Co2, Recargas Sem Gastar Quase Dinheiro.


Bernardo Gordo

Recommended Posts

Boas...

Eu enquanto não chega a minha botija tou a usar fermentação e pensei numa maneira mais fácil e barata de trocar as receitas quando estas acabam...

É verdade que só o açucar é que se gasta na receita porque é consumido pelo fermento e as bactérias, certo?

 

então se a cada 15 dias adicionarmos 300gramas de açucar, é viável?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jovem

 

não é possivel. O processo de fermentação leva o fermento a consumir o açucar e produzir co2 e alcool. O alcool, sendo acido, mata o fermento...(acho eu, o fortunato depois explica isto em termos quimicos)

 

abrço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jovem

 

não é possivel. O processo de fermentação leva o fermento a consumir o açucar e produzir co2 e alcool. O alcool, sendo acido, mata o fermento...(acho eu, o fortunato depois explica isto em termos quimicos)

 

abrço

Pronto, pode-se adicionar o bicabornato de sódio para levantar o pH do meio onde as bactérias do fermento se encontram

..

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O Álcool não é ácido... O excesso de álcool mata realmente os fungos (e não bactérias) do fermentador, tal e qual como a nós (coma alcoólico, ring a bell?).

 

Por isso não podes ir adicionando açúcar, pois a partir do momento em que já haja álcool suficiente para matar as leveduras, pouca ou nenhuma fermentação vai haver.

 

E sim, o Bicarbonato de Sódio usa-se para evitar um abaixamento muito grande do pH da mistela do fermentador. Se adicionarmos NaHCO3 à mistela, as leveduras ao libertarem CO2 o pH já não baixará tanto como na ausência de bicarbonato de sódio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fortunato, mas olha lá...

O Bicabornato de sódio vai alterar só o pH da solução da garrafa onde se encontram a levedura, ou vai incidir também no pH da água alterado pelo Co2 vindo da dita garrafa?...Vai diminuir a acidez aquando a dissolução em água do aquário?

 

 

Ou seja, da tua conversa percebi que , a levedura não se gasta na garrafa. Mas há a formação do alcool que consequente a vai estragar, né?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!!

o bicarbonato usa-se para que não haja alterções bruscas de pH na mistura e não para alterar o pH !!! Isto só aconteçe dentro da garrafa onde fizeres a mistura ... O que vai aconteçer é que o Co2 dissolvido na água , irá fazer baixar o pH ligeiramente ....

Abraço

Editado por Kebras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais