Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Abri este novo post (é uma continuação do outro) pois o disco continua mal, ainda pior. Desta vez, o problema não se localiza numa brânquia (ou opérculo, ou como lhe chamam), mas sim nos dois opérculos!

Por favor, preciso de ajuda...e ele também! Coitado dele, já está "em tratamentos" (pelo menos isolado) à 1mês! Preciso de pôr fim a isto.

Obrigado a todos.

Cumprimentos

Editado por Veterinário
Publicado:

fizestes as mediçoes do ph que eu tinho proposto??? e já agora vê o gh , para se poder calcular mais ou menos a condutividade da água...

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
fizestes as mediçoes do ph que eu tinho proposto??? e já agora vê o gh , para se poder calcular mais ou menos a condutividade da água...

o pH está neutro. Como meço a condutividade da água?

Publicado: (editado)

existe um teste de Gh que te diz qual é a dureza total da água em dGH na escala alemã – 1dgH = 33 mS para quem não tem medidor de condutividade . já agora onde tens o peixe???? nas ultimas fotos parece que está numa cena aparte do aqua...~

mas tinha proposto fazeres teste de ph várias vezes por dia durante 3 dias para ver se não há oscilaçoes ...

Acho que devias deixar o animal descansar e fazeres tpa diarias durante 7 dias, 1 mes de medicaçao é excessivo e nunca irá recuperar , pois amedicaçao tb stressa os bichos. deixa-o descansar dos medicamentos.

e nao te esqueça de fazer tpas com os mesmo parametros da agua do aqua.

Editado por joao costa

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas

Quem sabe sabe...faz o que o Ze Carlos propos...é o que eu costumo fazer nos meus quando aconteçe isso...

Boa sorte

Rúben

Publicado:

Eu pus o disco num alguidar com água do aquário, para poder tirar fotografias de jeito (dentro do aquário escondia-se constantemente).

Eu fiz, e não havia variações de pH.

De momento subi a temperatura, e vou fazendo TPA. Se calhar vou usar o FORMOL e ver no que dá. Obrigado a todos

Publicado:

Boas

Começa com o formol imediatamente se não queres perder o peixe...da unica vez q tive 1 discu com essa doença usei formol e ja no primeiro dia de tratamento, ja estava a repirar normalmente.Faz o tratamento da maneira que o Ze Carlos indicou e vais ver que o peixe vai ficar bom...

Boa sorte

Rúben

Publicado:
boas

FORMOL-2ML-100L AGUA DURANTE 3 DIAS SEGUIDOS

SE TIVERES DUVIDAS TLF-914921992

Já começo a ter resultados :) animadores! Vou continuar...!

Obrigado

Publicado:
boas

não te esqueças de aumentar a areação (bomba de ar no maximo porque o formol consome muito oxigénio)

antes de cada aplicação muda uma pinga de agua :wink:

É isso mesmo que estou a fazer :D

Só para saber, se o discu não estiver bom ao fim do 3º dia, posso prolongar o tratamento, sem que isso lhe afecte?

É provável ter recaídas após o tratamento?

No fim do tratamento, posso voltar a pô-lo de imediato junto dos outros discus?ou tem de ficar em quarentena?

É uma doença provocada por quem?resulta de condições de água ou de quê?

Cumps

Publicado:

boas

deixa ficar o peixe onde estás a trata-lo para que possas repetir o tratamento ao fim de uma semana

essa bicharada que te afectou o peixe é relativamente normal nos discus e chamam-se giródactilos

poderes prolongar o tratamento podes mas não convem o formol é um desinfectante e queima as mocosas dos peixes guelras

mucosas dos olhos etc

por isso convem que faças o tratamento durante 3 dias esperas uma semana e voltas a repetir

Publicado:

Olá,

Agora que chegou ao fim dos três dias de tratamento, noto que uma brânquia está boa, no entanto, a outra continua em mau estado. Vou prolongar o tratamento por mais um dia (hoje) e fico à espera que me digas (Zé Carlos) o que fazer.

