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Boas,

 

 

Lanço esta pergunta para o ar em tom de desabafo nao so por mim mas por todos aqueles que pelo menos uma vez ja se sentiram vitimas de enganos e deslealdade por parte de alguns lojistas e as vezes ate pior- o caso da falta de formaçao e alguma sensiblidade por parte dos mesmos.... passo a citar:

 

- falta de cuidado a identificar certas especies de peixes;

 

- falta de rigor no manuseamento dos peixes no acto da compra ( o erro mais vulgar)

 

- falta de condiçoes de aclimataçao nalguns casos ( e nao sao tao poucos quanto isso)

 

... e um dos que acho que e o pior : entrar numa loja e ver peixes mortos a boiar ja com alguns dias de decomposiçao... xiiii, isso entao e demais- nos quando vamos tomar um cafe ou vamos a um restaurante na maior parte das vezes a mesa esta limpa, certo? nem que seja por uma questao de apresentaçao....

 

deixo aqui este topico em aberto para quem quiser desabafar as suas mas experiencias...afinal toca-nos no bolso a maior parte das vezes mas o pior e o sofrimento e a degradaçao das condiçoes de higiene dos animais

 

 

 

Abraço,

 

Sérgio Sousa

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Acabei de falar nisto noutro tópico, mas penso q também se adequa a este..

 

Na Ruimar a grande parte dos aquários do fundo estão uma vergonha, sujos, cheios de peixes mortos e doentes.. Vê-se q não há o mínimo cuidado e já há muito tempo q aquela loja deixou de me inspirar confiança.

Fishies go blue blue blue

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Acabei de falar nisto noutro tópico, mas penso q também se adequa a este..

 

Na Ruimar a grande parte dos aquários do fundo estão uma vergonha, sujos, cheios de peixes mortos e doentes.. Vê-se q não há o mínimo cuidado e já há muito tempo q aquela loja deixou de me inspirar confiança.

 

 

 

Boas,

 

Pois e... ate ganharmos alguma experiencia no ramo levamos por tabela... e que mesmo depois de deixarmos de escolher certas e determinadas lojas- o importante e que os animais continuam a ser subjugados .

 

outro factor: tudo bem que em certos casos nao existe formaçao por parte de certos funcionarios..., ordenados desmotivadores, condiçoes de trabalho que nao soao as ideais... mas santa paciencia!!! No minimo dos minimos saberem que andar com uma rede a bruta atras dos peixes stressa nao so a minha vista como os proprios animais.

 

e o que nos podemos fazer alem de boicotar ? sinceramente ja estive para apresentar queixa na DECO por tentativa de me intrujarem meia duzia de cardinais todos raquiticos.. coitados ... situaçoes caricatas e ate anedoticas tipo: eu apontar para uns e todos os que me iam parar ao saco nem barriga tinham... bati o pe! - ou levo o que peço ou entao adeus...

 

 

 

Abraço

 

 

Sérgio Sousa

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Bom eu tem pelo menos 3 lojas que deixei de ser cliente, passo a citar as razoes

 

Ruimar - pelo mau aspecto dos seus aquarios, bem como de alguns peixes que lá habitam... sérios defices na apresentação de plantas que passado um tempo estão muito remexidas, partidas etc... deviam controlar os clientes impedindo que os mesmos mexessem e voltassem a mexer nas plantas...

 

Ornimundo Vasco da Gama - Pela mesma razao descrita atrás, muito má formação dos funcionarios e uma certa indiferença para com os clientes, desculpem mas eles não percebem absolutamente nada de peixes, nem das suas caracteristicas, não acertam uma, faz alguns meses que fiz uma pergunta por curiosidade acerca de reprodução de bettas e a resposta era que esta era impossivel, teria que se esperar x tempo para a femea desovar e depois tiravamos o macho, esta e muitas outras calinadas (acho que como em qualquer emprego deve-se perceber um minimo daquilo que se faz, não é necessario um curso superior, mas secalhar era indicado uma formação simples e rápida), portanto para mim eles estão lá apenas á espera que o cliente diga quero isto e aquilo, depois paga e vai embora, no entanto as coisas nao sao assim tao lineares.

 

Aquaplante - Muito boa loja em termos de variedade, mas muito má disponibilidade e simpatia por parte de uma vendedora, pode ser impressão minha, posso ser eu que sou esquesito, mas é daquele género que fica pior que estragada por ter q responder a dúvidas e no fim levar uma quantia de 2€, parece que só quer vender, e que não quer aturar ninguém... Como eu disse pode ser apenas impressao minha, é assim que vejo as coisas... Um dia leva-se 2€ no outro quem sabe não se leva 20€...

 

Lojas para mim de referencia são:

 

Naturline (simpatia, muita disponibilidade, muito boa aparencia, boa qualidade, bons conhecimentos, muita variedade)

Aquamagia (simpatia, muita disponibilidade, muito boa aparencia, boa qualidade, bons conhecimentos, variedade)

Loja dos discus (simpatia, disponibilidade, bons discus)

 

Tem outras mas estas sao as preferidas

Cumprimentos

Rui Alves

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pois eu ca no algarve tenho 2

 

O PICANÇO (simpatia, boas condicoes para os animais , variadade , e acima de tudo pessoal qualificado como o Daniel e outro rapaz que se la encontra que nao sei o nome)

 

PROBIX (loja pequena , pouca variadade mas acima de tudo tem qualidade e simpatia e disponibilidade da D.LENA para qualquer assunto )

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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Boas! Muitas das lojas aqui mencionadas são lojas de animais não especificamente de aquariofilia, Eu ainda não conheci nenhuma loja que não fosse especificamente de aquariofilia em que os funcionários percebessem alguma coisa do assunto.

Por exemplo a loja da Tropica situada da Av. João XXI em Lisboa, não percebem nada do assunto, quando perguntei se os dois Discus que lá tinham e eram um casal responderam-me que deviam ser pois quando estavam juntos costumavam ser. As plantas não estavam identificadas e também ninguém me sabia dizer nem o nome nem e muito menos as necessidades das mesmas, eu é que tive de lhes explicar que as plantas eram como os peixes e que cada uma tinha necessidades diferentes logo ninguém devia comprar plantas que não estivessem de acordo com as características do seu aquário.

Mas infelizmente esta não é um caso isolado existem muitas outras bem piores, as quais não vou especificar pois isto passaria a ser quase um testamento.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

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Eu conheço uma loja, pelo menos, cuja especialidade não são aquas e que percebem bastante. A loja dos bichos, no RioSul, no Seixal. Tem um problema, que já lhes disse: São caros! Mas agora estão a expandir-se, começam a ter ciclideos com alguma qualidade e variedade e estão a melhorar enquanto loja. Mas o pessoal é porreiro e percebe de peixes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

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A maioria das casas com uns aquários e peixinhos que vemos por aí, são tudo menos lojas em que os fncionários percebem de aquariofilia... Eu sou um frequentador assíduo da Naturline e não me importo de pagar uma quantia (mínima) a mais por um peixes, ou por uma planta ou até mesmo um filtro (Qualquer coisa que compre lá), sabendo que levo algo que me dá garantias que é de grande qualidade! Uma loja em que se recusam a vender peixes que não têm a certeza que estejam a 100% de condições é logo de partida um acto de louvar!

 

Não posso deixar de me lembrar da 1ª vez que entrei na loja e prontamente atenderam-me e responderam a TODAS as perguntas que um aquariofilista amador tem! Isso sim, é qualidade!

 

A simpatia, atenção e conhecimento não se pagam numa loja, mas gosta-se! Em qualquer tipo de loja que seja (não só de aquariofilia, também de roupa, electrodomésticos...) não me importo de pagar mais uns euros e sentir que não fui enganado, que fui esclarecido sobre qualquer dúvida que me tenha ocorrido (quantos não fomos intrujados em electrodomésticos???).

 

Uma pessoa que trabalhe numa loja em que contacta directamente com clientes tem que ter olhos na cara, e saber que o seu ordenado depende de si, a apresentação da loja, simpatia, atenção! Tudo!

 

Já trabalhei nuam loja em que tinha contacto directo com o cliente, e nunca fui arrogante e esforçava-me para que o que me competia sai-se da melhor maneira possível! Porque um sorriso, alguma informação, e sinceridade, e qualidade, é meio caminho para o sucesso numa loja!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

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Faço minhas as palavras do Fernando Freire. Moro a 30/40Km da Naturline, mas vou lá com todo o gosto. Desde a apresentação da loja, até à simpatia de quem lá está.

 

Ainda hoje (dia 16 de Abril) estive lá, com montes de perguntas e responderam-me prontamente, sem hesitar. Mostraram-me até como plantar melhor a glossostigma. É uma loja que recomendo, e afinal não é mais cara que as outras significativamente. Vejo pelos preços da ADA. Eles têm os mesmo preços ou até melhores que no site da ADA Europe. Sou cliente, e espero continuar a ser durante muito tempo.

 

Mas quando não posso lá ir, dou um salto à Ornimundo do Vasco da Gama. Não são especialistas, mas os preços até são bons... e são simpáticas.

 

Também gosto da Aquamagia em Oeiras (a loja onde trabalho é lá perto). Vou lá quando posso. Nem que seja para ver os aquários de água salagada lindíssimos que eles têm.

 

Eu também trabalho numa loja. E sei o que é ter "nos ombros" o peso de termos a maior loja de modelismo ferroviário do País. Não nos podemos sequer dar ao luxo de sermos arrogantes.

 

Recebo sempre todos com o maior dos prazeres, até porque por vezes as pessoas investem algumas centenas de euros num brinquedo...

Não nasci ensinado, e muitas das vezes, alguns clientes ensinam-me coisas. Não me sinto por isso mal... Antes pelo contrário. Já tive muitas das vezes ajuda de clientes a explicar a outros como se deve fazer. Ajuda essa que agradeço. Até porque aprendi alguma coisas nesses 5 minutos de explicação.

 

Just my 2 cents. love you!

sig_forum.jpg
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Pois é amigos, realmente o factor loja/lojista pesa muitíssimo principalmente porque é o cliente que gasta as suas economias em algo que, supostamente, é de seu interesse e pretende preservar. Contudo, e apesar de todos nos sabermos que existem muitos funcionários mal formados na área de aquariofilia, quem trabalha numa loja de animais consegue perceber na íntegra o lado do funcionário, ou seja, aquele em que o índividuo se esforça ao máximo para satisfazer as dúvidas do cliente e este, apesar de tudo, quando chega a casa ignora por completo o que lhe foi explicado. É óbvio que as coisas seguidamente dão para o torto e lá está o cliente a desbaratar na loja e a acusar o funcionário, atribuindo-lhe as culpas. O pior disto tudo é que esses espalham de imediato o boato e em coisa de dias os funcionários dessa loja estão todos, repito todos, rotulados de incompetentes e mal formados. Numa PetShop, não dedicada somente a aquariofilia, existem portanto diversas áreas desde os roedores à ornitologia, reptéis, etc, pelo que será impossível um único funcionário especializar-se perfeitamente em todos os assuntos. Defendo isso sim, o esforço desses funcionários em adquirir a informação, em solicitar ajuda aos colegas mais experts nessa área, em ser cordial e simpático e respeitar as normas de higiene e segurança dos animais. Infelizmente sei que isso não acontece em muitas lojas e que, e aqui responsabilize-se a gerência, o cliente sai prejudicado e com o direito de reivindicar esses valores.

Não estou aqui em defesa das lojas nem dos lojistas, apenas apelo ao bom senso de ambas as partes, pois com bom senso é possível aprendermos uns com os outros, incluindo funcionários com clientes, partilhando experiências e criando até algumas amizades, tudo isto possível com um dos maiores valores que se pode ter: SINCERIDADE.

 

Um abraço a todos,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

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Eu não exijo que os funcionários sejam especialistas em nenhuma área em questão, mas acho que devemos exigir que saibam o mínimo dos mínimos, senão mesmo inconscientemente podem induzir em erro (muitas vezes graves) um cliente que seja inexperiente, porque este se nada souber vai acatar o que lhe por dito pelo funcionário como verdade absoluta.

 

Abraço,

Daniel Fortes

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Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

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Exactamente Daniel, e para evitar situações dessas quando o funcionário não souber ou não tiver a certeza deverá ser sincero e humilde, admitindo que não está dentro do assunto. Aquilo que deverá fazer é tentar adquirir essa informação por forma a auxiliar e prestar informação correcta ao cliente.

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

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Tambem ja ouvi dizer mal da aquaplante.

um amigo meu qd foi la tinham chegado peixes novos e ele disse me que a senhora gritou: "NINGUEM MEXE NOS SACOS!!!"

Lol deve ter dado um optimo aspecto... existem lojas que nem deviam vender certos tipos de coisas e ter pelo menos um conhecimento basico!

Enfim... o que se pode fazer?

Daniel Almeida

Publicado: (editado)

Bem realmente os assistentes da aquaplante sao bastante mal encarados principalmente o homem,mas a loja em termos de qualidade e boa mas qualidade/preço nao é das melhores.Mas na Ruimar não se podem queixar de mau atendimento,porque o Sr. Rui de plantas percebe ele como ninguem na amadora percebe.

Editado por Quiksilver

"Come as you are"-Nirvana

"Não há defeitos nem virtudes mas sim caracteristicas"-Agostinho da Silva

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Bem realmente os assistentes da aquaplante sao bastante mal encarados principalmente o homem,mas a loja em termos de qualidade e boa mas qualidade/preço nao é das melhores.Mas na Ruimar não se podem queixar de mau atendimento,porque o Sr. Rui de plantas percebe ele como ninguem na amadora percebe.

 

 

Posso dizer que já vou a essa loja há cerca de 25 anos, comecei a ir lá em pequeno com o meu pai e hije em dia que o meu "velhote" já abandomou o hobby continuo eu a ir lá. É verdade realmente que a loja já não tem o explendor de outros tempos mas continua ainda assim a ser uma das melhores referências em termos de aquariofilia na zona de Lisboa. Quém quizer ver discus bem tratados não ficará de certo desiludido ao vizitá-la. Ainda há cerca de 3 semanas comprei lá um trio de discus selvagens da variedade Nhamunda Rose nada faceis de encontrar por aí à venda. Quanto ao comentário do nosso colega de forum sobre peixes mortos em todas as lojas morrem peixes, até emsmo em nossa casa podemos muitas vezes chegar do trabalho e ver um peixe morto mesmo que de causa natural a boiar, é mesmo muito raro ver lá algum peixe morto e como já disse vou lá há muitos anos. Não tem é claro a dimenção de uma loja como a Aquaplante. Em termos de plantas a variedade é bem razoável e os preços são dos mais baixos praticados na zona de Lisboa, no entanto quém quizer peixes africanos ou de água salgada verá mesmo muito pouco à venda neste local. Durante muitos anos, leia-se antes do advento da internet e foruns dedicados à aquariofilia esta loja funcionava e ainda hoje funciona um pouco como ponto de encontro de gente do hobby e muitas vezes se passavam horas em amena cavaqueira entre colegas de hobby ou mesmo com o sr. Rui.

 

Quanto à Aquaplante por exemplo posso dizer que é uma ou talvez a loja (pelo menos das que conheço) dentro da zona de Lisboa com maior e mais variada oferta em termos de peixes; se bem que pro relatos de amigos com aquarios de agua salgada os de lá parecem teimar em não sobreviver muito tempo em cativeiro (um desses meus amigos refere a forte suspeita de serem de fornecedores que comercializem peixes pescados com o uso de arsénico) se bem que o preço é um pouco abaixo da média. Costumam também ter uma boa oferta de discus e de africanos tanganyikas e até algumas espécies mais exóticas e mais raras de encontrar. Em termos de plantas tem uma oferta algo limitada e a preços um pouco elevados. Quanto a material tem uma selecção bastante grande e com preços na média na maioria dos produtos. Realmente o maior ponto negativo será mesmo a dita empregada com uma atitude ou outra, tenho já alguns episódios caricatos presenciados e até protagonizados por mim com ela muito pouco abonatórios para a mesma.

 

Uma outra loja que gostaria de referenciar pela positiva é a Fishplanet em Benfica junto ao mercado de Benfica e ao campo do Fuebol Clube de Benfica (normalmente chamado de FÓFÓ) a oferta em material é francamente boa sendo os preços dos filtros da Eheim o mais baixo de entre as lojas que conheço a quando das promoções. A ajuda não é má tirando uma colaboradora Brazileira que tende a dar a entender dominar a matéria do que é realidade. Como ponto negativo tem o estado em que muitas vezes são mantidos peixes, especialmente alguns de agua salgada, devido à pequena dimenção dos aquarios de expositor e à talvez fraca manutenção. É ainda assim uma loja francamente boa e com preços muito competitivos em termos de material de filtragem, iluminação, e comidas para peixes (e também para outros animais).

 

Reefdiscus, infelizmente ainda NÃO tive oportunidade de vizitar esta loja mas por tudo o que me é relatado trata-se de uma excelente loja na Baixa Pombalina que vale a vizita especialmente para apreciadores de discus e de material de àgua salgada.

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Concordo plenamente a Ruimar continua a ser uma loja de referencia e uma loja com bastante experiencia desde 1975.

"Come as you are"-Nirvana

"Não há defeitos nem virtudes mas sim caracteristicas"-Agostinho da Silva

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As minhas lojas favoritas em Lisboa são: a Ruimar e a Aquaplante.

A Ruimar é uma loja bastante expriente, os preços são bastante razoaveis e tem uma grande variadade de plantas.

A Aquaplante é uma loja onde as qualidades que sobressaem são: a variadade e a qualidade, e os aspectos negativos sao: o preço e a falta de conhecimento dos lojistas.

 

 

 

 

Cumprimentos. bigsmile

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As minhas lojas favoritas em Lisboa são: a Ruimar e a Aquaplante.

A Ruimar é uma loja bastante expriente, os preços são bastante razoaveis e tem uma grande variadade de plantas.

A Aquaplante é uma loja onde as qualidades que sobressaem são: a variadade e a qualidade, e os aspectos negativos sao: o preço e a falta de conhecimento dos lojistas.

Cumprimentos. ;)

 

 

Na Aquaplante o problema não é o desconhecimento dos lojistas porque existem lá pessoas muito bem conceituadas, mormente na área dos Discus. O grande problema passa pela arrogância e antipatia com que atendem os clientes, dando logo vontade de não colocar lá os pés novamente. bigsmile

 

Abração,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

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Pois... Nunca fui á Aquaplante, felizmente a 1ª loja de Aquariofilia que entrei foi a Naturline, e não tenciono "troca-los", há coisas que uns centimos de poupança não justificam!!!

 

Mas falando da Aquaplante, pelo que leio, podiam ter mais clientes não fosse a arrogância dos empregados... e escrever no livro de reclamações para apanharem um valente susto e olharem bem para eles próprios???

 

É que há pessoas que só "acordam" assim....

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

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Concordo plenamente a Ruimar continua a ser uma loja de referencia e uma loja com bastante experiencia desde 1975.

 

 

Na realidade 1973 mas originalmente a loja não era onde é hoje, terá mudado pra lá em uns anos mais tarde, penso que em 77...

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Esse ano de 1977 foi um ano onde muitas coisas boas se passaram, muitas boas pessoas nasceram...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

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Esse ano de 1977 foi um ano onde muitas coisas boas se passaram, muitas boas pessoas nasceram...

Muito boas mm... lol so pq nascest em 77 XD ganda maluco:p

fiqua bem

Daniel Almeida

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e ninguem conhece a agua viva em campo de ourique?? banana rock

Ricki

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e ninguem conhece a agua viva em campo de ourique?? chainsaw

 

boas...tenho a dizer que fui lá a agua viva ao pé do jardim da estrela e gostei muito do atendimento, pareceu-me que o lojista sabia do que falava, era tambem membro deste forum e parceu-me ter bastante variedade a nivel de peixes...não é muito grande, mas axo que o espaço está bastante bem aproveitado...os aquarios pareceram-me muito bem tratados...ou seja...tem tudo para ser uma loja 5 estrelas..só peca um bocado no preço, que para alguns é uma atributo com grande relevancia...Por isso , se os preços fossem um pouco mais acessiveis tinham tudo para ser uma loja com competitividade das melhores do meio..

é a minha opiniao pessoal... fiquei muito bem impressionado com a lloja...

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boas...tenho a dizer que fui lá a agua viva ao pé do jardim da estrela e gostei muito do atendimento, pareceu-me que o lojista sabia do que falava, era tambem membro deste forum e parceu-me ter bastante variedade a nivel de peixes...não é muito grande, mas axo que o espaço está bastante bem aproveitado...os aquarios pareceram-me muito bem tratados...ou seja...tem tudo para ser uma loja 5 estrelas..só peca um bocado no preço, que para alguns é uma atributo com grande relevancia...Por isso , se os preços fossem um pouco mais acessiveis tinham tudo para ser uma loja com competitividade das melhores do meio..

é a minha opiniao pessoal... fiquei muito bem impressionado com a lloja...

 

Concordo perfeitamente, é de facto uma loja com boa qualidade e quase nunca mencionada... Pecam realmente pelos preços, mas isso já são outros "quinhentos" chainsaw

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

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