erlenmeyer Publicado Abril 3, 2007 Publicado Abril 3, 2007 (editado) Viva! Há pouco tempo mudei o aqua de viviparos para ciclideos. Como não tenho grande experiencia com os ciclideos deixo aqui o setup do aqua e uma foto do mesmo de modo a que me possam dar criticas/comentários/sugestões. Era este mesmo o equpamento que tiha com os viviparos e nunca tive problemas. Aquario 100x30x40 Filtro exterior EHEIM ecco 2234 (500l/h) Termostato Bioplast 200W Iluluminação: 1 lâmpada Sylvania GRO-LUX T8 30W Areão braco com +/- 3mm de diametro Decoração com xistos apanhados algures pelo alentejo Tenho uma bomba de circulação (1000l/h), devo montar?? Plastas: Várias anubias nana e uma que não consegui classificar Peixes: 1 Labidochromis Caeruelus (macho) 1 Ciclideo papagaio (segundo o vendedor) 1 Melanochronis Auratus (o vendedor disse-me que era femea mas vi algures na net que é macho, tem a parte de baixo azul) 2 Joias - Hemichromis Bimaculatos (casal - segundo o vendedor) 3 Bótias palhaço 3 Coridoras 2 Limpa-vidros e dois limpa fundos (ainda não consegui catalogar) 1 Sei lá que lhe chame, parece um charroco pré-histórico que só sai à noite O pH ronda os 6,5 Utilizo como alimento granulado da aquatic nature Afr. CICHLID Excel e Krill Pacifica (camarões congelados) Como fertilizante líquido utilizo aqua-plan 24 + activador, da aquatic-nature. Se os mais entendidos puderem fazer criticas/comentários/sugestões, agradeço. Foto do meu reles aqua Obrigado Editado Abril 4, 2007 por erlenmeyer ERLENMEYER ...and everything is Chemistry
Marco Monteiro Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Caro amigo, benvindo ao mundo dos ciclídeos africanos! É com imensa pena que tenho de dizer isto, mas de facto é a realidade: o teu aquário não é de todo um aqua de ciclídeos africanos!! Existem alguns parâmetros de base que devem ser respeitados num aquário de ciclídeos e que desta forma nunca chegarás a alcançá-los. Vamos por partes entao: 1º Um aquário de 100 cm e com cerca de 120 litros brutos não é o mais indicado para Ciclídeos Africanos, sendo que no mínimo deverias optar por um de 120 cm de frente. Assim sendo, ficarás limitado às escolhas das espécies e respectivas quantidades; 2º Se pesquisares um pouco pela net (aqui no nosso forúm existem tópicos muito bons sobre isto) vais reparar que os parâmetros da qualidade de água nos africanos diverge muito de um aquário dito comunitário com as habituais espécies vivíparas. Começando logo pelo PH que deverá situar-se pelo menos nos 8. Como alcançar este PH? Com a utilização de pedras e areão calcário, areia da praia por exemplo. No teu caso, esse areão não vai ajudar em nada a subida de PH e muito menos os xistos alentejanos. O PH actual do teu aqua está em 6.5, ou seja, extremamente ácido para o biótopo Malawi; 3º As espécies que tens no aquário compõem uma autêntica salada russa. O Labidochromis Caeruleus (boa escolha); o Ciclídeo Papagaio (completamente fora do contexto) aconselho-te nem sequer a falares mais dele neste fórum sob pena de seres excomungado :-D ; O Melanochromis Auratus é uma espécie muito agressiva, deixa-o crescer e vais ver o que acontece aos restantes peixinhos do teu aqua; Os joias são oriundos de rios africanos e não do Lago Malawi; depois os palhaços, as corydoras, os limpa-vidros (ainda demonstram as tuas raízes ao antigo aquário lol); 4º As plantas que tens são de facto as indicadas neste biótopo (falo das anúbias), poderás juntar ainda umas valisnérias, uns fetos de java, pois são plantas que resistem mais tempo num aquário de ciclídeos africanos (não só pelo factor PH como também pelo facto dos nossos amiguinhos devorarem as plantitas); 5º Relativamente à bomba de circulação aconselho-te a ligares, pois em breve vais reparar na imensa sujeira que esses peixes conseguem fazer em pouco tempo. Aconselho-te a leres um pouco sobre os ciclídeos africanos, pesquisa bastante aqui mesmo no fórum e se tiveres dúvidas é só dizer, ok? Um abração e boa sorte, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
SCO Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Boas, perece-me que te precepitaste, acho que primeiro devias escolher um Lago (Tanganica, Malawi ou Vitoria, pelo tamanho do teu aqua eu escolhia tanganica), ver quais os peixes de cada um (estudar comportamento, tamanho e compatibilidades) e depois estudar parametros da água que cada lago tem. Se fosse eu devolvia tudo á loja e começava de novo. Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
erlenmeyer Publicado: Abril 4, 2007 Autor Publicado: Abril 4, 2007 Caro amigo, benvindo ao mundo dos ciclídeos africanos! É com imensa pena que tenho de dizer isto, mas de facto é a realidade: o teu aquário não é de todo um aqua de ciclídeos africanos!! Existem alguns parâmetros de base que devem ser respeitados num aquário de ciclídeos e que desta forma nunca chegarás a alcançá-los. Vamos por partes entao: 1º Um aquário de 100 cm e com cerca de 120 litros brutos não é o mais indicado para Ciclídeos Africanos, sendo que no mínimo deverias optar por um de 120 cm de frente. Assim sendo, ficarás limitado às escolhas das espécies e respectivas quantidades; 2º Se pesquisares um pouco pela net (aqui no nosso forúm existem tópicos muito bons sobre isto) vais reparar que os parâmetros da qualidade de água nos africanos diverge muito de um aquário dito comunitário com as habituais espécies vivíparas. Começando logo pelo PH que deverá situar-se pelo menos nos 8. Como alcançar este PH? Com a utilização de pedras e areão calcário, areia da praia por exemplo. No teu caso, esse areão não vai ajudar em nada a subida de PH e muito menos os xistos alentejanos. O PH actual do teu aqua está em 6.5, ou seja, extremamente ácido para o biótopo Malawi; 3º As espécies que tens no aquário compõem uma autêntica salada russa. O Labidochromis Caeruleus (boa escolha); o Ciclídeo Papagaio (completamente fora do contexto) aconselho-te nem sequer a falares mais dele neste fórum sob pena de seres excomungado ; O Melanochromis Auratus é uma espécie muito agressiva, deixa-o crescer e vais ver o que acontece aos restantes peixinhos do teu aqua; Os joias são oriundos de rios africanos e não do Lago Malawi; depois os palhaços, as corydoras, os limpa-vidros (ainda demonstram as tuas raízes ao antigo aquário lol); 4º As plantas que tens são de facto as indicadas neste biótopo (falo das anúbias), poderás juntar ainda umas valisnérias, uns fetos de java, pois são plantas que resistem mais tempo num aquário de ciclídeos africanos (não só pelo factor PH como também pelo facto dos nossos amiguinhos devorarem as plantitas); 5º Relativamente à bomba de circulação aconselho-te a ligares, pois em breve vais reparar na imensa sujeira que esses peixes conseguem fazer em pouco tempo. Aconselho-te a leres um pouco sobre os ciclídeos africanos, pesquisa bastante aqui mesmo no fórum e se tiveres dúvidas é só dizer, ok? Um abração e boa sorte, Boas. Desde já obrigado pela ajuda, ajuda essa que não obtive na loja. Amigo Marcomonteiro, Desde já, obrigado pela sinceridade. Quanto ao tamanho do aquário, não posso fazer muito, pois o espaço que disponho neste momento, mais 3 cm e já não cabia. Quanto ao problema do pH, confirmáste o que eu já tinha pensado, ir à praia apanhar areia (o que vou fazer o mais rápido possível), quanto ao xistos, não fazia a minima ideia, mas então, saltam fora e volto às antigas pedras calcárias provenientes da praia também. Mas ainda quanto ao pH, esse é o problema da água algarvia, é ligeiramente ácido. Estou a pensar colocar água de compra com pH alto, o que dizes?? Bem, para não parecer tão mau... Acertei nas plantas! BOA Quanto à salado Russa (os peixes), devo obter todos do mesmo habitat, certo?? Eu sei que os palhaços n se enquadram bem, mas tenho-os à tantos anos que é impossível livrar-me deles. Cory's e limpa vidros, não devo tê-los?? Quem posso pôr a limpar então? PS: Prometo não voltar a referir o papagaio e não contei a ninguém então!!!! LOL Amigo SCO, Vou passar à literatura e esquecer os concelhos de quem vende, obrigado pela dica!!! Agradeço a vossa ajuda. Vivendo e aprendendo............ Cumps, ERLENMEYER ...and everything is Chemistry
SCO Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Dá uma espreitadela para ficares com uma ideia dos peixes e suas necessidades. tanganica malawi Espero que ajude Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
Marco Monteiro Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Olá Erlenmeyer, estou convencido de que com a areia da praia mais as rochas calcárias conseguirás elevar o PH. O problema dessa água está na sua dureza, por isso é que ela tem um PH ácido. Experimenta colocar a areia da praia com as rochas e depois mede novamente o PH. Relativamente à iluminação (penso que não foquei este ponto na mensagem anterior), os aquários de ciclídeos africanos não justificam muita luminosidade, até mesmo porque não costumam ter muitas plantas. Para além do mais, com poucas plantas (nível de fosfatos aumenta) e muita luz, assistirás a um aparecimento de algas desmesurado!! Quanto à alimentação é substancialmente à base de vegetais, de preferência com alto teor de spirulina. Comida caseira é sempre benvinda (encontras algumas receitas aqui pelo fórum).Podes administrar alguma comida congelada, como por exemplo Larvas de Mosquito Vermelho (são fanáticos por esta comida) mas apenas uma vez por semana (é mais do que suficiente). Quando escolheres as espécies fá-lo com muita cautela, pois como referi o teu espaço é muito limitado para Malawi. Se tiveres dúvidas pergunta. Quanto aos peixes de limpeza, no meu aquário eu tenho somente um Synodontis Eupterus (que já está enorme) mas que não resolve o problema de excesso de algas. Contudo, é habitual colocar alguns plecostomus que ajudam bastante na limpeza do aqua. Não digo que tenhas que desfazer-te dos botia palhaço, acredito que se mantenham nesse aqua até porque o PH que exigem não é assim muito divergente, no entanto, nada tem a ver com o biótopo do Lago Malawi (nem sequer pertencem ao continente africano). Qualquer dúvida é só dizeres! Abração, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
erlenmeyer Publicado: Abril 4, 2007 Autor Publicado: Abril 4, 2007 Obrigado pessoal. Vou tratar primeiro de acertar o pH e depois vou estar na polónia por 1 mês, por isso agora não vou fazer grandes alterações. Quanto aos peixes, só poderei pensar nisso quando voltar da polónia, mas a vossa ajuda foi enorme. Assim que tratar do pH dou noticias. Cumps, ERLENMEYER ...and everything is Chemistry
Recommended Posts