Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas...

Começei a montar o meu pedaço de rio à uns dias e preciso da vossa ajuda, a fim de povoar o meu aqua.

vou ter um cardume de 7-8 Discus e gostaria de dar-lhes alguma companhia.

De momento, já tenho 12 neons e 8 http://www.aquahobby.com/gallery/img/Hyphe...n_bentosi_2.jpg (já agora, agradecia que os entendidos me identificassem esta espécie pois estou com algumas duvidas - venderam-mo como tetra vermelho (o que eu sei que não é.) Será que a classificação na Era de Aquários está certa?)

o aquario vai ter cerca de 400L (150*50*60) já descontando o substrato.

vou por alguns red cherrys e cardina japónica (eu sei que não são amazónicos mas são excelentes a limpar algas que possam surgir)

portanto, venham daí algumas sugestões de peixes amazónicos para dar companhia aos meninos

Editado por halekx
Publicado:

já agora, agradecia também aos entendidos que me esclarecessem se na reprodução de Discus também existe o problema da consanguinidade... sei que li acerca disso algures mas não encontro em sítio nenhum de momento.

Publicado:

Estou cada vez mais convencido que a melhor companhia para discus são outros discus. Nos últimos tempos tenho tido alguns problemas no aquário comunitário. As corydoras e restantes peixes sem escamas são muito sensíveis aos tratamentos, quando uso formol elas não gostam e por vezes morrem algumas. Ontem tinha um cardinal morto e uma corydora doente (que ainda não a consegui retirar do aquário). Não sei se vai tr consequências nos discus...

Por causa de um peixe que custa 2€ podemos perder algumas centenas de euros. De futuro vou ponderar muito em introduzir outros peixes num aquário com discus.

Quanto à consanguinidade, existem problemas ainda para mais porque os discus que compramos já são fruto de cruzamentos consaguinos. A diversidade genética não é muito grande e muitos deles têm alguns problemas e defeitos genéticos.

Publicado:

É assim eu sinceramente acho que um aquario de discos e um cardume qualquer é do melhor que há e já fica mais que completo mas para destoar um bocado sempre podes por um/dois escalares mais pequenos que os discus.

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Na minha opinião não acrescentava mais fauna ao aquário dado estares a falar de 7 ou 8 Discos e desconheço a quantidade de flora. Por expeirência digo que eles gostam de espaço e ainda vão crescer. Quanto aos escales supa citados, desde sempre me aconselharam a não juntar as duas espécies dado terem comportamentos idênticos, pelo que, irão sempre procurar as mesmas coisas (esconderijos, etc) e inerentemente haverá pancadaria.

Uns cardumezinhos de peixes mais pequenos é o + aconselhavel neste tipo de aquário. Umas Pristelas são sempre bonitas a nadarem em cardume. As Coridoras e 1 ou 2 plecos são sempre fixes.

No meu ainda tenho 2 Bótias Palhaço (grandonas) e nunca tive problemas, mas já li aqui no fórum o contrário.

Boa sorte com os teus Discos.

Neptenor

Publicado:

Pois...

estava mesmo a pensar só em Discus e mais alguns peixes de cardume. Não quero misturar Escalares. Como já mencionei, estou inclinado para uma cardume de Neons e um cardume de Bentos. Falaram-me também dos Nariz de Bebado... Em termos de espaço, penso que o Aqua de 400 L suportará bem 6-8 Discus e os cardumes destes peixes. Corrigam-me se estiver enganado :snipersmile: