Roast Publicado Abril 4, 2007 Share Publicado Abril 4, 2007 oLA malta!!! pois é, como o topico diz, gostava de saber qual o melhor fertelizante liquido do mercado e quando falo em melhor claro Preço/qualidade.. deem vossas justiças e ao mesmo tempo ajudam-me:D abraços Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrecardoso Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 eu uso NPK da nutrafin um da sera quando faço tpa e ainda 24 da red sea e estou muito satisfeito Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Olá. Macros: DIY Micros: TMG Ferro: Horizonte Aquático (é o único que usei até hoje). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Viva, Para mim o melhor continua a ser o DIY: - Solução de MgSO4 em agua destilada - Solução de K2SO4 em agua destilada - Solução de KNO3 em agua destilada - Solução de uma saqueta de hortilon em agua destilada Cmprts, Luis.Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Viva, Para mim o melhor continua a ser o DIY: - Solução de MgSO4 em agua destilada - Solução de K2SO4 em agua destilada - Solução de KNO3 em agua destilada - Solução de uma saqueta de hortilon em agua destilada Cmprts, Luis.Dias É bom, mas tem de haver muitas mudas de água, o hortrilon tem muito cobre... e a longo prazo pode ser tóxico, mesmo para as plantas... Como não tenho hábito de colocar macros (tenho muita peixeirada) não coloco macros...(de macros só potássio) O TMG parece-me ser bastante equilibrado... também costumo criar fertilizante diy...mas sempre baseado no tropica master grow Mas a verdade é que não existem fertilizante óptimos... depende depende das condições... do tipo da água, da qunatidade das mudas...etc...etc... Abraços! António Vitor O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Fertilizantes caseiros de macros, separadamente Micros+ Horizonte aquático alternado com TMG da Tropica. Ferro horizonte aquático. Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 É bom, mas tem de haver muitas mudas de água, o hortrilon tem muito cobre...e a longo prazo pode ser tóxico, mesmo para as plantas... Utilizo à cerca de 5 anos num plantado que tem mudas de agua de 3 ou 4 em 4 semanas e é um ninho da camarões... enfim, acho que tudo depende das dozes. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Utilizo à cerca de 5 anos num plantado que tem mudas de agua de 3 ou 4 em 4 semanas e é um ninho da camarões... enfim, acho que tudo depende das dozes. desde que não se acumule a longo prazo... basta fazer as mudas da praxe... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Roast Publicado: Abril 4, 2007 Autor Share Publicado: Abril 4, 2007 Boas!! eu tava a pensar em comprar: Ferro2+ G 500ml Micro+ 1L Fertilizante Magnésio - 500ml Fertilizante NK - 500ml Todos ELES da Horizonte Aquático qual deles nao me faz falta???? Aqua com Eleocharis acicularis(um grande tapete, 60cm*40cm e mais um pouco), Cyperus helferi, vallisnerias nana, bem plantado 150 lt cumprimentos Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Boas!!eu tava a pensar em comprar: Ferro2+ G 500ml Micro+ 1L Fertilizante Magnésio - 500ml Fertilizante NK - 500ml Todos ELES da Horizonte Aquático qual deles nao me faz falta???? Aqua com Eleocharis acicularis(um grande tapete, 60cm*40cm e mais um pouco), Cyperus helferi, vallisnerias nana, bem plantado 150 lt cumprimentos NK é o quê? Nitrato de potássio ou os dois separados?... Obrigatoriamente faz-te falta os Micros+, o K, o Ferro...o Magnésio, N e P vai depender da qualidade da tua água e dos parametros...porque se já tiveres muitos e fizeres muitas TPA's secalhar é menos essencial...mas para mim são todos esses essenciais porque a minha água não vale uma beata. às vezes tá boa outra vezes não, é muito irregular....não percebo porquê mas pronto... Por isso se poderes mete aí os parametros da tua água para te podermos ajudar melhor, tipo o N e o P. Isto se tiveres os testes. Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AntraX Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Boas. Bem eu não sei se estou a falar bem...mas se tiver a falar mal perdoem-me Mas na minha opinião usar fertelizantes só contamina a água, nao? Vejamos...se fertilzantes são quimicos, ao colocar-mos esses quimicos na água iremos poluir a água ou simplesmente "satura-la". Porque é que em vez de usar fertelizantes, não usam uma boa camada de areia do rio , uma boa iluminção e uma bomba de Co2?? Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Boas. Bem eu não sei se estou a falar bem...mas se tiver a falar mal perdoem-me Mas na minha opinião usar fertelizantes só contamina a água, nao? Vejamos...se fertilzantes são quimicos, ao colocar-mos esses quimicos na água iremos poluir a água ou simplesmente "satura-la". Porque é que em vez de usar fertelizantes, não usam uma boa camada de areia do rio , uma boa iluminção e uma bomba de Co2?? Cumprimentos He! He! Enquanto o Luis fortunato dá 3 voltas na cadeira, posso-te perguntar o seguinte: Os alimentos que ingeres também são compostos quimicos, porque não te limitas a comer um bom prato de areia do rio e inspiras 3 vezes umas golfadas de ar? Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 He! He! Enquanto o Luis fortunato dá 3 voltas na cadeira, posso-te perguntar o seguinte: Os alimentos que ingeres também são compostos quimicos, porque não te limitas a comer um bom prato de areia do rio e inspiras 3 vezes umas golfadas de ar? Porque às vezes a areia ainda trás um bocado de folhas secas que pode arranhar no céu da boca...nunca se sabe! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrecardoso Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Isso é que é uma bela de umas "boas vindas" ao membro . Penso eu de que que em vez de mandar umas bocas era mais facil dizer qualquer coisa como.. se não introduzires os nutrientes (neste caso os tais fertelizantes) artificialmente ( manualmente ) na coluna de água o mais certo é as plantas nao se desenvolverem ao nivel desejado ja que para um bom crescimento será preciso nao só o co2 e um bom areão como tambem a iluminaçao, mas tambem um certo nivel de nutrientes (macro micro e oligamentos) uns em maiores quantidades que outros conforme as necessidades e os valores que ja tens na tua agua. De qualquer forma seria em "vão" proporcionares o co2 um bom substrato ou uma boa luz se um desses factores estivesse em falta. Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Desculpa antrax... Olha "antrax" é que é um quimico que em tempos se punha nas cartas do correio e que matava uma data de pessoas...isso sim é quimico que prejudicava a água... Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Abril 4, 2007 Share Publicado: Abril 4, 2007 Isso é que é uma bela de umas "boas vindas" ao membro . Penso eu de que que em vez de mandar umas bocas era mais facil dizer qualquer coisa como.. Tens toda a razão, as minhas desculpas ao Antrax (devo ter inalado um pouco do gás inadvertidamente ) Posso também tentar dar um pouco da minha explicação (basarouca, diga-se). Como o andrecardoso disse, os fertilizantes são nutrientes e por isso tal como outros (luz, co2) são essenciais para as plantas. O que é necessário, é saber doseá-los convenientemente para não haver as tais saturações como referias. Julgo que essa tua ideia de saturação e poluição deve ter sido apreendida pela informação acerca de poluições com fertilizantes na agricultura. O que se passa, e apesar de estar a diminuir, é que na agricultura, salvo erro na década de 70 e 80 foi prática bastante utilizada em que não havia qualquer controle sobre as quantidades adicionadas. A ideia era que quanto mais se pusesse mais depressa as plantas cresciam. Isso provocava grandes saturações de diversos elementos quimicos julgo que principalmente fosfatos, que pelas infiltrações nos terrenos e escorrencias das chuvas provocava grandes focos de poluição nas linhas de água e nos próprios terrenos, matando plantas e fauna existentes por envenenamento. Como um aquário é um meio fechado e bastante pequeno os elementos necessários às plantas são em quantidades reduzidas comparativamente ao dos rios e lagos, por isso a menos que estejas a renovar a água constantantemente, eles são consumidos rápidamente e assim as plantas vão sofrer de carencias de alimento. Com as fertilizações adequadas, renova-se essa fonte de alimento. Se fertilizares em excesso, o mais habitual é aparecerem as tão indesejadas algas, ou até em quantidades maiores a morte da fauna por envenenamento. Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrecardoso Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 O muuuundo nao é tao bonito quando as pessoas se entendem ? Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Roast Publicado: Abril 9, 2007 Autor Share Publicado: Abril 9, 2007 bOAs pessoal!!! fiz teste dos nitratos a minha agua da torneira! deu No2 - N < 0.1 mg/l No2 < 0.3 mg/l Eu nao percebo muito, mas pelo que dizia la é q estava tudo bem! em relação a fertilizaçao o que tem haver entao este teste? nao consegui o teste de PO4 mas ainda vou tentar!! Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 9, 2007 Share Publicado: Abril 9, 2007 Olá. NO2 são nitritos e não nitratos... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Roast Publicado: Abril 9, 2007 Autor Share Publicado: Abril 9, 2007 Olá. NO2 são nitritos e não nitratos... Cumprimentos Luís Fortunato POis eu sei, mas o teste da sera dizia assim na cor que deu!!! foi o dos nitratos que fiz axo q sim!!! cumps Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
silver_fox Publicado: Abril 10, 2007 Share Publicado: Abril 10, 2007 Boas!!eu tava a pensar em comprar: Ferro2+ G 500ml Micro+ 1L Fertilizante Magnésio - 500ml Fertilizante NK - 500ml Todos ELES da Horizonte Aquático qual deles nao me faz falta???? Aqua com Eleocharis acicularis(um grande tapete, 60cm*40cm e mais um pouco), Cyperus helferi, vallisnerias nana, bem plantado 150 lt cumprimentos por exemplo 1L de micro+ decididamente nao te faz falta para um aquario desse tamanho, eu comprei 500ml em janeiro e ainda nao gastei 1/10 "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jose Ribeiro Publicado: Abril 10, 2007 Share Publicado: Abril 10, 2007 (editado) Peço desculpa estar usar este post. O meu aquário é de 120x36,5x50, neste aquário tenho vários tipos plantas. E a minha duvida é se estou a fazer bem em por 20mg Trópica Aquacare de 2 em 2 dias, faço tpas de 25% todas as semanas ou se preciso de mais algum Fertilizante. Melhorei a potência da luz para 216w, tenho co2 de botija. Os niveis do aqua são: Ph 6,5 No2 0,0Mg/l No3 0,3Mg/l José Ribeiro Editado Abril 11, 2007 por Jose Ribeiro Visite a nossa comunidade Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
luis_lopes Publicado: Abril 10, 2007 Share Publicado: Abril 10, 2007 Apesar de estar a melhorar a iluminção do meu nano plantado, depois de muito ler, abri os cordões à bolsa e apostei no ADA Brighty Step 1, com aplicação diária. E não é que mesmo com pouca luz (tenho um rácio menor que 1W/L) aquilo funciona bem?... Atenção que o meu aquário foi montado recentemente, daí estar a utilizar ao Step 1. Cumprimentos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TomasSilva Publicado: Abril 11, 2007 Share Publicado: Abril 11, 2007 boas, quanto aos fertilizantes liquidos, como é que se fazem as soluções, tenho um aqua de 100lts. obg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Lisboa Publicado: Abril 15, 2007 Share Publicado: Abril 15, 2007 Tenho algumas dúvidas a respeito de fertilizantes líquidos. 1- o que é PO4? 2- O que é K2SO4? 3- O que é KNO3? 4- O Micro+ é a mesma coisa que o Tropica Master Grow? Obrigado pela atenção! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts