Recommended Posts

Publicado

ola a todos,

estou a montar o meu 1º aqurio de agua salgada vou por as caracteristicas dele depois digam qualquer coisamontagem 15/02/04

Dimençoes150*55*65

Sump120*35*45

Bombas de Circulaçao3 bombas da aquaclear no total fazem 3600lt/h,1 bomba azoo de 2500lt/h e nos procimos dias + 2 bombas que no total fazem1800lt/h no total das bombas 7900lt/h

Bomba de Repusiçao1 bomba sacem 1900lt/h

Rocha53kg de rocha viva,10kg de rocha calcaria e 30kg de rocha apanhada no portinho da arrabida

Subestrato25kg de arei de coral e 30kg de argamax

Aquecimento2 termostatos da sacem de 300w cada

Iluminaçao3 holfotos de 200w cada,1 coral actinic e 1ocean sun 10.000k

Arrefecimento 2 ventoinhas na tampa so para funcionar no verao

Skimmerfoi feito por mim

Resultados dos ultimos testes 26/03/04

Temperatura 25 graus

Salanidade 1024

PH 8,2

KG 6

NO2 0,05

NO3 0

NH4 1.0

Ca 440

ainda nao tenho fauna vou começar a por a equipa de limpesa para a semana

Publicado:

Olá,

Coloco apenas uma questão: Dizes na tua mensagem que tens 3 holofotes de 200W - que tipo de holofotes estás a falar? Eu não conheço nenhuma lampada de HQI com 200W (mas posso estar enganado!!)

Um abraço,

Diogo

Publicado:

oi...

sim Diogo... tens razão... também não tenho conhecimento de HQI de 200W...

em relação á equipa de limpeza... coloca só quando precisares e na quantidade correcta. Não vale a pena colocares muitos se não houver comida disponivel pois senão morrem.

Abraço...

Publicado:

ola a todos os holofotes nao sao hqi sao de luz solar por enquanto sao esses depois logo coloco hqi.

a equipa de limpesa estava a pensar por porque o aqua esta cheio de algas castanhas e estao a comecar a aparecer as verdes, e ja estao a aparecer as calcarias .

Publicado:

Não percebo bem o que queres dizer com holofotes de luz solar mas é muito provável que não tenhas condições em termos de espectro para manter o aquário em boas condições.

Muda o mais rapidamente possível para HQI's.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:

ola a todos,

manklit vou brevemente mudar para hqi.

disseram-me para por um topico para me darem dicas para o aqua e sump mas ate agora so falaram das luzes.

a equipa de limpesa(nasarius,turbo snails, hermitas e ofiurideos) comem as algas castanhas e verdes?

Publicado:

... é que de nada te vale falarem de aquas e sumps sem corrigires esse grande erro de usares luzes de alogénio de 200W que te vai empestar o aquário de algas e nem vais ter ponta por onde pegar depois.

Não há sump maravilha nem escumador potente o suficiente que te safe da desgraça.

Mas se quizeres que a gente fale de sumps e aquas a gente fala... :)

Abraço

Publicado:

Eu não te recomendo nassarius pelo simples facto de que são umas verdadeiras "bestinhas" e podem ser bastante crueis e brutais demonstrando uma hostilidade bestial para com outros habitantes do teu aqua.

Dou o exemplo das tridacnas, lapas e alguns hermitas que são um pitéu para estes pequenos bichinhos.

Publicado:

Viva

Só um reparo quanto aos Nassarius: são "maus" se tiverem fome, ou seja se não existirem restos de comida para se alimentarem face ao número geralmente elevado de Nassarius que põe nos aquas.

Agora Nassarius a comer eremitas???? :oops: é capaz de ser mais ao contrário, pois quando os eremitas fazem mudas para cescer e precisam de uma concha maior (que ninguem se lembra de por nos aquas...) eles decidem olhar à volta e ooops lá vai mais um Nassariu para o céu e lá fica mais um eremita com uma casa maior 8)

Agora a sério, os Nassarius são excelentes membros de equipes de limpeza, mas não exagerem no número 1 por cada 10 litros é mais do que suficiente e se não tiverem restos de comida suficientes então quando derem alimento aos peixes lembrem-se de contar com os Nassarius. Quando a fome aperta nenhum bicho é reef-safe.

RCalado

Publicado:

ola nuno mar as lampadas nao sao de halogenio mas sim flurescentes.

quanto aos nassarius eu ja tinha ouvido que se nao ouve-se comida que sobra-se para eles que comiam outros animais por isso e so dar comida a contar com eles.

mais sugestoes

Publicado:
disseram-me para por um topico para me darem dicas para o aqua e sump mas ate agora so falaram das luzes.

Eu disse-te para colocares o tópico (aliás até foi o Marco) porque tinha umas questões a colocar - não te disse que eram sobre a Sump!!!

Gostava que me explicasses que luzes "florescentes" tens nos teus holofotes de 200W????!!!! 8):oops:

Penso que tens pouca movimentação no aquário! 7900 litros/hora é muito pouco para um aquário dessas dimensões! O meu aquário tem 100x50x60 e eu tenho mais do que isso...

Gostava que partilhasses esse teu Skimmer DIY!!! Não quero parecer descrente, (e nunca vi o teu skimmer em funcionamento) mas acho que o Skimmer é demasiado importante para se descorar qualquer promenor!!!

Um abraço,

Diogo

Publicado:

ola diogo o que eu li foi que a movimentaçao devia ser de 10 a 20x o volume do aquario o meu aquario bruto leva 536,250lt com areia e rocha deve baixar para uns 450lt mais ou menos, tenho 7900lt em bombas de circulaçao mais 1900lt da de reposiçao que tambem faz movimentaçao faz 9800lt que faz mais de 20x o volume do aqua com a areia e rocha ja agora quanto e que me acoselhavas.

o skimmer e uma mistura de dois sistemas que eu vi na net, tem pedra difusora e a entrada de agua em remoinho ate agora tem trabalhado acho eu que bem.

os holofotes sao flurescentes de lampadas pequenas de 200w luz solare.

Publicado:
ola diogo o que eu li foi que a movimentaçao devia ser de 10 a 20x o volume do aquario o meu aquario bruto leva 536,250lt com areia e rocha deve baixar para uns 450lt mais ou menos, tenho 7900lt em bombas de circulaçao mais 1900lt da de reposiçao que tambem faz movimentaçao faz 9800lt que faz mais de 20x o volume do aqua com a areia e rocha ja agora quanto e que me acoselhavas.

Pensa assim: quanto mais, melhor!!!

os holofotes  sao flurescentes de lampadas pequenas de 200w luz solare.

Não percebo o que queres dizer com holofotes florescentes - isso é coisa que não existe, acho eu!!! O que é a luz solar???

Abraço,

Diogo

Publicado:

... Não há lâmpadas fluorescentes de 200W pois não há balastros nem arrancadores que suportem essa potência.

O que há em 200W no mercado são lâmpadas:

- Ultravioletas

- Incandescentes

- Halogénio

HQI estão à venda nas potências:

- 75W

- 150W

- 250W

E não falemos em potências superiores pois estamos a falar em Reefs e não em modos de cozinhar peixe.

O popov não pode ter lâmpadas fluorescentes das que enuncia pois tal lâmpada não existe.

Quanto à circulação de água... popov, eu tenho 37x o volume de água em circulação no me reef = 22.200L/h.

À supercífie da água do meu reef dá para fazer surf com pequenas vagas de 1Cm :D

Isto para chegar à conclusão que o popov tem muito pouca circulação.

Publicado:

ola a todos ntaçavou pensar em aumentar a minha circulaçao ja que dizem que e melhor eu so fui pelo que li porque pensei que podia haver movimentaçao a mais se passase-se das 20x que aconselham.

quanto as lampadas sao de 26w que equivale a 100w das lampadas flurescentes normais como leva 2 lampadas equivale a 200w.

luz solar quero dizer lampada com espectro solar.

Publicado:

... oh meu Deus...

26W que correspondem a 100W e como tens 2 corresponde a 200w! ai ai... que grande erro que estás a fazer com essas contas e nos espectros das lâmpadas as coisas não se veem assim sob o prisma da potência mas sim na temperatura Kelvin que as lâmpadas são capazes de produzir.

Para cada funcionalidade há uma temperatura Kelvin específica, na generalidade para reef usa-se temperaturas entre 10.000 e 12.000k, consegues isso com T-5 ou HQI ou com ambas que é o que eu uso(luz actínica em T-5 e luz solar em HQI).

Mas pronto, não falemos mais de luz pois não merece a pena.

Troca-me é de lâmpadas rápido antes que tenhas uma cultura de couves de bruxelas a crescer no aqua.

Quanto à circulação, eu próprio iniciei-me com 10x de circulação, em breve comecei a ter graves problemas. Passei para 20x e com um aqua maior e melhorei as minhas condissões. Mais tarde passei para 25x e pensei estar a viver uma situação de optimização máxima do potencial do meu aqua... ERRADO!!!

Por último "cromos" como o Poseidon, Marco Madeira e Diogo Lopes disseram a frase que diz tudo

- "Quanto mais melhor"

E nesse caso específico e como pretendia ter um Acanthurus Leucosternon aumentei para os actuais 37x e penso nesta altura estar com uma corrente capaz de satisfazer a maioria das espécies que requerem correnteza mais exigente.

Popov, o que mais te podemos ajudar a nível do setup do teu aqua?