Nuno da Silva Publicado: Abril 15, 2007 Publicado: Abril 15, 2007 (editado) Eu aposto: Olho para eles e digo que x é femea e y é macho! As unicas condições que ponho é que a x tem de estar a por ovos e o y tem de os fecundar ( e depois eu ver olhinhos, claro!!) Agora a sério. É claro que existem indicadores-tipo, que vão de fisicos a comportamentais, que levam um olho mais treinado a ter uma taxa de sucesso maior, mas mesmo os olhos mais treinados do mundo, apenas admitem uma taxa de sucesso de cerca de 70%. E estou-me a referir a, por exemplo, Stendker e seus colaboradores, ou a Andrew Soh e cia.... e no que concerne a peixes adultos. Em sub-adultos a taxa desce drasticamente e em juvenis, nem se metem nisso. Agora que é divertido tentar adivinhar, isso é... Abraço Fausto Vicente Foi exactamente o teu pensamento que tentei aqui trans mitir, até porque já tive opurtunidade de falar com alguns grandes criadores Europeus e eles são da mesma opinião, mesmo algumas caracteristicas fisicas que podem transmitir alguma informação em relação á identificação de um maacho ou de uma femea, surjem só depois dos 2 a 3 anos de idade. Já lidei com milhares de Discus e sei do que falo, mas cada um tem as suas convicções, e isso eu respeito, até porque também tenho as minhas. Já agora aproveito para deixar o convite a todos os interessados, precisamos de ajuda para continuar o trabalho até agora feito pelo Clube Discus Portugal (C.D.P.), que estiver interessado em ajudar pode enviar um mail para mim nuno_aquarios@clix.pt , toda a ajuda é necessária e todos podem ajudar, o objectivo é oficializar o C.D.P. e organizar uma deslocação ao próximo campeonato Mundial em Duisburg 2008. Editado Abril 15, 2007 por Nuno da Silva Nuno Silva
joao costa Publicado: Abril 16, 2007 Publicado: Abril 16, 2007 Foi exactamente o teu pensamento que tentei aqui trans mitir, até porque já tive opurtunidade de falar com alguns grandes criadores Europeus e eles são da mesma opinião, mesmo algumas caracteristicas fisicas que podem transmitir alguma informação em relação á identificação de um maacho ou de uma femea, surjem só depois dos 2 a 3 anos de idade. Já lidei com milhares de Discus e sei do que falo, mas cada um tem as suas convicções, e isso eu respeito, até porque também tenho as minhas. Já agora aproveito para deixar o convite a todos os interessados, precisamos de ajuda para continuar o trabalho até agora feito pelo Clube Discus Portugal (C.D.P.), que estiver interessado em ajudar pode enviar um mail para mim nuno_aquarios@clix.pt , toda a ajuda é necessária e todos podem ajudar, o objectivo é oficializar o C.D.P. e organizar uma deslocação ao próximo campeonato Mundial em Duisburg 2008. Creio que poderias convidar o Joao Machado, Zé Carlos, miguel angelo2, Duarte36 e outros criadores que frequentam este forum.... São os melhores..... O Joao Machado é um mestre.... creio que com ele o teu projecto poderia avançar e muito , pois ele tem animais de altissima qualidade Obrigado Joao Costa
Ricardo_Costa Publicado: Abril 16, 2007 Publicado: Abril 16, 2007 Boas. é boa ideia ter Discus num aqua de 80cm que ronda tambem os 80 litros? Se sim quantos poderei ter? Alguem me de uma ideia dos peixes todos que posso ter no aqua com 80cm.. Discus e companhia.... Ideias precisam-se!! abraços ola caro amigo eu tenho um aqua de 80 cm com dosi discus azul turquesa e eles ja sao bem crescidnhos tinha tres mas um morreu sem querer actualmente devem ter uns 12 cm e eles nao se queixam espero ter ajudado
joao costa Publicado: Abril 17, 2007 Publicado: Abril 17, 2007 Nuno da Silva , tenho aqui um link do aquario vasco da gama em que este tb fala da diferença na cabeça entre machos e femeas http://aquariovgama.marinha.pt/NR/rdonlyre...symphisodon.pdf Obrigado Joao Costa
Recommended Posts