ricardo/madureira Publicado Abril 12, 2007 Publicado Abril 12, 2007 As minhas anúbias estão sempre a ficar amarelas sera que me podem dizer o porque disto acontecer. Elas estão sempre a ter rebentos novos mas as folhas mais antigas ficam amarelas se alguem me poder dizer o porque agradeço obrigado
Nuno Antunes Publicado: Abril 12, 2007 Publicado: Abril 12, 2007 Movido para o fórum de plantas. Não te vou adiantar muito e deixo aos experts uma resposta mais detalhada, mas talvez o problema seja ou luz a menos ou falta de nutrientes. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Marco Monteiro Publicado: Abril 12, 2007 Publicado: Abril 12, 2007 Olá Ricardo, esqueceste de dizer que as tuas anúbias estão num aquário de ciclídeos africanos, daí a provável resposta do Nuno Antunes Assim sendo, penso que a hipótese da falta de luminosidade está descartada por completo. Com a experiência que tenho das anúbias no meu aqua, posso dizer-te que apenas as anúbias nana conseguem manter uma coloração mais escura e brilhante num aquário de ciclídeos. Como compreendes, o elevado PH (factor alcalino) nestes aquários é prejudicial ao crescimento e desenvolvimento das plantas, exactamente por isso é que é tão difícil a sua manutenção, o que nos leva a uma escolha criteriosa neste campo. Eu mantenho valisnérias gigantea, anubias nana e fetos de Java no meu aqua, coloco fertilizante liquído em cada quinze dias e consigo manter, dentro do possível, alguma qualidade de "verduras" Um abração, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
ricardo/madureira Publicado: Abril 12, 2007 Autor Publicado: Abril 12, 2007 Boas Marco tb ja tive Vallisnerias so que em 2 semanas foram a vida. As anúbias estão sempre a crescer rebentos novos o problema são as folhas maiores ficam sempre amarelas mas so acontece com as folha maiores sera por estarem mais perto da luz? Eu tenho as lampadas a meio do aquario e junto todos os meses umas pastilhas da jbl ferrotabs (acho que o nome esta mal escrito). Que é que achas que devo fazer ainda estou a aprender e não queria cometer as asneiras que fiz com os peixes porque senão fica o aquario sem plantas
Marco Monteiro Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 Olá Ricardo, o procedimento que estás a adoptar está de facto correcto, no entanto o problema reside no elevado PH da água dos ciclídeos africanos. Os factores que condicionam uma sutentação favorável das plantas são muito reduzidos nestes aquários, pois para além do PH elevado existe por norma uma baixa quantidade de CO2 dissolvido, o que não favorece o crescimento da maioria das plantas. Por outro lado, outros factores limitam também a saudável manutenção das plantas, pois como tu sabes os ciclídeos africanos sujam demasiado a água aumentando o nível de amónia (e a amónia num aquário com PH alcalino é muito mais tóxica do que com um PH neutro), o que deverá ser compensado com um bom sistema de filtragem biológica, mecânica e química. As Valisnérias que experimentaste eram as Gigantea?! Aposta nos Fetos de Java e nas Anúbias Nana, verás que com o tempo obténs resultados satisfatórios. Já agora, que iluminação é que tens no teu aqua? Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
ricardo/madureira Publicado: Abril 13, 2007 Autor Publicado: Abril 13, 2007 Olá Marco as valisnérias não sei se eram as gigantea foi o Andre que ja trabalhou na orni que mas vendeu mas eram enormes so que foram em 2 semenas o Andre tenhas na loja dele para ver se recuperam. A iluminação tenho 1 power glo e a outra ja trazia na calha é uma silvania, achas que sera preciso adicionar co2? eu tenho uma anubia heterophylla esta sempre a crescer rebentos novos todas as semanas so que ja sabes como ficam
Marco Monteiro Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 Olá Marco as valisnérias não sei se eram as gigantea foi o Andre que ja trabalhou na orni que mas vendeu mas eram enormes so que foram em 2 semenas o Andre tenhas na loja dele para ver se recuperam. A iluminação tenho 1 power glo e a outra ja trazia na calha é uma silvania, achas que sera preciso adicionar co2? eu tenho uma anubia heterophylla esta sempre a crescer rebentos novos todas as semanas so que ja sabes como ficam Na minha opinião penso que não justifica investir no CO2 num aquário de ciclídeos africanos Ricardo! É preferível ires experimentando as espécies de plantas mais resistentes e que se adaptem melhor à qualidade da água do teu aquário. Relativamente à iluminação está tudo ok, se tu aumentares a luminosidade vais ter problemas sérios com a proliferação de algas uma vez que num aquário com poucas plantas os níveis de fosfato disparam. Um abração, P.S: Este fim-de-semana levo os Polit para ti, ok? Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Recommended Posts