Recommended Posts

Publicado

Boas!

É mesmo como diz o título... tenho co2 caseiro por fermentação mas n estou muito satisfeito com a pedra difusora porque as bolhas chegam logo à superfície e rebentam. Não testei ainda o nível de co2 mas não se deve diluir muito :)

Por isso gostaria que me apontassem um bom difusor para este método de produção de co2, ou melhor ainda um kit que depois possa ser adaptado (penso que o da nutrafin é uma hipótese).

Abraços ;)

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Publicado:
Boas!

É mesmo como diz o título... tenho co2 caseiro por fermentação mas n estou muito satisfeito com a pedra difusora porque as bolhas chegam logo à superfície e rebentam. Não testei ainda o nível de co2 mas não se deve diluir muito :sleeping:

Por isso gostaria que me apontassem um bom difusor para este método de produção de co2, ou melhor ainda um kit que depois possa ser adaptado (penso que o da nutrafin é uma hipótese).

Abraços :)

Boas,

Tenho um aqua igual ao teu e tenho um difusor Nutrafin. Estou muito contente com ele, sobretudo porque é de fácil limpeza e dificilmente entope.

Publicado:

Boas,

nessa situação o melhor difusor que podes arranjar (mais eficiente) é mesmo em zigzag (Nutrafin) ou em espiral (julgo que a JBL tem um)

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:
Boas!

O que vem com o kit da sera start também dá ou não?

Cumps

Não sei qual é o kit, mas se o princípio for o mesmo ta óptimo...

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Olá! Eu ví um post de alguém que usava uma bomba de ar hydor pico 1 para fazer a difusão do CO2 e resolvi experimentar!

É uma ideia meia maluca mas funciona mesmo muito bem! Corta-se o cabo por onde entra o ar na bomba e liga-se à garrafa/garrafão de CO2!

As bolhas ficam mesmo muito pequenas! Parece uma nuvem! Eu é que não tenho fotos se não punha-te aquí uma!

Acho que quem colocou aquí o post (com fotos) desse "difusor" se chamava Tiago do Vale (se não for este o autor ou tiver escrito mal o nome peço desde já desculpa!).

Uso este sistema há mais de um mês e para já só tenho coisas boas a dizer dele:

Boa difusão, a bomba é minuscula e fica enterrada na areia (por isso nem se vê) e tem manutenção super-simples!

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado:

Desculpem a má qualidade das fotos mas o problema é mesmo do fotógrafo! :P

Difusor111.jpg

No canto inferior direito vêem a ponta do difusor! Desculpem não tirar foto melhor mas a foto teve de ser tirada quase na vertical...

Bolhas1.jpg

Nesta foto da para ver como as bolhas ficam minusculas!

Não levem a mal as fotos mas estou a tentar aprender como tirar umas macros decentes!

E parece que ainda não é desta! ;)

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado:
Desculpem a má qualidade das fotos mas o problema é mesmo do fotógrafo! :P

No canto inferior direito vêem a ponta do difusor! Desculpem não tirar foto melhor mas a foto teve de ser tirada quase na vertical...

Nesta foto da para ver como as bolhas ficam minusculas!

Não levem a mal as fotos mas estou a tentar aprender como tirar umas macros decentes!

E parece que ainda não é desta! ;)

Boas!

Tenho um filtro interno arrumado de 380L/h. Será que retirando a parte que alberga a esponja e demais materias filtrantes e ficando só com a parte da bomba de ar dará para fazer algo parecido?

Cumps

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Publicado:

É uma questão de experimentares para veres o efeito!

Este tem uma esponja pequena na saída da bomba que força as bolhas de CO2 a fiquerem muito pequenas, se conseguires fazer com um teu uma coisa semelhante avisa que gostava de ver! ;)

De qualquer maneira este não custou nada de extraordinário, acho que ficou à volta dos 12 euros... Se bem que a memória já não é como antigamente, por isso não há garantias! :P

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado:
Recentemente vi uns chineses muito mais baratos e parecidos com os da DYMAX, mas que não têm a espiral.

Boas!!!

esses difusores chineses eram vendidos onde?

e a que preço?

Cumprimentos aqua_boy

userbar03.jpg
Publicado:

Também já vi na ornimundo do Arrábida em VN Gaia. Por isso deve ter em qualquer loja da ornimundo. O preço era mais para os seis euros e tal.

Cumps

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Publicado:

Olá! Ando numa de ir experimentando difusores usando co2 caseiro.

A garrafa base é a original da nutrafin.

O primeiro difusor foi mesmo a escadinha que vinha na embalagem. Os resultados foram bons, gostei de ver as plantas.

O segundo foi o CO-100 da Boyu, que é o vendido na Ornimundo. Este já é de cerâmica. Não gostei lá muito.

Hoje montei o terceiro. Consiste num difusor que se monta no filtro exterior. Isto é, pode ser usado a meio da mangueira que tem o fluxo de entrada no filtro, ou mesmo na ponta da mangueira que tem o fluxo de entrada. Onde ele está montado é feita a mistura do co2 com a agua que vai passando, e teoricamente o co2 vai-se dissolvendo na agua durante o percurso até entrar no aqua outra vez.

É este:

CD-01%2001.jpg

CD-01%2002.jpg

O esquema:

CD-01%2003.jpg

Em que o 1 e o 4 é mangueira que tem o fluxo de entrada para o filtro.

O 2 e o 3 é mangueira que liga ao recipiente que cria o co2.

Ainda pouco vi deste novo difusor, mas a conclusão que chego é:

Se o co2 é caseiro, o melhor mesmo é uma pedrinha difusora, daquelas da bomba de ar, ou então a escadinha da nuitrafin. E porque, porque o caseiro não produz pressão suficiente para furar a membrana de cerâmica durante muito tempo. Dou um exemplo, a minha mistura caseira durava 4 semanas com a escadinha da nutrafin a manter uma cadência de 1 bolha de 4 em 4 segundos.

Com o difusor de ceramica de 2 em 2 semanas tenho de fazer a mistura.

Só vou esperar uns dias, e depois meto os 2 difusores a venda, e vou voltar a escadinha, mas antes experimento a pedra difusora. E quando tiver dinheiro disponível compro um kit de co2 da aquaristik e aí sim, compensa um difusor de cerâmica.

Atenção, este é o meu testemunho, porque há quem não se queixe do difusor de ceramica com co2 caseiro.

Paulo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!