além de tantar manter a água com a melhor qualidade possivel ;)

Cumps

Publicado:
Boas! Lamento imenso o que aconteceu à cria! Sou enfermeiro e estudante de medicina veterinária em Évora. Não me ocorre de momento o que mais possa ser feito para salvar as raias. Agiu bem relativamente à entubação. Se necessitar de mais algum material de uso hospitalar, disponha. Falo-ei chegar aí, nem que seja pessoalmente. Se necessitar de ajuda, aconselho 3 profissionais:

-Dr. Nuno Marques Pereira (Med. Vet. do Oceanário de Lisboa)

-Drª Ana Salbany (Med. Vet. do Zoomarine)

-Dra. Arlete Sogorb (Med. Vet., Membro da International Association of Aquatic Animal Medicine e Directora do Delfinário do Jardim Zoológico de Lisboa).

Infelizmente não tenho o contacto de nenhum deles, contudo pode experimentar através do local de trabalho e, além disso, talvez pela Universidade Lusófona (Campo Grande, Lx) onde dão cursos de Pós-Graduação em Med. Vet. Deixo o contacto da Universidade (217 515 527). É pouco provável que facultem o contacto deles, mas peça para passar a chamada para o departamento de med.vet. e peça para falar com o Dr. Miguel Rosalino (explique o que se passa e peça o contacto deles) ou com alguém do gabinete de Pós-graduações, afim de conseguir o contacto deles.

Vou consultar alguma literatura que tenho. Assim que souber algo mais, comunico.

Boa Sorte!!!

Abraços

Paulo B.

Obrigado.

Se por acaso te ocorrer mais alguma coisa...

Cumps

Publicado:

realmente Gil, o macho tambem está em muito mal estado, não parecia .

uma ideia que tal se tentasses entubar com elas com um pouco de agua para manter as guelras dentro de agua

zix

----------

vivendo aprender

Publicado:
realmente Gil, o macho tambem está em muito mal estado, não parecia .

uma ideia que tal se tentasses entubar com elas com um pouco de agua para manter as guelras dentro de agua

Já tentei e é uma complicação do caneco. É água por todo o lado.

Assim é mais rápido. Nem 30 segundos demora e elas não têm tendência a deitar a comida fora.

Nem eu queria acreditar quando lhe vi a barriga. Via-se que estava muito magra, mas não dava perceber que estava tão mal. Enfim, a ver vamos. Agora só o tempo dirá.

E o teu macho Marble Motoro? Uma maravilha, não é?

Abraço

Publicado:

vou busca-lo sexta se puder ser contigo, mas ao vivo é ainda mais espetacular

zix

----------

vivendo aprender

Publicado:

Já agora coloco umas fotos das Marble Motoro LINDAS, que já foram para o novo dono :silly:

DSC05578.jpg

DSC05579.jpg

DSC05580.jpg

A mais pequena, daqui a uns anos, vai ser uma maravilha. Acreditem no que lhes digo ;)

DSC05581.jpg

DSC05582.jpg

Espero que tenham feito boa viagem.

Abraço