mpguerreiro Publicado Abril 3, 2007 Publicado Abril 3, 2007 Ola pessoal, entao é assim, começei com o meu plantado de 200L a 1 mes, de momento tenho 6 especies de plantas dentro do aqua! Amanha vao me chegar mais umas quantas plantas. A minha duvida é se é necessario começar ja com o CO2, tendo em conta que o aquario tem agora 1 mesde montado! que dizem? Outra questao sobre as TPA´s, devo de começar agora a começar a fazelas ou nem por isso?! Se sim de quantos litros e quantas vezes por semana?! Esqueçime em cima, nao sei se será relevante, mas de fauna tenho 3 corydoras, 1 betta e 2 caracois maçã! Aguardo opinioes!! Cump. MArco
Murkas Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Ola pessoal, entao é assim, começei com o meu plantado de 200L a 1 mes, de momento tenho 6 especies de plantas dentro do aqua!Amanha vao me chegar mais umas quantas plantas. A minha duvida é se é necessario começar ja com o CO2, tendo em conta que o aquario tem agora 1 mesde montado! que dizem? Outra questao sobre as TPA´s, devo de começar agora a começar a fazelas ou nem por isso?! Se sim de quantos litros e quantas vezes por semana?! Esqueçime em cima, nao sei se será relevante, mas de fauna tenho 3 corydoras, 1 betta e 2 caracois maçã! Aguardo opinioes!! Cump. MArco O aqua já ciclou ou é densamente plantado e não o ciclaste? Já agora de que plantas estamos a falar? que quantidade de luz? que fertilização? Só com os dados que metes-te torna-se difícil ajudar-te, mete aí o setup do aqua que vais ver se torna melhor para ti (pois vês a tua dúvida esclarecida) e para o pessoal (pois tem todos os dados para te poder ajudar) Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
mpguerreiro Publicado: Abril 3, 2007 Autor Publicado: Abril 3, 2007 O aqua já ciclou ou é densamente plantado e não o ciclaste?Já agora de que plantas estamos a falar? que quantidade de luz? que fertilização? Só com os dados que metes-te torna-se difícil ajudar-te, mete aí o setup do aqua que vais ver se torna melhor para ti (pois vês a tua dúvida esclarecida) e para o pessoal (pois tem todos os dados para te poder ajudar) Abraço Ola murkas tens razao! O aqua é de 200L e tenho 208W de luz, substracto da tropica, quanto as plantas nao sei os nomes delas todas, mas sei que tenho cabomba rotola e anubias, as outras nao sei os nomes!! =( Quye dizes?! ainda nao esta densamente plantado, começei agora, e como disse em cima tem um mes de "ciclaçao"
Godlike Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Ola murkas tens razao!O aqua é de 200L e tenho 208W de luz, substracto da tropica, quanto as plantas nao sei os nomes delas todas, mas sei que tenho cabomba rotola e anubias, as outras nao sei os nomes!! =( Quye dizes?! ainda nao esta densamente plantado, começei agora, e como disse em cima tem um mes de "ciclaçao" boas nao tem mal nenhum em começares a usar já pq ja tens a agua a ciclar a 1 mes...o CO2 ajuda mt no crescimento das plantas... e como tens uma boa iluminaçao nao queiras pecar na falta de CO2... CUMPS Cumps
ohxuxa Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Só para que penses também sobre o assunto e poderes fazer as tuas próprias avaliações: o CO2 é transformado pela planta através da energia fornecida pela luz em oxigénio, e esta reacção produz ATP que dá energia à planta. Como tens uma boa iluminação tens aí grande potencialidade de crescimento para as plantas. Mas cuidado com a "quantidade" de CO2 que colocas, porque faz variar bastante o pH (desce) e variações bruscas são causa frequente de morte de plantas bem como dos bichos (mas como é um aqua de 200l é na boa )
Murkas Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 (editado) Ola murkas tens razao!O aqua é de 200L e tenho 208W de luz, substracto da tropica, quanto as plantas nao sei os nomes delas todas, mas sei que tenho cabomba rotola e anubias, as outras nao sei os nomes!! =( Quye dizes?! ainda nao esta densamente plantado, começei agora, e como disse em cima tem um mes de "ciclaçao" Quanto a mim dá-lhe no CO2 sem medos (cuidado com o que o membro ohxuxa referiu...) já és capaz de notar uma grande diferença no crescimento aí ao fim de uma semana! Atenção ás fertilizações, pois com essa quantidade de luz e CO2 os macros vão-se num instantinho (o que leva á não absorção de outros macros o que leva ao aparecimento de algas!!) bem como os micros (não abuses nos níveis de Ferro). Quanto a a tpa's tu serás a melhor pessoa para decidir isso mas quano a mim cerca de 15 a 25% semanalmente deve chegar. Abraço e boa sorte Editado Abril 4, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
mpguerreiro Publicado: Abril 4, 2007 Autor Publicado: Abril 4, 2007 Quanto a mim dá-lhe no CO2 sem medos (cuidado com o que o membro ohxuxa referiu...) já és capaz de notar uma grande diferença no crescimento aí ao fim de uma semana!Atenção ás fertilizações, pois com essa quantidade de luz e CO2 os macros vão-se num instantinho (o que leva á não absorção de outros macros o que leva ao aparecimento de algas!!) bem como os micros (não abuses nos níveis de Ferro). Quanto a a tpa's tu serás a melhor pessoa para decidir isso mas quano a mim cerca de 15 a 25% semanalmente deve chegar. Abraço e boa sorte Obrigado peloas dicas pessoal... Mas agora tenho outra duvida ao ler as vossas opinioes... Murkas, Quando dizes para ter cuidado com as fertilizaçoes... De momento nao fertilizo com nada, acham que devia de fertilizar com alguma coisa? Que produtos, na vossa opiniao, devo de utilizar? Outra coisa ainda, a dias comprei um kit de testes da Hagene hoje pela primeira vez fiz as mediçoes todas e obtive os seguintes resultados: PH: 7,5 Amonia: 0 mg/l (eis a minha duvida) quando adicionei o reagente a cor manteve-se, concluio que tenho 0, corrigam me se estou errado Nitritos: 0 mg/l (penso que é 0, pois a cor nao se alterou quando adicionei reagente, logo tiro esta conclusao) Nitratos: 5 mg/l Gh: 0-60 mg/l (macia) Kh: 100 mg/l Temperatura: 27/28ºC Que dizem destes resultados?! Tenho estas duvidas pois os manuais que vem nos testes estam um pouco confusos!! :/ Para os testes de nitratos e nitritos temos que multiplicar o numero de gotas de reagente depois da cor que se deve de obter! tenho uma duvida aqui, as gotas so se começam a contar apos adicionar a primeira gota certo? (a primira gota serve de arranque para se obter a cor inicial, a partir dai e que se conta as gotas adicionadas ate se obter a cor final certo? (o manual nao esclarece bem) :/ Obg pelas dicas pessoal! =)
Murkas Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Boas, só faltou o teste de fosfatos... Se não fertilizas nem controlas pelo menos os macros concerteza que terás problemas de algas no futuro. Como tens bastante luz e CO2 as plantas vão consumir rápidamente o que têm á disposição, o que leva a que haja desiquilibrios nos nutrientes e consequente aumento de determinado nutriente e logo boom de algas... aqui fica um link que de certeza te vai ser útil... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 PS: Na minha opinião devias de pensar em começar a fertilizar com macros separados (DIY ou de compra, a escolha é tua) e com micros (compra). Links de fertilizantes DIY: Calculadora de quantidades Como fazer os teus próprios fertilizantes DIY 1 Como fazer os teus próprios fertilizantes DIY 2 Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
mpguerreiro Publicado: Abril 5, 2007 Autor Publicado: Abril 5, 2007 Boas,só faltou o teste de fosfatos... Se não fertilizas nem controlas pelo menos os macros concerteza que terás problemas de algas no futuro. Como tens bastante luz e CO2 as plantas vão consumir rápidamente o que têm á disposição, o que leva a que haja desiquilibrios nos nutrientes e consequente aumento de determinado nutriente e logo boom de algas... aqui fica um link que de certeza te vai ser útil... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 PS: Na minha opinião devias de pensar em começar a fertilizar com macros separados (DIY ou de compra, a escolha é tua) e com micros (compra). Links de fertilizantes DIY: Calculadora de quantidades Como fazer os teus próprios fertilizantes DIY 1 Como fazer os teus próprios fertilizantes DIY 2 Abraço Boas Murkas, Obg pelos liks, foram muito uteis... disme so uma coisa, concluindo, os macros sao os NPK certo? Para fazer em DUY terei de ir a uma framacia a procura de potassio fosfero e azoto? é isso? havera em drogarias?! Outra pergunta, pelo menos nao me lembro de ter lido, mas quais sao as doses diarias mais ou menos aconselhavel em ppm de cada um dos macros, para o meu aqua de 206L (mas pelas contas da calculador que esta no site da 260 e tal L um aqua de 120x42,5x50, agora nao sei)! Achas que se tiver estas preocupaçoes nao corro o risto de ter um boom de algas?! Obg pelas dicas Abraço
Murkas Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 Boas Murkas,Obg pelos liks, foram muito uteis... disme so uma coisa, concluindo, os macros sao os NPK certo? Para fazer em DUY terei de ir a uma framacia a procura de potassio fosfero e azoto? é isso? havera em drogarias?! Outra pergunta, pelo menos nao me lembro de ter lido, mas quais sao as doses diarias mais ou menos aconselhavel em ppm de cada um dos macros, para o meu aqua de 206L (mas pelas contas da calculador que esta no site da 260 e tal L um aqua de 120x42,5x50, agora nao sei)! Achas que se tiver estas preocupaçoes nao corro o risto de ter um boom de algas?! Obg pelas dicas Abraço Boas, Sim, Macros Primários = NPK (Os secundários como o Mg costumam vir adicionados nos bons fertilizantes de micros) Os compostos podes sempre encontrar em farmácias ou adquirir a algum membro cá do fórum! Doses razoáveis de macros no aqua (valores servem apenas como ponto de referencia, os valores ideais devem ser regulados consoante a observação das plantas): NO3: 5-10ppm PO4: 0,5-1ppm K:20-30ppm Podes controlar com os testes (excepto o K que pode adicionar a olho, ou seja quando adicionas N ou P adicionas K também. Quanto aos litros que te deram, os 260 litros são os litros sem substracto, hardscape e plantas (só com o vidro) Quando conseguires equilibrar o aqua (isto é: tiveres conseguido arranjar rotinas de fertilização de modo a conseguires manter o sistema em eqilíbrio) as algas não serão preocupação! As algas só aparecem se houver desequilíbrios nos nutrientes dentro do aqua... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
mpguerreiro Publicado: Abril 5, 2007 Autor Publicado: Abril 5, 2007 (editado) Boas,Sim, Macros Primários = NPK (Os secundários como o Mg costumam vir adicionados nos bons fertilizantes de micros) Os compostos podes sempre encontrar em farmácias ou adquirir a algum membro cá do fórum! Doses razoáveis de macros no aqua (valores servem apenas como ponto de referencia, os valores ideais devem ser regulados consoante a observação das plantas): NO3: 5-10ppm PO4: 0,5-1ppm K:20-30ppm Podes controlar com os testes (excepto o K que pode adicionar a olho, ou seja quando adicionas N ou P adicionas K também. Quanto aos litros que te deram, os 260 litros são os litros sem substracto, hardscape e plantas (só com o vidro) Quando conseguires equilibrar o aqua (isto é: tiveres conseguido arranjar rotinas de fertilização de modo a conseguires manter o sistema em eqilíbrio) as algas não serão preocupação! As algas só aparecem se houver desequilíbrios nos nutrientes dentro do aqua... Abraço bons dias amigo... acho que ja compreendi, com uma dosagem diaria e cuidada nao havera problemas! agora tenho de me aplicar a ver se arranjo entao o potassio, fosfero e azoto! NAo devera de ser tarefa facil mas enfim! banana rock ja agora, se for necessario encomendar, que quantidades devo de encomendar para me servir delas durante um tempinho?? Outra pergunta, quanto as TPA´s...Quanta % devo de renovar? com que espasamento? todos os dias? Para um aquario destes, para subestituir por exemplo 60L vou ter de deixar 60L de agua a envelheçer a parte? ou posso fazer isso doutra forma? pergunto isto porque comprei uma mangueira que chega do aqua a casa de banho, para que me possa ser possivel retirar agua sem problemas... agora para adicionar agua é que ja e mais dificil... Ja liguei a mangueira directo a torneira para encher o aqua mas ai vai cloro e tudo mais que faz mal aos peixes... com esta situaçao (mais comoda e com menos chatiçes) teria que adicionar um anti-cloro todas as vezes que fazia TPA nao é?! Mais uma vez obg pelas dicas! Cump. Editado Abril 5, 2007 por mpguerreiro
Murkas Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 bons dias amigo... acho que ja compreendi, com uma dosagem diaria e cuidada nao havera problemas! agora tenho de me aplicar a ver se arranjo entao o potassio, fosfero e azoto! NAo devera de ser tarefa facil mas enfim! banana rock ja agora, se for necessario encomendar, que quantidades devo de encomendar para me servir delas durante um tempinho?? Eu só consegui arranjar de 500g a 2kg, agora quanto a quantidade tu é que sabes quanto deves de adquir (com a ajuda da calculadora vês quanto precisas de compras o suficinte para faeres umas poucas vezes Outra pergunta, quanto as TPA´s...Quanta % devo de renovar? com que espasamento? todos os dias? Para um aquario destes, para subestituir por exemplo 60L vou ter de deixar 60L de agua a envelheçer a parte? ou posso fazer isso doutra forma? pergunto isto porque comprei uma mangueira que chega do aqua a casa de banho, para que me possa ser possivel retirar agua sem problemas... agora para adicionar agua é que ja e mais dificil... Ja liguei a mangueira directo a torneira para encher o aqua mas ai vai cloro e tudo mais que faz mal aos peixes... com esta situaçao (mais comoda e com menos chatiçes) teria que adicionar um anti-cloro todas as vezes que fazia TPA nao é?! Há quem diga aqui no fórum que adiciona logo a água da torneira para o aqua, mas eu por mim aconselho o uso do anti-cloro (deixas a água num recipiente á parte o tempo que estiver indicado no rótulo do anti-cloro) Mais uma vez obg pelas dicas! Cump. PS:Se uitilizares o search do fórum encontras muitas repostas e leituras sobre tudo isto Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Recommended Posts