Recommended Posts

Publicado:

como será isso possivel ?

Segundo me parece é um aqua dentro do outro, fechado em baixo, mas como é vidro vês os peixes a circular por baixo, mas se reparares bem, nenhum passa de um lado para o outro, agora que é uma montagem magnifica isso é, e se levasse uma floresta de bonsais numa placa de xisto num dos lados ainda melhor ficava .... (isto é um projecto meu a longo prazo, ainda não sei bem como o vou fazer, mas aqui está uma ideia ... :snipersmile: )

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

muito fixe :snipersmile:

sao na realidade dois aquarios, mas juntos, os peixes passeiam de um para outro a vontade, a agua mantem-se no aquario tipo "predio" devido a pressao

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

Publicado:
Segundo me parece é um aqua dentro do outro, fechado em baixo, mas como é vidro vês os peixes a circular por baixo, mas se reparares bem, nenhum passa de um lado para o outro, :snipersmile: )

os peixes circulam de um aqua para outro, repara bem :microwave: e não esta fechado em baixo.

Publicado:
sao na realidade dois aquarios, mas juntos, os peixes passeiam de um para outro a vontade, a agua mantem-se no aquario tipo "predio" devido a pressao

sim é o que pareçe, tipo os bebedouros dos passaros pra quem sabe do que falo, mas a uma coisa que me intriga é que o aqua tipo predio tem uma bomba de ar :snipersmile: o que iria fazer comque a agua desça para o aqua de baixo fazendo-o transbordar e ficando o "predio" vazio.

Publicado:

Só estou a ver uma justificação. O ar que entra tem de ser o mesmo que sai, certo?

Reparem que o fundo é falso e a água não vai até acima.

O meu palpite vai para que ele tem a bomba de ar atrás do fundo falso, numa espécie de "coluna seca".

Ok, mas se fosse isto, colocava-se a questão que o ar era sempre o mesmo, sem renovação.

Outra possível solução poderá passar por algures por ali tem um tubo ligado a uma bomba de ar de semelhante débito que a primeira para a extracção (até porque para ele conseguir encher aquilo até acima teve deu sar uma bomba de extracção para fazer o vácuo... acho eu).

Cumps

Publicado:
Só estou a ver uma justificação. O ar que entra tem de ser o mesmo que sai, certo?

Reparem que o fundo é falso e a água não vai até acima.

O meu palpite vai para que ele tem a bomba de ar atrás do fundo falso, numa espécie de "coluna seca".

Ok, mas se fosse isto, colocava-se a questão que o ar era sempre o mesmo, sem renovação.

Outra possível solução poderá passar por algures por ali tem um tubo ligado a uma bomba de ar de semelhante débito que a primeira para a extracção (até porque para ele conseguir encher aquilo até acima teve deu sar uma bomba de extracção para fazer o vácuo... acho eu).

Cumps

sem renovação não é bem assim pq toda a base é aberta e a oxigenação dá-se por ai, o ar dentro da coluna apenas provoca a circulação da agua na mesma ...

É bem possivel que seja isso.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

até pode ser bem possivel essa da bomba para o vacuo

como foi dito pelo Miguel Marques se ele tivesse duas bombas ou um circuito fechado naquela parte intrigante do ar em cima

bastava ele parar as bolhas e tirar o ar de lá com a outra bomba

até parece simples no ponto de vista teorico...

lol

alguem com coragem para fazer uma coisa dessas ca?

Publicado:
até pode ser bem possivel essa da bomba para o vacuo

como foi dito pelo Miguel Marques se ele tivesse duas bombas ou um circuito fechado naquela parte intrigante do ar em cima

bastava ele parar as bolhas e tirar o ar de lá com a outra bomba

até parece simples no ponto de vista teorico...

lol

Eu tenho umas ideias a longo prazo e podem muito bem passar por algo parecido ...... :drinking: a ver vamos ....

Mas se for é para daqui a um ano, ano e meio.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

Boas

Não estou a ver qual o problema que vos intriga!

Um aqua em baixo e outro aqua em cima sem fundo e com tampa de iluminação.

Uma bomba de ar baixo por debaixo do aqua de cima (as bolhas percorrem os dois aquas e sai pela parte de cima do 2º aqua)

A agua do 2º aqua n desche porquefica segura com a pressão do 1º aqua.

Não estou a ver qual o problema! facil facil.

cumps

Jose Antonio

Publicado:
Boas

Não estou a ver qual o problema que vos intriga!

Um aqua em baixo e outro aqua em cima sem fundo e com tampa de iluminação.

Uma bomba de ar baixo por debaixo do aqua de cima (as bolhas percorrem os dois aquas e sai pela parte de cima do 2º aqua)

A agua do 2º aqua n desche porquefica segura com a pressão do 1º aqua.

Não estou a ver qual o problema! facil facil.

cumps

Jose Antonio

não é assim tão facil, para a agua segurar tens que ter vacuo (ou seja o aqua mais alto tem que ser hermetico) se lhe estás a bombar ar ... a agua tem tendencia a descer .... podes sempre fazer o teste em casa com um tuperware e dois copos plasticos, o primeiro normal e o segundo faz-lhe um furo no fundo a ver se aguentas a agua ...... ;)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

O fórum já teve a estudar algo "parecido" para apresentar nos eventos, que foi a fish highway mas após consultar os custos envolvidos... bem... esquecemos a ideia...

Talvez um aqua semelhante a este seja mais barato, pois só envolve vidro... hmmmmmm... ;) interesting...

Publicado: (editado)
não é assim tão facil, para a agua segurar tens que ter vacuo

Não será hermético?

Para ser vácuo tens que retirar todo o ar.

Para retirar o ar tens que ter um furo no topo.

Editado por jonasguindaste
Publicado:
Não será hermético?

Para ser vácuo tens que retirar todo o ar.

Para retirar o ar tens que ter um furo no topo.

nao é preciso ter um furo no topo

quando falamos em vacuo.... nao é bem vacuo

experimentar uma garrafa de agua pequena, tens o teu aquario

enches metade da garrafa la dentro do aquario e viras para o ar ficar em cima mas sempre com a garrafa dentro de agua depois puxas ela para cima de maneira a que o gargalo fique dentro de água...

tens uma elevação de água e os peixes podem nadar la se couberem claro e não tens vácuo

depois arranjas um tubo das pedras difusoras e metes para apontar la pa dentro

sopras um pouco para as bolhas irem la pa dentro e ves a água a descer....

é simples

Publicado:
depois arranjas um tubo das pedras difusoras e metes para apontar la pa dentro

sopras um pouco para as bolhas irem la pa dentro e ves a água a descer....

É exactamente isso que está aqui a fazer confusão ao pessoal... ::D:

Publicado:
É exactamente isso que está aqui a fazer confusão ao pessoal... :?

pois eu sei

mas ja meteram aqui algumas ideias de como possivelmente é feito

talves com as duas bombas uma a tirar e outra a meter, mas nesse caso não tou a ver como é que uma bomba de ar normal de aquario vai tirar o ar de lá só se ele meter a bomba isolada para as entradas de ar corresponderem a aquele sítio

é uma questão de também experimentarem :

criam uma caixa de plastica vedada com 3 furos para os tubos um para a saida e outro para entrada, e o fio da tomada

o de saida do ar vai tar ligado à bomba e à entrada da garrafa depois so têm que fazer um furo na base da garrafa e veda-lo com o tubo, ligam esse tubo à outra entrada da caixa

e têm um sistema fechado

no caso do áquario as bolhas que ele mete com a rede axo que se consideram desprezaveis a curto prazo...

fiquem bem

Publicado:

Olá pessoal.

Não sei se será uma ideia descabida, mas eu creio que isso funciona hermeticamente (técnica do copo invertido e puxado para cima), mas no topo tem uma válvula de escape. Ou seja, é tal e qual uma válvula anti-retorno.

Quando a pressão é grande, devido à injecção de ar por parte da bomba no fundo, a pressão em excesso sai pela válvula. Sendo que esta tranca logo, e faz com que a água não desça do aquário estanque.

Agora não sei é se isso resulta, ou se com o aumento da pressão, é mais fácil a água descer ou o ar em excesso sair como descrevi...

Bem... quem tiver dinheiro e tempo para experimentar, que o faça :?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

boas

Não sei se será uma ideia descabida, mas eu creio que isso funciona hermeticamente (técnica do copo invertido e puxado para cima), mas no topo tem uma válvula de escape. Ou seja, é tal e qual uma válvula anti-retorno.

Quando a pressão é grande, devido à injecção de ar por parte da bomba no fundo, a pressão em excesso sai pela válvula. Sendo que esta tranca logo, e faz com que a água não desça do aquário estanque.

nunca ia resultar! a agua is sempre descer porque é muito pesada, até a agua ficar ao nivel da do aqua de baixo, havera sempre vacuo e numca pressão pressão positiva(´se me faço entender).

a valvula tipo valvula de retorno no topo podia ser uma das soluções pra encher o aqua, arranjando maneira de chupar o ar, acho que não há folgo que aguente

Publicado:

Olá,

Isto aparece com cada ideia... Haja engenho!

Como já foi dito o principio é o mesmo dos bebedouros de água usados para pássaros (os de tubo). Só quando a água no aqua de baixo baixar e permitir entrar ar é que a água da coluna vertical cai. Os peixes passarem de um para outro lado é o mais simples.

A injecção de ar deveria obviamente fazer a coluna de água baixar, ou melhor deveria mais que isso criar uma fuga e fazer a cluna cair relativamente depressa. Não me parece que o caudal da bomba seja tão constante/exacto que desse para retirar e introduzir ar ao mesmo tempo, na mesma coluana vertical.

Será queo efeito de "bolinhas" não é feito numa coluna falsa ou assim? Sendo apenas visual mas sem ter nada a ver com a coluna suspensa por não entrar ar nessa zona? Não consigo ver em detalhe no video, mas seria possivel algo assim.

Curioso e interessante é, mas não arriscava uma coisa dessas no meio da sala, já me basta um bebedouro ou outro que fica mal encaixado, e que mesmo só com 100ml faz uma "chiqueirada" considerável.

Cumprimentos,

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Publicado:

Olá.

nunca ia resultar! a agua is sempre descer porque é muito pesada, até a agua ficar ao nivel da do aqua de baixo, havera sempre vacuo e numca pressão pressão positiva(´se me faço entender).

A pressão não é negativa dentro da caixa... é, é menor que a atmosférica. Acho que é isso que querias dizer...

Quanto ao não poder funcionar, já tinha dito isso:

Agora não sei é se isso resulta, ou se com o aumento da pressão, é mais fácil a água descer ou o ar em excesso sair como descrevi...

:shock:

Abraço.

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá pessoal.

Bem... quem tiver dinheiro e tempo para experimentar, que o faça love you

Cumprimentos

Luís Fortunato

acho que tens razao so assim e que a agua nao desce mas mesmo assim e dificil de dizer algo sem seperimentar

TOYOTA

Publicado:

Olá de novo.

Porque é que ninguém experimenta?

Peguem num copo, façam essa marosca de o levantar e coloquem-no por cima de bolhas de ar, e vejam se o nível de água desce ou não... deve descer.

Eu até experimentava, mas não tenho aqui bombas de ar...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Desculpem lá qualquer coisinha, posso vir a escrever uma grande bacurada, mas não será que o aquario que está a fazer de coluna está aberto por cima?!? Acho que assim se resolvia o problema, e era logico ver as bolhas de ar a subirem e não haver qualquer problema com as pressões.