cmcndsc Publicado Abril 8, 2007 Publicado Abril 8, 2007 (editado) Boas. é boa ideia ter Discus num aqua de 80cm que ronda tambem os 80 litros? Se sim quantos poderei ter? Alguem me de uma ideia dos peixes todos que posso ter no aqua com 80cm.. Discus e companhia.... Ideias precisam-se!! abraços Editado Abril 8, 2007 por cmcndsc
aquaben Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Boas Num aqua de 80lt? Se já tivesses alguma experiência com discus eu diria que dava para teres um casal de discus a criar…mas isso implica o aqua estar completamente vazio só com aqua com os parâmetros certos e fazeres mudanças de água todos os dias… Acho que se queres ter discus, vai com calma, investiga bem 1º tudo o que diz respeito aos cuidados a ter com eles, como tratar/prevenir, os parasitas que podem ser fatais, etc… O melhor que tens a fazer para ganhares alguma experiência a manter a água nos parâmetros certos para discus, podes começar com escalares, quando mantiveres escalares saudáveis e sem problemas durante 1 ano ou 2, então pensa em arranjar um aqua de 200lt e inicia-te nos discus, mas claro que esta é a minha opinião, podes sempre ganhar experiência com a técnica de tentativa e erro, mas como os discus não são peixes baratos, acho que esse não deve ser o caminho a tomar. Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Pires Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Só um casal já formado. Os discos são peixes de cardume e territoriais por isto precisam de ter a companhia de outros discus. Da minha experiência 3 é um péssimo numero 4 é o mínimo. Um aquário de 80 litros só pode ter 2 discus adultos. Se não forem um casal podem lutar muito.
cmcndsc Publicado: Abril 9, 2007 Autor Publicado: Abril 9, 2007 BoasNum aqua de 80lt? Se já tivesses alguma experiência com discus eu diria que dava para teres um casal de discus a criar…mas isso implica o aqua estar completamente vazio só com aqua com os parâmetros certos e fazeres mudanças de água todos os dias… Acho que se queres ter discus, vai com calma, investiga bem 1º tudo o que diz respeito aos cuidados a ter com eles, como tratar/prevenir, os parasitas que podem ser fatais, etc… O melhor que tens a fazer para ganhares alguma experiência a manter a água nos parâmetros certos para discus, podes começar com escalares, quando mantiveres escalares saudáveis e sem problemas durante 1 ano ou 2, então pensa em arranjar um aqua de 200lt e inicia-te nos discus, mas claro que esta é a minha opinião, podes sempre ganhar experiência com a técnica de tentativa e erro, mas como os discus não são peixes baratos, acho que esse não deve ser o caminho a tomar. Um abraço, até breve Obrigado pela ideia. Eu ja ando nisto a uns anos. cerca de 12 anos. Queria iniciar-me em discus. só que o meu aquario de 1,20 cm ta ocupado com oscares, e é impensavel livrar-me deles porque gosto muito deles. So tenho mesmo o de 80cm. 2 discus pequenos era o que eu queria. Será um erro ?
Meridiano de Greenwich Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Olá Sim é um grande erro... eles nao vao crescer com o passar do tempo e vao ficando cada vez mais fracos até que... Não faças isso... um aquario de 100x40x50 é barato... ja com tudo fica em 300€ ( 2 x 30W, Filtro interno 550L/h (colado no vidro) Aquecedor 200W, Móvel) Fica bem!
Nuno da Silva Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 OláSim é um grande erro... eles nao vao crescer com o passar do tempo e vao ficando cada vez mais fracos até que... Não faças isso... um aquario de 100x40x50 é barato... ja com tudo fica em 300€ ( 2 x 30W, Filtro interno 550L/h (colado no vidro) Aquecedor 200W, Móvel) Fica bem! Olá a todos, Realmente um aquário de 80 litros é muito limitado para que possas fazer um Biotopo Amazónico, que é o que se pertende ao colocar Discus num comunitário, parece-me opurtuno fazer aqui uma chamada de atenção á utilização defiltros interiores em aquários comunitários de Discus, ou seja, para efectuar uma limpeza a esse tipo de filtros tens sempre de colocar as mãos dentro do aquário, ao retirares as matérias filtrantes para limpeza vai semp+re sair sujidade para o aquário, além de que os Discus stressam muito com esse tipo de operações de manutenção, o ideal será sempre uma sump ou em ultimo caso um filtro exterior, interior é sempre de evitar, além de que a capacidade desses filtro para um aquário de Discus é muito insufeciente ás suas necessidaes de qualidade de água. Nuno Silva
nunomart Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Obrigado pela ideia. Eu ja ando nisto a uns anos. cerca de 12 anos. Queria iniciar-me em discus. só que o meu aquario de 1,20 cm ta ocupado com oscares, e é impensavel livrar-me deles porque gosto muito deles. So tenho mesmo o de 80cm. 2 discus pequenos era o que eu queria. Será um erro ? podes por 1 casal de discus num agua de 80 sem problemas sem esquecer que so vais manter esse mesmo casal dentro do agua. MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
cmcndsc Publicado: Abril 9, 2007 Autor Publicado: Abril 9, 2007 podes por 1 casal de discus num agua de 80 sem problemas sem esquecer que so vais manter esse mesmo casal dentro do agua. Se eu comprar dois discus pequenos, a probabilidade de formarem casal é muito pequena. Como é que posso distinguir macho da femea em juvenis? Tive a medir o aquario e leva 92 litros. abraço
Nuno da Silva Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Se eu comprar dois discus pequenos, a probabilidade de formarem casal é muito pequena. Como é que posso distinguir macho da femea em juvenis? Tive a medir o aquario e leva 92 litros. abraço Nos Discus só destigue o macho da femea na altura da postura, tudo o que disserem além disto é mentira ou invenção. Nuno Silva
duarte36 Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Nos Discus só destigue o macho da femea na altura da postura, tudo o que disserem além disto é mentira ou invenção. Não concordo Duarte www.discusmaster.com
Nuno da Silva Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Não concordo Olá, Se não concorda prove o contrário, a não ser que faça uma analise ao sangue, ou seja uma sexagem. Nuno Silva
Nuno da Silva Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 (editado) Olá, Sinceramente dos anos de experiencia que tenho e das conversas que tive com alguns dos melhores criadores da Europa nunca ouvi falar de nenhuma tecnica para descobrir o sexo nos Discus, a não ser analise ao sangue, ou depois de uma postura que seja fecundadda pelo macho. Pode com certeza partilhar essa tecnica com todos os amantes dos Discus, pois existem várias teorias, uma das quais a identificação pelas pontas traseiras das barbatanas, sendo que as femeas podem apresentar a barbatana arredondada e os machos mais "afiada", mas nos milhares de Discuys que me passaram pelas mãos pude constactar que existem muitas femeas com caracteristicas de machos e vice versa. Um abraço, Editado Abril 10, 2007 por Nuno da Silva Nuno Silva
joao costa Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 se obeservar-mos bem os casais que aparecem aqui no forum , dá bem para os distinguir , principalmente pelo formato da cabeça( acho eu) , os donos desse casais indentificam quase sempre macho e femea e se obeservar-mos bem os machos costumam ter a cabeça mais massuda e com aquela bossa caracteristicas nos machos tanto de Discus com de escalares.... estou a penas a supor que possa ser uma maneira de se identificar macho e femea , claro que estou apenas a opinar sem grande conhecimento sobre a questao , mas creio que se vem a verificar alguma veracidade nisto através dos factos que são apresentados aqui no forum atraves das fotos postadas pelos users e identificaçaode macho e fema pelos proprios... Já saiu asneirada de certeza Obrigado Joao Costa
nunomart Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 Não concordo a distinçao de sexo nos discus e muito dificil quanto juvenis, eu como muitos membros do forum sabem crio discus , para formar casais tenho de por aos 6 e 8 num aquario de 600l para term espaço sufeciente para começarem a formar casais , e as vezes so saem machos essa e pura da verdade , o melhor metodo e comprar varios e esperar que se forme um casal. eu tenho uma casal que pus a venda no forum que pensava que era 2 machos de 1 dia para o outro tive uma postura. um abraço MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
highscreen123 Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 (editado) se obeservar-mos bem os casais que aparecem aqui no forum , dá bem para os distinguir , principalmente pelo formato da cabeça( acho eu) , os donos desse casais indentificam quase sempre macho e femea e se obeservar-mos bem os machos costumam ter a cabeça mais massuda e com aquela bossa caracteristicas nos machos tanto de Discus com de escalares.... estou a penas a supor que possa ser uma maneira de se identificar macho e femea , claro que estou apenas a opinar sem grande conhecimento sobre a questao , mas creio que se vem a verificar alguma veracidade nisto através dos factos que são apresentados aqui no forum atraves das fotos postadas pelos users e identificaçaode macho e fema pelos proprios...Já saiu asneirada de certeza Ja ouvi essa teoria pros escalares, que os mesmos tem a boca com 1 aspecto mais saliente pros machos. Não sei se é de todo verdade, mas os entendidos ja disseram ke nao ha forma nenhuma de diferenciar os sexos a nao ser por analise sanguinea ou plas posturas... Editado Abril 13, 2007 por highscreen123
joao costa Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 pois .... Com certeza que quem os cria é que sabe né.... mas por exemplo se forem ao topico do zé carlos aqui nos ciclideos americanos -Preciso De Opinião-votem -casais discus, todos os machos apresentam a cabeça mais massuda e a tal testa maior .... por isso tirei esta conclusao que aparentemente é errada né??? Obrigado Joao Costa
duarte36 Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 Pessoal dá para ver acreditem Não digo mais nada só isto: - Tirem para fora da água e vejam o sexo do animal!!!!! Duarte www.discusmaster.com
Meridiano de Greenwich Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 É claro que dá para ver... Duarte, tirem para fora o quê? Qual peixes? o tubarão?
Nuno da Silva Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 Pessoal dá para ver acreditem :D Não digo mais nada só isto: - Tirem para fora da água e vejam o sexo do animal!!!!! Faz como aos Agapórnis. Nuno Silva
duarte36 Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 Leiam livros, por amor de deus!!! - LEIAM!!! Duarte www.discusmaster.com
Nuno da Silva Publicado: Abril 14, 2007 Publicado: Abril 14, 2007 Leiam livros, por amor de deus!!! - LEIAM!!! Quail é o livro que o Duarte conhece para eu puder consultar. Nuno Silva
nunomart Publicado: Abril 14, 2007 Publicado: Abril 14, 2007 (editado) olha eu reproduzo discus ha anos leio muito , e e quase impossivel distiguir os sexos mas se tens essa opiniao respeito. mas,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, tenho por volta de uns 70 discus juvenis em casa e e impossivel ver o sexo. vou-te mandar foto para poderes indentificar e assim vaomos tirar duvidas Editado Abril 14, 2007 por nunomart MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nuno da Silva Publicado: Abril 14, 2007 Publicado: Abril 14, 2007 De tudo o que li até hoje, nunca li que é possivel distinguir Discus macho de Discus femea só de olhar para eles, quanto aos juvenis é mesmo impossivel, até sou capaz de fazer uma aposta. Nuno Silva
Fausto Vicente Publicado: Abril 15, 2007 Publicado: Abril 15, 2007 De tudo o que li até hoje, nunca li que é possivel distinguir Discus macho de Discus femea só de olhar para eles, quanto aos juvenis é mesmo impossivel, até sou capaz de fazer uma aposta. Eu aposto: Olho para eles e digo que x é femea e y é macho! As unicas condições que ponho é que a x tem de estar a por ovos e o y tem de os fecundar ( e depois eu ver olhinhos, claro!!) Agora a sério. É claro que existem indicadores-tipo, que vão de fisicos a comportamentais, que levam um olho mais treinado a ter uma taxa de sucesso maior, mas mesmo os olhos mais treinados do mundo, apenas admitem uma taxa de sucesso de cerca de 70%. E estou-me a referir a, por exemplo, Stendker e seus colaboradores, ou a Andrew Soh e cia.... e no que concerne a peixes adultos. Em sub-adultos a taxa desce drasticamente e em juvenis, nem se metem nisso. Agora que é divertido tentar adivinhar, isso é... Abraço Fausto Vicente "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts