Recommended Posts

Publicado

Boas.

Aqui há uns tempos estavam a pensar até q ponto mexer dentro do aquário com unhas pintadas, mãos sujas, mãos com desinfectante, detergente, sabonete, creme, gordura da comida, etc, pode afectar o equilibrio do aquário.

Às vezes podemos nem nos lembrar no q tivemos a mexer e por acaso meter a mão no aqua pra ajeitar uma pedra ou uma planta q se soltou..

Pensei nisto pq como 'miúda', é natural q às vezes tenha as unhas pintadas, tenha estado a mexer em cremes ou perfumes..

Qual a gravidade de mexer no aquário com estes produtos q mencionei (n só o verniz e os cremes atenção, mas com tudo cheers) ?

Fishies go blue blue blue

Publicado:
Bom... nãp quero ser machista... mas o problema com os cremes, perfumes e tinta nas unhas, só mesmo com as mulheres!!

cheers

Eu evito mecher no aqua depois de lavar as mãos sabonete (embora axo que este é inoculo) mas vernizes e acetonas e cremes e etc, podem conter quimicos nocivos aos peixes, pode até ser uma quantidade pequena e diluida na litragem do aqua não ser nociva, mas até pode ser ou algum peixe que esteja mais debilitado pode ser afectado, é claro que o verniz for de uns dias e estiver mais que seco não sei se larga grandes residuos, mas os cremes, detergentes e etc. eu lavo bem as mãos com agua corrente antes de as por no aqua e até tenho cuidado com a mão que segura o cigarro.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado: (editado)
Bom... nãp quero ser machista... mas o problema com os cremes, perfumes e tinta nas unhas, só mesmo com as mulheres!!

:smilecolros:

sim mas vocês homens tb mexem em coisas q podem prejudicar o equilibrio do aquário 8)

Editado por Sumatra

Fishies go blue blue blue

Publicado:

Exacto. Um amigo meu deu cabo da fauna porque foi enterrar um planta pouco depois de ter andado a usar um tira nodoas qualquer.

DBDportugal.gif
Publicado:

Eu pergunto ao contrario, até que ponto as bacterias do aquario poderão ser prejudiciais á saude humana? alguem sabe? :smilecolros:

Tanga540

img023.jpg

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Publicado:

Não me parece que elas nos possam ser prejudiciais... Basta lavares as mãos com água corrente e o cloro nela existente dá logo cabo das bactérias.

Claro que deve haver casos e casos, mas não creio que possamos olhar para um aqua como fonte de contágio...

DBDportugal.gif
Publicado:

Bom, isso da mesma forma que se passarmos as mãos por agua antes de mexer no aqua, não haverá problema. Mas, inadevertidamente se uma criança meter as mãos á boca depois de mexer no aqua que consequencias poderá ter? nada? Uma diarreiazita? Ou algo mais serio?

Tanga540

img023.jpg

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Publicado:

O nosso corpo está dotado de defesas. Nós lidamos permanentemente com bactérias, fungos, vírus e outros micro. Até dentro de nós esses seres estão... As bacterias presentes num aqua não costumam ser de tal forma agressivas que o organismo não as consiga travar ou reaja com alergia.

Agora, se o aqua estiver em tratamentos, não sei. É possível que o antibiotico A ou B, o antifungico C ou D, etc não possam provocar uma alergia ou um problema menor numa criança. Num adulto saudavel, parece-me mais complicado que isso possa sequer acontecer.

DBDportugal.gif
Publicado: (editado)

No pior cenário de bactéria, talvez uma diarreia....Não deve haver muitas bactérias perigosas na água do aquário

O pior problema poderá ser com parasitas intestinais. Ténias por exemplo. Os peixes podem ter e passar para o homem através da ingestão.

Editado por gonzalu
Publicado:

Os produtos como detergentes cremes etc, erriquecidos em produtos químicos ou gordura são prejudiciais para o aquário, os seus danos é que podem varias e podem não provovar quase nada ou a destruíção do aquário!

Quanto a nós ficarmos contaminados... nas tartarugas juvenis há sempre o risco de salmonelas eu tenho-as e a higiene é mais que cuidada, nos peixes também a faço, pois ouvi aqui no forum dizer que existe uma doença bacteriana transmitida por peixes de água doce que é nociva ao ser humano, não me recordo ao certo! Mas por norma se tivemros o nosso aquário estável penso que não sofreremos graves danos :) mas isso não implica que não tenhamos uma devida higiene na manutenção do mesmo...

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png