Fertilizante Para O Substrato


Jose Ferraz

Recommended Posts

Gostava de saber se vocês além do fertilizante líquido adicionado à agua, também aplicam periodicamente fertilizante no solo (pastilhas ou cápsulas).

Pelo que li no site da Tropica isso pode ser útil para algumas plantas do género Echinodorus, Vallisneria, Cryptocorine e outras.

Aguardo a vossa opinião

 

Ferraz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de saber se vocês além do fertilizante líquido adicionado à agua, também aplicam periodicamente fertilizante no solo (pastilhas ou cápsulas).

Pelo que li no site da Tropica isso pode ser útil para algumas plantas do género Echinodorus, Vallisneria, Cryptocorine e outras.

Aguardo a vossa opinião

 

Ferraz

 

Por mais rico em nutrientes que um substrato seja estes acabam sempre por se esgotar.

O tempo que isso demora a acontecer, está relacionado obviamente com a quantidade de massa vegetal

presente no aquário. Mas acho porém que se a coluna de agua for devidamente fertilizada essa questão torna-se menos prioritária.

 

 

Cpts

Editado por kyuss
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Plantas como echinodorus e cryptocoryne convém ter solo fértil.Eu uso seachem tabs e as vezes Elos terra uno(pastilhas).Acho que é um bom complemento para plantas de tapete e outras que absorvem maioritariamente pelas raízes que é o caso das referidas anteriormente.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para produtos mais baratos tens também o substral que é de macros, N-P-K.

 

Tem níveis como 12-12-17K

eu particularmente não aprecio, e já me dei mal com o substral mas há pessoas com excelentes resultados, acho que o melhor substracto fértil é turfa com akadama por cima! ;)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para produtos mais baratos tens também o substral que é de macros, N-P-K.

 

Tem níveis como 12-12-17K

eu particularmente não aprecio, e já me dei mal com o substral mas há pessoas com excelentes resultados, acho que o melhor substracto fértil é turfa com akadama por cima! :wink:

Boas

 

Desculpa mas não concordo.Substral é para plantas terrestes, e além de NPK tem outros constituintes.Além disso o a razão de N P e K não é aconselhável para aquários.Tem bons resultados isso já é outra conversa mas quando aparecem alga x ou morte de peixe x etc gosto de saber o que esta de errado...NÃO aconselho mesmo o uso deste em aquario....O barato sai caro...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

Desculpa mas não concordo.Substral é para plantas terrestes, e além de NPK tem outros constituintes.Além disso o a razão de N P e K não é aconselhável para aquários.Tem bons resultados isso já é outra conversa mas quando aparecem alga x ou morte de peixe x etc gosto de saber o que esta de errado...NÃO aconselho mesmo o uso deste em aquario....O barato sai caro...

 

 

então qual é o substracto que aconselhas. Eu gostaria de pôr um "humus", qual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então qual é o substracto que aconselhas. Eu gostaria de pôr um "humus", qual?

 

Pois colocar humus sim mas no inicio antes da montagem pois o mesmo tem que ficar debaixo da camada inerte...

 

Em relação a fertilização acho a meu ver que devemos controlar, usando liquida para as plantas que recolhem da coluan de agua e de x em x tempo usar também em pastilhas para o fundo, para as plantas como as referidas anteriormente que recolhem atravás das raizes...

 

A fertelização é complexa mas com algumas pesquisas, leituras e até mesmo testes torna-se simples, eu ainda estou a aprender as faltas e excessos do meu aqua, deves acima de tudo ter calma e paciência, e para nós iniciantes é necessária muita vontade de ler, pesquisar e estudar o nosso proprio aqua...e nada como bons testes para sabermos a quanta anda o nosso aqua...Compra primeiros os testes mais comuns, NO3 e PO4 e depois sim vê o que tens em excesso e quie tens em falta...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fertilizo a coluna de água todas as semanas com Fosfatos e Potássio, com pós comprados para esse efeito.

 

De 2 em 2 semanas, lá enterro bolinhas de caca de coelho caseiro junto às raízes das sagittaria subulata, rotalas, valisnerias, Lotus e das Echinodorus.

 

Eu devia estar a pôr a fertilização líquida de 3 em 3 dias, mas as plantas cresçem muito depressa. 1x por semana chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais