Recommended Posts

Publicado

Caros amigos,

gostava de saber se alguém tem ou teve raias de água doce e como as mantem ou mantinha. Alguém as reproduziu ou reproduz cá em Portugal?

• Replies 326
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Em Aveiro havia uma loja que as tinha à venda, mas ultimamente nao tenho visto. É a unica coisa que te posso dizer pois nao tenho nem nunca tive.

Publicado:

Pois eu tenho um macho Potamotrygon Motoro, estou a tentar arranjar pelo menos uma fêmea, e gostava de partilhar experiências com alguém que possua alguma, ou de saber se alguém viu alguma por aí à venda.

Um abraço

Publicado:
Pois eu tenho um macho Potamotrygon Motoro, estou a tentar arranjar pelo menos uma fêmea, e gostava de partilhar experiências com alguém que possua alguma, ou de saber se alguém viu alguma por aí à venda.

Um abraço

Nunca tive raias e não sei nada sobre elas, mas já as vi à venda no forum de Coimbra à coisa de um mez.

Publicado: (editado)

Já tive, são lindas em aquário.

São um peixe de fundo a maior parte do tempo mas nada em todo o aquario, as minhas vinha comer á mão.

As raias não são dificeis de manter quando são pequenas, uma boa água e uma boa alimentação e é tudo o que precisas.

O grande problema surge quando crescem a maior parte das especies cresce até aos 60cm diametro.

ATENÇÃO aos espinhos na cauda, pois são venenosos

A grande maioria das raias vendidas em Portugal são criadas em cativeiro, o que é bom pois são mais faceis de alimentar. Selvagens, não acredito que encontres, pelo menos a preços acessiveis. Ai a história já muda.

Atenção á qualidade da água e podem não aceitar muito bem a comida dada.

Muita atenção pois muitos dos medicamentos não podem ser usados

O que se vê mais á venda e as mais baratas são:

Potamotrygon reticulatus

Potamotrygon hystrix

Potamotrygon motoro

depois temos as "proibidas" €€€€€ para a carteira

Potamotrygon leopoldi

Potamotrygon schroederi FLOWER RAY

Potamotrygon menchacai TIGER RAY

Existem várias subespecies depende do rio

Cumprimentos

Nuno Martins

Editado por Nuno Jorge Martins
Publicado:

A Loja "aquamagia" tinha na semana passada á venda uma Potamotrygon hystrix a 100€ e uma Potamotrygon motoro a 200€.

Publicado:

Pois, segundo o que consegui apurar, as Motoro a partir dos cerca de 30 cm já se conseguem reproduzir. O que faço para manutenção são trocas parciais de água de dois em dois dias. De comida dou camarinha, larvas vermelhas de mosquito, mexilhão, caracois de água e minhocas quando as encontro no meu terreno.

Mais ideias???

Publicado:

Podes dar minhocas da terra, as minha adoravam, parecia espargete a desaparecer.

Pelo que sei são bastante proteicas

Publicado:

Sim é verdade, já vi até fotos de cruzamentos entre Motoro e Recticulatos. Por isso, para já, estou a tentar as Motoro.

Já liguei para a Aquamagia, mas a pessoa que me atendeu o telefone não sabe distinguir os machos das fêmeas. Daqui a um bocado já lhe volto a ligar para lhe explicar a diferença e perceber se se trata de uma fêmea.

Publicado: (editado)

A AquaPlante é a melhor loja para isso, e para o nosso bolso.

Agora não têm raias mas custumam ter.

Á cerca de 2-3 meses tinham um casal de Potamotrygon leopoldi a 500€, muito lindas e muito baratas. Pena que não tenho mais aquarios.

Vai lá e fala com um Sr. muito gordo, é o dono da loja.

É em Benfica + ou - ao pé do Colombo

Editado por Nuno Jorge Martins
Publicado:

Hmmmm, não estou muito por dentro, mas a raia parece-me ser um peixe muito pouco viável para aquas plantados...deve levantar tudo...

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:
Vai lá e fala com um Sr. muito gordo, é o dono da loja.

Estive a ler este Topico por curiosidade e por gostar imenso de raias.... e deparei-me com esta frase .. que penso seja um tanto de má educação...

Se não me engano, é Sr. Paulo.

Peço desculpa pelo Off-topic...

DBDportugal.gif
Publicado:
Estive a ler este Topico por curiosidade e por gostar imenso de raias.... e deparei-me com esta frase .. que penso seja um tanto de má educação...

quem sou eu para "defender" alguem, mas e se o bacano não sabe o nome da pessoa? Assim e com a caracteristica fisica, pode ser que o encontre...

Acho que ajudou.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Eu não estou a defender ninguem... :) apenas não achei de bom grado... mas isso foi a minha opinião e cada um interpreta como quer. peço desculpa novamente pelo off-topic

DBDportugal.gif
Publicado:

Boas, eu já tive uma raia que comprei na aquamagia e digo-te que são muito bonitas e espertas!

Dava-lhe comida , ela subia e descia na parede do aqua muitas das vezes parecia que dançava...

Gostei muito de a ter...

Como disseram tem cuidado com a cauda tem um espigão e deve ter areia para caso ela se intimide se possa esconder , se for pedrinhas ela esconde-se mas vai-se ferir!

Boa sorte...

Abrs

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:
Boas, eu já tive uma raia que comprei na aquamagia e digo-te que são muito bonitas e espertas!

Dava-lhe comida , ela subia e descia na parede do aqua muitas das vezes parecia que dançava...

Gostei muito de a ter...

Então e o que aconteceu à dita?

Elas vivem muitos anos?

• 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Publicado:

Então pessoal ninguém adquiriu raias nestes últimos 4 meses?

Já aprendi imenso sobre estes animais. Cá em Portugal descobri pouco mas no norte da Europa e nos States a coisa está muito desenvolvida.

Tenho o macho e 2 fêmeas. São das coisas mais fantásticas que já tive em aquário. Já ando nisto da aquariofilia à uns anitos valentes e realmente estou apaixonado por estes bichos.

Até à data, não tenho tido qualquer tipo de problemas na sua manutenção. Espero que continue assim. À que manter os parametros da água e fazer muitas mudas parciais. Muita comidinha e está feito.

O macho já tem cerca de 26 cm de diâmetro. As fêmeas é que são mais pequenas, cerca de 15 cm cada, o que me preocupa, pois não sei qual vai ser a reacção do grandalhão quando quiser reproduzir e não puder pois as meninas são ainda pequenas. A ver vamos.

Um abraço

AG

Publicado:

LOL também não gostei do tom, mas cada um sabe de si

ahahaa

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

• 2 meses depois...
Publicado:

que lindo .... e dizeres lhe isso na cara ? :D

...