Grand abraço

boas

faz o tratamento hoje e aguarda uma semana vai fazendo mudanças de agua frequentes

reduz a quantidade de comer para não poluir muito a agua

repete o tratamento ao fim de uma semana de novo ao fim de uma semana

vai dizendo coisas :agrue::wink:

Editado por ze carlos
Publicado:

Ele continua na mesma.. :)

O que faço? Vou tentar tirar umas fotografias, de qualquer das formas o diagnóstico é o mesmo.

Se o soltar no aquário com os discos sãs (em bom estado), há alguma probabilidade de ele pegar aos outros?

Cumprimeentos

Publicado:
boas

não juntes com os outros

já repetiste o tratamento?

Boas,

Já repeti o tratamento,sim.

Estou mesmo desolado por não conseguir ajudá-lo (pobre disco)!

Publicado:

Estou a experimentar Omnipour da sera. Ainda falta repetir o tratamento no dia 21, se resultar eu digo-te alguma coisa.

- Se abrires a guelra e pegares numa lupa com 10 aumentos consegues ver os bichinhos brancos.

- O problema é que estão a ficar resistentes :shock: O tenilvet já não tem resultado muito bem!

Publicado:

Tal e qual como eu tinha referido.... Essa bicharada está a tornar-se resitente ao praziquantel.......

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Olá,

Nestas 2semanas usei o formol e deu-me provisoriamente alguns resultados. Eu já usei droncit antes desse tratamento e o resultado foi nulo e gastei aí uns 6euros. Estava a pensar usar o parazinquantel, só que aquilo na farmácia custa 44euros!é muita guita e eu não sei no que pode dar. Há por aí alguém que me possa arranjar um pouquinho de parazinquantel? Se não, que procedimento adapto agora?

Cumprimentos

Publicado:
Olá,

Nestas 2semanas usei o formol e deu-me provisoriamente alguns resultados. Eu já usei droncit antes desse tratamento e o resultado foi nulo e gastei aí uns 6euros. Estava a pensar usar o parazinquantel, só que aquilo na farmácia custa 44euros!é muita guita e eu não sei no que pode dar. Há por aí alguém que me possa arranjar um pouquinho de parazinquantel? Se não, que procedimento adapto agora?

Cumprimentos

O droncit é praziquantel

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Se alguém que possa vir a Santos (em Lisboa) e que perceba de tratamento de discos, quiser comprar-me o disco e fazer-lhe o tratamento diga-me qualquer coisa...é um disco que já teve posturas várias vezes. Não posso ter o disco num aquário hospital durante muito mais tempo. O único problema dele é ter uma guelra aberta.

Mandem-me uma mp.

Cumps

Editado por Veterinário
Publicado:
Estou a experimentar Omnipour da sera. Ainda falta repetir o tratamento no dia 21, se resultar eu digo-te alguma coisa.

Resulta, abrem logo o outro opráculo com 2 tratamentos com um intervalo de 7 dias. :D

Mas só após o segundo tratamento, estão a ficar bem resistentes.

Publicado:

Comigo, só funciona com Formol!!!

2ml por cada 100l durante 3-4 dias seguidos, repetindo passado uma semana!!

Só tenho o cuidado de diluir o formol em 1-2l de água antes de por no aquario, bem devagar e afastado dos peixes!!

E claro 2 difusores de ar, para não aumentar o oxigénio na água!!

Esta receita tem me funcionado as mil maravilhas para parasitas das guelras e da pele!!!

O chato é que tenho de repetir quase todas as semanas, devido aos ovos destes parasitas serem resistentes!!

Ab

João

Publicado:

Boas.

Para grandes males grandes remédios........

Limpar tudo até perto da perfeição, incluindo as esponjas dos filtros.

Adicionar (previamente diluido) 200 mg de Permanganato de Potássio para cada 100 lt de àgua.

Sejam RIGOROSOS na dosagem.

A àgua adquire uma cor bonita....parece vinho Rosé.....

Esta coloração TEM de permanecer por 5 a 6 Horas.

Se antes deste tempo a àgua ficar castanha o tratamento NÃO foi concluido com sucesso, muita matéria organica no aqua.

Se o problema persistir....repetira passados 8 dias.

Voilà.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"