fjmr123 Publicado Abril 10, 2007 Publicado Abril 10, 2007 Andava à procura eu de um substrato ácido e que não fugisse muito ao orçamento, talvez Kanuma (mas esta já é carita) e encontrei no Mestre Maco um substrato para plantas (Bonzai) da marca Siro, apropriado para orquideas, PH 4,5-5,5, HUMIDAE 50-60%, CONDUTIVIDADE 0,6-0,8, AZOTO 70-100mg/L, FOSFORO 70-100mg/L, POTÁSSIO 200-400mg/L, MATERIA ORGANICA >70%. Com estas características acham que posso meter isto no aquário ou será que vou ter uma surpresa desagradável, parece-me que não vou arriscar. É que a minha água da torneira o PH ronda os 8 daí eu querer substrato ácido, dêem-me então uma ajudinha, e se souberem de alguma coisa em conta, agradecia. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Murkas Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Andava à procura eu de um substrato ácido e que não fugisse muito ao orçamento, talvez Kanuma (mas esta já é carita) e encontrei no Mestre Maco um substrato para plantas (Bonzai) da marca Siro, apropriado para orquideas, PH 4,5-5,5, HUMIDAE 50-60%, CONDUTIVIDADE 0,6-0,8, AZOTO 70-100mg/L, FOSFORO 70-100mg/L, POTÁSSIO 200-400mg/L, MATERIA ORGANICA >70%. Com estas características acham que posso meter isto no aquário ou será que vou ter uma surpresa desagradável, parece-me que não vou arriscar. É que a minha água da torneira o PH ronda os 8 daí eu querer substrato ácido, dêem-me então uma ajudinha, e se souberem de alguma coisa em conta, agradecia. Podes sempre meter Akadama ou então utilizares turfar por baixo de um qualquer substracto inerte (areao de rio por exemplo)... O único inconveniente é que a turfa te torna a água tipo chá Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
fjmr123 Publicado: Abril 10, 2007 Autor Publicado: Abril 10, 2007 Pois mas e como posso por a água mais cristalina utilizando Turfa, isso já eu pensei, se alguém souber algum truque, diga. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Murkas Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Pois mas e como posso por a água mais cristalina utilizando Turfa, isso já eu pensei, se alguém souber algum truque, diga. Podes sempre utilizar carvão no filtro, mas se for para um plantado não é conveniente pois també vai absorver alfunsmicros importantaes para as plantas... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
fjmr123 Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 (editado) Pois só que isso vai dar-me cabo das plantinhas e se quizer tratar algum doença terei de tirar o carvão. Já pensei em por umas tábuas em madeira por baixo do areão, para acidificar a água, mas acho a ideia da turfa melhor, embora me falte a forma de por a água cristalina. Editado Abril 11, 2007 por fjmr123 Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
André Silvestre Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Olá. Podes colocar à vontade turfa por baixo da Akadama ou de qualquer outro substracto, que não te deixa a água amarelada. A turfa só amarelece a água se estiver em contacto com a coluna de água. Quanto ao substracto que referiste para bonsai, se for argiloso com alguma dureza ( ao contrário da kanuma que se desfaz facilmente), podes usar no aquário. O grande inconveniente são as quantidades de Azoto e Fósforo que ultrapassam largamente as quantidades máximas que se devem ter num aquário. Ou colocavas por baixo de outro substracto ou arriscas-te a ter altos níveis destes macros se esse material estiver em contacto com a coluna de água. Mesmo assim é possível que haja passagem desses nutrientes para a coluna de água. É uma questão de experimentares...
a_feijao Publicado: Abril 12, 2007 Publicado: Abril 12, 2007 Podes colocar à vontade turfa por baixo da Akadama ou de qualquer outro substracto, que não te deixa a água amarelada. A turfa só amarelece a água se estiver em contacto com a coluna de água. confirmo, eu uso turfa debaixo de areão de rio e a agua está cristalina no entanto tambem não te vai acidificar a agua
André Silvestre Publicado: Abril 12, 2007 Publicado: Abril 12, 2007 confirmo, eu uso turfa debaixo de areão de rio e a agua está cristalina no entanto tambem não te vai acidificar a agua A excepção confirma a regra e, regra geral, sempre que se adiciona turfa, directamente em contacto com a coluna de água ou indirectamente, via substracto, a água é amolecida e acidificada. Os maiores efeitos fazem-se sentir nas primeiras semanas. Com as trocas de água, a capacidade de a turfa alterar a água vai diminuindo, até se atingir um equilíbrio entre a água que se adiciona e a água que permanece no aquário. No caso de a água ser muito dura e alcalina, os efeitos da turfa são obviamente menores. O mesmo diz respeito ao substracto que se usa por cima de modo isolar a turfa; se for de origem calcária, dificilmente a água será tamponada para valores ácidos. Logo, dizer que a turfa no substracto não acidifica a água é induzir em erro e não pode ser tomado como regra.
Recommended Posts