paulo.oliveira Publicado: Abril 16, 2007 Share Publicado: Abril 16, 2007 Penso que para isto funcionar, tem que haver uma bomba de vácuo por cima actuada com por ex. um sensor de nível para não puxar a água para dentro dela. Pode ser impressão minha, mas parece-me as as bolhas de ar sobem mais rápido do que o normal, como se algo as tivesse a puxar em cima. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 16, 2007 Share Publicado: Abril 16, 2007 Olá. Assim era impossível, pois a pressão por cima de ambas as águas seria a mesma (atmosférica) e a coluna teria obrigatoriamente que escoar de forma a manter-se tudo à mesma altura (Princípio dos Vasos Comunicantes). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 mas assim, toda a coluna descambava para baixo...eh isso k se tem discutido... mas so se tem falado do ar.....n sei se ja repareram(ou talvez seja dos meus olhos).....mas no segundo video os peixes estao a comer e a comida eta na superfie da agua no "aqua predio"....como foi la parar???? deixo esta questao em aberto para atiçar mais a discusao.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 mas assim, toda a coluna descambava para baixo...eh isso k se tem discutido... desculpem, n tinha reparado k ainda havia mais uma pagina....estava a responder ao membro Caillean Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Caillean Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 desculpem, n tinha reparado k ainda havia mais uma pagina....estava a responder ao membro Caillean Ok já percebi, é que não tive paciencia para ler os comentários todos :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TGV_23 Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 voces não vêm as mesnagens do ppl antes de responder? a questão da comida axo que se ve no 1º video o homem mete a comida com a rede na parte de baixo e axo que ele vai subir por ai..... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 Penso que para isto funcionar, tem que haver uma bomba de vácuo por cima actuada com por ex. um sensor de nível para não puxar a água para dentro dela. Pode ser impressão minha, mas parece-me as as bolhas de ar sobem mais rápido do que o normal, como se algo as tivesse a puxar em cima. É normal... A pressão interfere na velocidade/aceleração das bolhas de gás num líquido. Quanto menor a pressão, mais facilmente as bolhas se deslocam. Óbvio que em água, devido a ter uma viscosidade baixa, quase que não é perceptível... mas num gel, ou outro líquido que tenha uma viscosidade maior, nota-se bem que quanto mais baixas estão as bolhas, menor elas são (maior pressão) e mais devagar andam. Quanto à bomba de vácuo... acho que é fruta a mais... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 Eu acho que é mais ou menos como o percurso universitário de José Sócrates Pinto de sousa. É dificil de explicar, mas que se fez, fez! Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Teixeira Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 Eu acho que é mais ou menos como o percurso universitário de José Sócrates Pinto de sousa. É dificil de explicar, mas que se fez, fez! Estive a ver bem o 2º video e se repararem tem uma cena branca no lado esquerdo do aqua (pode ser qq coisa como uma valvula tipo de autoclismo) e parece-me que o nivel da agua vai descendo pq se repararem no fim do video a agua está com um nivel mais baixo, agora a questão é, a quantidade de ar que entra na superficie corresponde a quantos litros de ar? qual o ratio de descida a agua tem? a valvula pode servir para acionar uma bomba de vacuo que retire o ar em excesso e reponha o nivel de agua. em todo o caso não resisti e mandei-lhe uma mail a perguntar como .... Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 bem, realmente isto é interessante! Uma maneira simples de fazer uma bomba de vácuo rudimentar é aproveitar movimento de água, por exemplo como se faz nos exsicadores; um tubinho ligado ao topo do aquário coluna; e esse tubinho vai dar a outro onde circula água (pode-se aproveitar o filtro), essa a água arrasta o ar. Isto poderia funcionar, mas não sei não... outra maneira, claro, é ter feito só para a foto! verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Abril 17, 2007 Share Publicado: Abril 17, 2007 parece-me que o nivel da agua vai descendo pq se repararem no fim do video a agua está com um nivel mais baixo realmente da essa sensaçao....sera k ele mete as bolhas de ar so na altura de filmar para kem ver o filme reparar k os dois aquas têm ligaçao? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Teixeira Publicado: Abril 18, 2007 Share Publicado: Abril 18, 2007 realmente da essa sensaçao....sera k ele mete as bolhas de ar so na altura de filmar para kem ver o filme reparar k os dois aquas têm ligaçao? não julgo, até pq precisa de movimentar a agua do aqua de cima e a pedra difusora faz essa função, eu julgo é que o ar que entra é (quase) despresivel e poderá ser rectificado semanalmente ou quinzenalmente. e isto poderá ser feito introduzindo um tubo por dentro dum aqua e "aspirar" o ar. Sim pq um aspirador deve cumprir a função. Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao costa Publicado: Abril 18, 2007 Share Publicado: Abril 18, 2007 essa ideia da fishhighway é muito baril, já reparam a litragem que se pode ganhar se for utilizado um sistema semelhante mas em vez de ser com os corredores de acrilico , fosse utilizado outro aqua..... teriamos dois aquas a funcionar com a mesma água e com um unico sistema de filtragem e aquecimento, isto até resultaria muito bem para se fazer um filtro biologico exclusivamente de plantas , mas será que que o aquario que ficasse por baixo aguentaria a pressao realizada pela agua do aqua superior dado que a massa de água seria semelhante nos dois??? Obrigado Joao Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao costa Publicado: Abril 18, 2007 Share Publicado: Abril 18, 2007 e ainda se poderia substituir as sumps actuais e as suas bombas desde que as sumps fossem hermeticamente fechadas e colocadas acima do aqua , ainda se poupava uns eurois nas bombas , o problema seria extrair todo o ar existente na sump hermetica Obrigado Joao Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts