Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos... Há duas semanas comprei um aquário e o seguinte equipamento. Será que preenche os requisitos mínimos?

• Aquário de 60 X 30 X 30 com uma lâmpada fluorescente.

• Filtro Interior de 200 a 450 litros /h (no canto direito do aquário).

• Bomba de ar com pedra difusora (por baixo da saída de água do filtro).

• 5 kg de Areão, salvo erro, de 2 mm.

• Termostato de 50 W (na diagonal no meio do aquário).

• Uma planta (Echinodorus Osiris).

• Uma pedrita branca de mar (pequenina).

• Três pequenas grutas de resina e uma ânfora de barro.

Neste momento tenho lá duas corydoras, três gupys e dois platys. (O platy está muito parado... parece ter os olhos inchados.)

Peço desculpa pela ignorância... mas estou a tentar perceber este fantástico hobby. Se acharem que devo trocar alguma coisa, por favor, esclareçam-me.

Editado por Ashtar

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:

Para já vez o erro mais comum no hobby. Não deixar o aquário amadurecer e colocar logo peixes. Neste momento o aquário tem poucas bactérias por isto está a acumular toxinas (amónia). De inicio devemos por peixes com muita contenção, primeiro 1 e após alguns dias outros. As bactérias decompõem a matéria orgânica.

Para já terá de fazer trocas de água com regularidade, 20% por dia. Outra coisa devia medir os parâmetros da água, Ph e níveis de amónia e nitratos.

Para estes peixes, como tem corydoras e gupys/platys eu diria para colocar o ph 7. Os nitratos e amónia devem ser 0.

Publicado: (editado)

A amónia não é uma toxina... A partir de certas concentrações e em condições apropriadas (pH favorável, nomeadamente), é um agente tóxico, mas não é uma toxina.

Quanto aos nitratos, durante o ciclo do azoto vão subir.... E no futuro não têm necessariamente que estar a zero. Até porque se tiver plantas, convém ter alguns nitratos na água. Os problemas de "eutrofização" ( enriquecimento da coluna de água em nutrientes, com aparecimento de algas, com possível queda dos teores de oxigénio, em casos extremos) - o aquário é um pequeno ecossistema - e toxicidade devido a nitratos são de considerar apenas para níveis superiores a 10 ppm (regra geral)... Também depende da combinação de outros factores.

Cumprimentos.

Editado por Nelson Nuno
Publicado:

Se calhar esse termostato... não fazia muito mal teres um de 75w. Mas depende se tens o aqua numa zona fria ou quente

David.

Posted Image

Tesla Motors

Publicado:
Se calhar esse termostato... não fazia muito mal teres um de 75w. Mas depende se tens o aqua numa zona fria ou quente

Ok... Obrigado. Vou fazer isso.

Cumprimentos,

Ashtar

Publicado:

E porque não metes ai mais umas plantas? Tens pelo mercado algumas baratas e de crescimento rápido onde as suas necessidades são baixas, tens por exemplo a cabomba verde, a elodea a bacopa...

E podes sempre meter também a Anubia Nana é de crescimento lento, não tem grandes cuidados, eu aconcelho porque simplesmente adoro a decoração que ela dá...

E claro dá sempre jeito um pc de musgo, para servir de futura "maternidade" natural para os alevins de guppy, e platy, a mim deu mujito mas muito jeito...

Posted Image
Publicado:

Olá

Também sou principiante, e também tive as tuas dúvidas.

neste momento penso que te posso dar alguma indicações:

- Penso que não deverias ter já incluído peixes no aquário. Diz-se que só se pode colocar peixes após 1 mês, mês e meio, para se poder fazer o ciclo da água (nitrogéneo);

- Introduzir mais umas plantitas que ajuda a oxigenar a água;

- Se não tens, deves comprar (ou fazer numa loja de animais) um estojo de análises que tenha pelo menos os testes da amónia, ph, nitritos, nitratos, kh e gh.

- Deves controlar o ph, consoante os peixes que tens e fazer trocas de algas com regularidade, introduzindo cycle e wastecontrol, até a água "amadurecer" e estar establizada.

- Informa-te no forum ou numa loja sobre os filtros. Eu por exemplo, tenho filtros com uma "espécie" de lã de vidro e umas "bolinhas" metidas numa rede para fazer colónias de bactérias. Isto é muito importante.

Em relação ao peixe, não sei se está doente. Mas existem alguns tratamentos que podes fazer: Vai a uma loja diz os sintomas que eles em principio ajudam a resolver o problema. No entanto podes ir adicionando à água um "calmante" que ajuda os peixes.

Por fim um último conselho: Não tenhas pressa. Eu aprendi que na aquariofilia não se pode ter pressa e querer ter tudo ao mesmo tempo. Tem que se dar tempo ao tempo para poder haver uma boa qualidade da água.

Espero que possa ter sido útil, se precisares pergunta. Se eu souber... Um abraço.

Bobadela, 2007-04-19

Gabriel Pinto

Publicado:

O Gabriel Pinto já respondeu à maior parte das perguntas e bem. O peixe pelo que dizes parece estar doente (ataque de fungos, provavelmente devido a ânforas ou esses adereços não naturais que se colocam no aqua e que pessoalmente abomino) mas umas fotos ajudavam. Se se verificar compra um anti-fungos e trata-o à parte noutro aqua de preferência.

tiagodovale2-dbd.jpg
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!