sergio sousa Publicado Abril 10, 2007 Publicado Abril 10, 2007 Possuo um aqua de 100x30x40 que pretendo trocar futuramente por um de 120x40x50 a fim de 'dar' mais espaço aos meus discus... tenho a ideia de formar um biotopo low tech mas com um layout minimamente 'trabalhado' por forma a utilizar as plantas correctas para os 72 w de luz que pretendo. O que peço aos foristas e principalmente aos mais 'experts' e se tenho condiçoes para levar este projecto... Abraço, Sérgio Sousa Citar
josé mendonça Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 ola sergio! para o teu futuro biotopo amazónico de 240L, acho os 72w insuficientes, uma vez que as plantas com menores exigências quanto à iluminação, são africanas (anubias, bolbitis) ou asiáticas (fetos, musgos, algumas crytpos)... talvez alguém com mais conhecimentos na matéria te possa sugerir alguma outra nativa americana, porque eu acho que nem as echinodorus mais resistentes conseguirão sobreviver... boa sorte Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
sergio sousa Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 Boas , José o que pretendo mesmo e usar meia duzia de plantas so para dar algum 'verdinho', pretendo somente mante-las saudaveis sem grandes preocupaçoes quanto a sua rapida evoluçao e crescimento... ( o trabalhinho nao me deixa aventurar-me em plantados densos...)pensei em : - anubias nana - anubias barteri - musgo de java - fetos de java prefiro poucas mas apostar mais no arranjo do layout, um tronco porreiro e tal... de referir tambem que o aqua esta mais centrado na fauna do que na flora, dai querer manter a coisa o mais simples e facil possivel. PS: tenho todo o tempo para pensar neste projecto... quero faze-lo com muita calma pois estou inclusivamente a pensar fazer um esboço do layout... quando tiver tempo posto o dito cujo. obrigado pela resposta, Abraço, Sérgio Sousa Citar
Marco Teixeira Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Boas , Joséo que pretendo mesmo e usar meia duzia de plantas so para dar algum 'verdinho', pretendo somente mante-las saudaveis sem grandes preocupaçoes quanto a sua rapida evoluçao e crescimento... ( o trabalhinho nao me deixa aventurar-me em plantados densos...)pensei em : - anubias nana - anubias barteri - musgo de java - fetos de java prefiro poucas mas apostar mais no arranjo do layout, um tronco porreiro e tal... de referir tambem que o aqua esta mais centrado na fauna do que na flora, dai querer manter a coisa o mais simples e facil possivel. PS: tenho todo o tempo para pensar neste projecto... quero faze-lo com muita calma pois estou inclusivamente a pensar fazer um esboço do layout... quando tiver tempo posto o dito cujo. obrigado pela resposta, Abraço, Sérgio Sousa Pois, como foi dito, se é biotopo, essas plantas não são americanas, são asiaticas e africanas, em relação às echinodorus, eu tenho as Bleheri com 60wt em 240 lt e dão-se bem (eu sei, eu sei .... tenho que fazer qq coisa em relação à iluminação ......) Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
joao costa Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Pois, como foi dito, se é biotopo, essas plantas não são americanas, são asiaticas e africanas, em relação às echinodorus, eu tenho as Bleheri com 60wt em 240 lt e dão-se bem (eu sei, eu sei .... tenho que fazer qq coisa em relação à iluminação ......) as minhas echinodorus têm se aguentado e têm crescido novas folhas com apenas 36watts+15watts num aqua de 120cm©x 40cm(L)x50(A) , vejam lá aqui : Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > FOTOS E VIDEOS- Fotos E Videos Dos Meus Discus Citar Obrigado Joao Costa
sergio sousa Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 Pois, como foi dito, se é biotopo, essas plantas não são americanas, são asiaticas e africanas, em relação às echinodorus, eu tenho as Bleheri com 60wt em 240 lt e dão-se bem (eu sei, eu sei .... tenho que fazer qq coisa em relação à iluminação ......) pois... tens razao. se fosse mesmo biotopo para os discos era so meter la uns barrotes( troncos) e ja estava, mas compreendeste-me... e mais tentar adaptar umas plantazinhas ao cenario do que fazer propriamente um biotopo a regra... Outra coisa, mencionei 72 watts de luz mas sao 76W ( mais w menos w). Obrigado pela resposta, Abraço, Sérgio Sousa Citar
sergio sousa Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 as minhas echinodorus têm se aguentado e têm crescido novas folhas com apenas 36watts+15watts num aqua de 120cm©x 40cm(L)x50(A) , vejam lá aqui :Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > FOTOS E VIDEOS- Fotos E Videos Dos Meus Discus Boas Joao, e com base nessas experiencias que pretendo explorar este projecto, e mais um exemplo que vou ter em conta. Obrigado, Abraço, Sérgio Sousa Citar
sergio sousa Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 antes de mais ... para sabermos do que estamos a falar ai vai o setup: -aqua juwel rio 240 (upps mais a publicidade) -filtro eheim ecco 2236 - termostato jaeger 250w - CO2 caseiro com difusor dymax - iluminaçao 2x 38w power glo + flora glo - bomba de ar sera 250 ( apenas ligada durante a noite) - substracto sera floradepot + areao negro de rio flora: ja referenciada fauna: 2 discus, 15 cardinais, 4 botias palhaço(nao sao bem amazonicos... mas simplesmente adoro-os), 7 neons negros, 5 ottos, 5 corydoras bronze, 1 ramirezi e acho que e tudo... abraço Sérgio Sousa Citar
Marco Teixeira Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 antes de mais ... para sabermos do que estamos a falar ai vai o setup:-aqua juwel rio 240 (upps mais a publicidade) -filtro eheim ecco 2236 - termostato jaeger 250w - CO2 caseiro com difusor dymax - iluminaçao 2x 38w power glo + flora glo - bomba de ar sera 250 ( apenas ligada durante a noite) - substracto sera floradepot + areao negro de rio flora: ja referenciada fauna: 2 discus, 15 cardinais, 4 botias palhaço(nao sao bem amazonicos... mas simplesmente adoro-os), 7 neons negros, 5 ottos, 5 corydoras bronze, 1 ramirezi e acho que e tudo... abraço Sérgio Sousa experimenta por umas echinodorus, são do biotopo, dão o preenchimento pretendido e não precisam de muita luz. vê AQUI Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
sergio sousa Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 experimenta por umas echinodorus, são do biotopo, dão o preenchimento pretendido e não precisam de muita luz. vê AQUI Boas, Matt Es Grande!!!!! muito obrigado!!! eu vinha usando somente o site da Tropica como referencia... como disse atras nao pretendo seguir o biotopo a regra.... senao nao estava a pensar em meter anubias e musgo de java.... se calhar nem devia ter mencionado o biotopo em si... apenas um meio termo entre biotopo algo mais elaborado a nivel de layout sem exagerar nas plantas . e ja agora- com botias palhaço a mistura biotopo, biotopo nao e ..... Abraço, Sérgio Sousa Citar
Marco Teixeira Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Boas, Matt Es Grande!!!!! 1.93mt :D muito obrigado!!! eu vinha usando somente o site da Tropica como referencia... como disse atras nao pretendo seguir o biotopo a regra.... senao nao estava a pensar em meter anubias e musgo de java.... se calhar nem devia ter mencionado o biotopo em si... apenas um meio termo entre biotopo algo mais elaborado a nivel de layout sem exagerar nas plantas .e ja agora- com botias palhaço a mistura biotopo, biotopo nao e ..... Abraço, Sérgio Sousa fazes o biotopo e dizes que o botia está de ferias na bacia amazonica Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
sergio sousa Publicado: Abril 11, 2007 Autor Publicado: Abril 11, 2007 Boas mais uma vez Matt, Novo titulo do topico: Botias palhaço de ferias na amazonia Sergio Sousa Citar
cleo Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 Esta pergunta vai parecer estúpida mas será que não há a espécie correspondente aos Botia, mas amazónico? É que realmente são peixes lindíssimos...custa abdicar deles num comunitário. Citar www.catiasilva.com/chinchilas
Recommended Posts