Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá.

Montei o meu aquario à cerca de 7 dias atrás, tem 200L, um filtro da Eheim 2215, adição de CO2 por botija e 4X36W compactas + 1x32W T8. As plantas(Glosso, Cuba, musgo de javas e helferi) apresentam um ar saudável, mas reparei que nos ultimos dias, a agua apresentava uma camada viscosa por cima. Ontem resolvi fazer uma TPA de 50% e reparei que com a agitação essa "nhanha" transparente se foi agarrar a algumas plantas. Estive a ler alguns topicos sobre algas aqui do forúm, e acabei por reduzir o numero de horas de 11 para 9.

A minha questão é a seguinte: Eu ainda não pus qualquer peixe no aquario, logo o ciclo ainda não se iniciou. Se puser agora alguns peixes para inciar o ciclo visto estar a fazer TPA's diárias ou de dois em dois dias não vai interferir no ciclo?

Cumprimentos,

André

Editado por André Costa
Publicado:

Claro que vai intreferir com o ciclo, vai acelará-lo....mas tem um senão...é que o peixe pode sofrer com os picos de nitritos e amónia.

Quanto à camada viscosa é a gordura que se acumula cá em cima, não te preocupes com isso, aumenta a circulação à superficie que isso desaparece, eu também tinha!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Publicado:

:P boas...

Eu não expliquei bem, peço desculpa, o que eu queria dizer era se o facto de estar a fazer TPA's não vai atrasar o ciclo...

obrigado!

Publicado:

Olá a todos.

:? boas...

Eu não expliquei bem, peço desculpa, o que eu queria dizer era se o facto de estar a fazer TPA's não vai atrasar o ciclo...

obrigado!

Com as tpa's o que estás a fazer é diluir amónia e nitritos e repor micros para as plantas, para o ciclo não há o minimo problema, antes pelo contrário. Continua com as tpa's e se colocares peixes, aí é que elas serão fundamentais, já agora, se tiveres um Ph baixo, a amónia estará predominantemente na forma de amoniaco e será menos tóxico para os peixes.

Espero ter ajudado, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Publicado:
Olá a todos.

Com as tpa's o que estás a fazer é diluir amónia e nitritos e repor micros para as plantas, para o ciclo não há o minimo problema, antes pelo contrário. Continua com as tpa's e se colocares peixes, aí é que elas serão fundamentais, já agora, se tiveres um Ph baixo, a amónia estará predominantemente na forma de amoniaco e será menos tóxico para os peixes.

Espero ter ajudado, abraços aquáticos.

O que o Mad_Biker queria escrever (deduzo que se tenha enganado) é que se tiveres o pH ácido, a amónia não é tão tóxica para os peixes como o amoníaco poderia ser (se tiveres o pH básico).

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Olá a todos,

As algas começaram a aparecer em grande... bigsmile são as filamentosas, e de inicio alojaram-se nos vidros e agora passaram para as plantas... tenho feito TPA's semanais de 50% mas tenho andado a ler uns posts no forum e acho que um dos meus problemas para o aparecimento das algas é ainda não ter terminado o ciclo do Azoto...? Será? entretanto na sexta feira passada introduzi no aquario 4 SAE's 4 red cherrys e 5 Camarões Amano para ajudarem na limpeza das algas, e ao mesmo tempo acelararem o ciclo... o que acham que devo fazer mais?

obrigado a todos pela ajuda.

André

Publicado:
Olá a todos,

As algas começaram a aparecer em grande... bigsmile são as filamentosas, e de inicio alojaram-se nos vidros e agora passaram para as plantas... tenho feito TPA's semanais de 50% mas tenho andado a ler uns posts no forum e acho que um dos meus problemas para o aparecimento das algas é ainda não ter terminado o ciclo do Azoto...? Será? entretanto na sexta feira passada introduzi no aquario 4 SAE's 4 red cherrys e 5 Camarões Amano para ajudarem na limpeza das algas, e ao mesmo tempo acelararem o ciclo... o que acham que devo fazer mais?

obrigado a todos pela ajuda.

André

camarões num aquario não ciclado dão asneira, ele são muito sensiveis...

eu faria TPAs diárias de pelo menos 30% até estabilizar

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

Publicado:
camarões num aquario não ciclado dão asneira, ele são muito sensiveis...

eu faria TPAs diárias de pelo menos 30% até estabilizar

Até ver e já lá vão 4 dias, eles estão a dar-se muito bem... andam felizes e contentes por todo o aquario e só param para comer... bigsmile ALGAS!!! :D

vou começar a fazer TPA's de 30% todos os dias e ver o que vai dar...

Publicado:

Boas...

Depois de varios dias a fazer TPA's a 30% com 8 horas de luz, e uma equipe de limpeza bastante trabalhadora, o aquario está a recuperar, as algas dos vidros desapareceram, e as que sobram estão apenas agarradas entre o substrato e a Glosso, e algumas também na Cuba. entretanto ontem depois da troca fiz o teste de PO4 -> 0,2mg/l de NO2-> 0,1mg/l e de NO3 -> 0,5 mg/l, o PH é de 7, os outros testes já não tive tempo de fazer, mas pelo que tive a ler parece-me que os valores de PO4 estão muito baixos né? Acham que isso pode estar a favorecer o aparecimento das algas? ou é normal visto o aquario ainda estar no inicio?

Cumps,

André