Murkas Publicado Abril 10, 2007 Publicado Abril 10, 2007 Boas pessoal, após procurar pelo fórum e internet no geral, não encontrei nada suficientemente exclarecedor... Gostava de saber qual amelhor espécie de invertebrados para devorar as algas filamentosas ... Tinha pensado em caridina japonica e\ou red cherry ou neritina natalaensis, o que acham? Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
koyodu Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Red cherry não acho muito eficaz... pessoalmente dentro dessas três hipoteses escolheria as japonicas sao mais rapidas q os red e as neritinas CumprimentosRui Alves
Luís Fortunato Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Olá. Outra algas até percebo... agora filamentosas, mais facilmente as erradicas fertilizando correctamente, do que inserindo peixes/animais. Sem contar que os peixes/animais não te garantem uma limpeza de todas as algas, e a fertilização correcta sim... E com os peixes/animais apenas estás a combater o problema... não a resolvê-lo. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 Obrigado pelas respostas... Luis, de facto dessa maneira cortas logo o problema pela raiz, mas enquanto não atino com a rotina do aqua mete-se qq coisita que desenrasque e que no futuro possa ser útil por exemplo com as green spot (qualquer um dos que acima referi manja green spot certo?) Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
koyodu Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Obrigado pelas respostas... Luis, de facto dessa maneira cortas logo o problema pela raiz, mas enquanto não atino com a rotina do aqua mete-se qq coisita que desenrasque e que no futuro possa ser útil por exemplo com as green spot (qualquer um dos que acima referi manja green spot certo?) Abraço Sim, está mais que certo CumprimentosRui Alves
Luís Fortunato Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Olá. De todos os que falaram aqui, só as neritinas natalensis comem greenspot. Essas histórias de camarões que comem algas... não sei não. Relativamente aos Caridina japonica, não posso dizer nada pois nunca tive, mas neocaridinas, é minha opinião que não comem algas nenhumas. Podem ser detritívoros e excelentes a limpar restos de comida no meio das plantas. Agora comerem algas... nunca vi. Não digo que seja impossível, mas acho muito complicado. Agora neritina natalensis, essas sim. Tenho o meu aquário com os vidros cheios de greenspot e tenho desenhos do rasto da neritina natalensis que se encontra lá... Eu não digo que é mau colocar neritinas natalensis, ou camarões num plantado. Pelo contrário. Agora o que eu leio, e não só neste tópico, é pessoal a querer livrar-se das algas, utilizando somente animais, quando o "segredo" passa por uma fertilização correcta. "Ah e tal, ninguém nasce ensinado". Pois não... eu também tive de aprender E muito trambolhões eu dei, e ainda dou. Agora eu só alerto, é para não comprarem peixes e/ou caracóis que mais tarde vocês vão-se querer ver livres deles. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 Boas, koyodu obrigado pela confirmação. Luis uma vez mais obrigado pelas dicas, nesse caso acho que vou adquirir uns reds para comerem os detritos, que sempre ajuda na boa saúde do plantado... Quanto aos trambolhões, muitos dei e mais uns quantos terei pela frente, mas o que interesa é mesmo continuar a querer andar que mais tarde ou mais cedo as coisas hão de se compor... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
koyodu Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Eu não digo que é mau colocar neritinas natalensis, ou camarões num plantado. Pelo contrário.Agora o que eu leio, e não só neste tópico, é pessoal a querer livrar-se das algas, utilizando somente animais, quando o "segredo" passa por uma fertilização correcta. Realmente é assim, e confesso que eu sou uma dessas pessoas, uso CO2 e fertilizo as plantas apenas com florena da SERA, no entanto nunca fiz testes de PO4 e afins, não sei quais sao as carencias ou excessos... mas acho realmente muito complicado todos estes promenores de micronutrientes, macronutrentes,xxxxxxx... depois lê-se que é preciso potassio ou entao outra coisa qualquer... quando se faz um orçamento da coisa dispara para os 100€ os produtos de fertilização sao carissimos... e eu se vou para a loja pedir um fertilizante vendem-me tudo e mais alguma coisa e como eu n percebo muito do assunto, mesmo lendo, digo que sim a tudo. Portanto acho que aqueles que recorrem a animais de algas tal como eu, fazem-no pelos mesmos motivos. Não é o mais indicado mas dá para disfarçar. CumprimentosRui Alves
mrebelo Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Realmente é assim, e confesso que eu sou uma dessas pessoas, uso CO2 e fertilizo as plantas apenas com florena da SERA, no entanto nunca fiz testes de PO4 e afins, não sei quais sao as carencias ou excessos... mas acho realmente muito complicado todos estes promenores de micronutrientes, macronutrentes,xxxxxxx... depois lê-se que é preciso potassio ou entao outra coisa qualquer... quando se faz um orçamento da coisa dispara para os 100€ os produtos de fertilização sao carissimos... e eu se vou para a loja pedir um fertilizante vendem-me tudo e mais alguma coisa e como eu n percebo muito do assunto, mesmo lendo, digo que sim a tudo. Portanto acho que aqueles que recorrem a animais de algas tal como eu, fazem-no pelos mesmos motivos. Não é o mais indicado mas dá para disfarçar. Tal como tu eu tenho a mesma opinião... É extremamente complicado com orçamentos reduzidos saber todos os promenores dos nossos aquarios, por exemplos nitritos, ferro, potassio, etc só em testes faça-se a conta a uma média de 9€ cada, depois isto ainda há que comprar os fertilizantes que por so são também extremamente caros... Assim pessoas como tu e eu usamos somente eu por exemplo Sera Florena, e Ferro da Tropica, mais que isso com o orçamento de estudante universitário é complicado, por isso tal como tu estou a recorrer a peixes,invertebrados e TPA's, se vir que não tenho solução então aí, tenho que me equipar mas aos poucos...
Recommended Posts