Àgua Esverdiada

jvidia

Recommended Posts

Boas amigos.

Montei um aqua de 50cm ( 28 litros uteis depois do solo + hardscape + plantas) no qual coloquei ADA Aquasoil Amazonica (+/-7lt) e por baixo levou 250gr de Laterit Granulada da Amtra.

Luz, tem uma PLL OSRAM 36W 6500K.

Plantas tem bastantes.

A filtragem está a cargo de um AquaClear 30 (max. 567lt).

O problema é que na primeira noite de ciclagem a agua ficou esverdiada.

Pelo que tenho lido serão micro algas em suspenção na coluna de àgua.

Como solução teorica tb encontrei muita coisa ... algumas mesmo radicais.

Gostava de saber de vocês, que tenham tido este problema, como será possivel soluciona-lo sem recorrer a UV's.

Cumps.

Partilhar nas redes sociais

Desculpa a ignorância, mas isso é o que ? Vermes ?

Onde se compra ? yikes

Viva,

Não são vermes. É comida viva para peixes. Mas enquanto 'vive' alimenta-se dessas micro algas.

Posso arranjarte umas quantas... de borla. Tens é que vir a Lx ou ao Seixal.

Cmprts,

Luis.Dias

Podes sempre:

Fazer bastantes tpas

Colocar carvao activo no filtro (até a agua clarear)

Utilizar anti-algas (prefiro metodos mais "saudaveis" do que estes com quimicos)

Reduzir o tempo de iluminaçao (quantas horas tens ?)

Podes ainda pedir uma mecanismo UV emprestado a alguem que resolve te isso num instante (eu prorpio comprei um ha tres dias e está a dar um resultado incrivel)

Mas o mais estranho é a agua ter ficado verde logo no primeiro dia quando montaste o aquario.. foi muito muito rapido tens a certeza que nao pode ter sido outra coisa a "tingir" a agua ? o que é que tens dentro do aquario ?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Já começo a ficar desesperado com isto .... :(

Mas vamos lá ....

Detalhes do aquário :

SETUP

Aquário Aquapor : 50x26x29cm ( +/-32 Lt brutos )

Calha Starpor (modificada) : 1 x PLL Osram 36W - 6500K

Termóstato : Eheim Jager 50W

Filtro : Hagen AquaClear 30 ( máx. 567Lt )

Filtragem Mecânica : bloco de esponja de origem

Filtragem Biológica : cerâmicas Hagen BioMAx + Eheim Substrat Pro

CO2 : garrafa DYI 1Lt ( sendo em breve substituida por garrafa pressurizada )

SUBSTRATOS

7Lt ADA Aquasoil Amazonica

250ml Amtra Laterit Granulat

HARSCAPE

Basaltos "locais"

Pequeno Tronco ( já a pensar nos Otos ;) )

PLANTAS (by Tropica)

048A - Hemianthus micranthemoides

048B - Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' ( colocada em 07-04-2007 )

050B - Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

106 - Cryptocoryne parva

132C - Eleocharis 'parvula'

Acções :

- Tenho feito TPA's de 50 a 60% todos os dias ... e nada.

- Já testei com carvão activado no filtro ... e nada.

- Tenho desde sábado no filtro um pouco de JBL SymecMicro :

"The first filter floss against cloudiness without UV-C light!

Now thanks to JBL research, floating algae (green water), bacterial cloudiness (white water) as well as all other kinds of floating material can be easily and safely removed by the new JBL SymecMicro without the use of expensive UV-C water clarifiers.

This new type of filter floss can be used in any design of filter. A pack of JBL SymecMicro contains a floss mat measuring 250 x 750 mm, which can be simply cut with scissors to the size required. This means that the new filter material can be used in any external or internal filter.

The SymecMicro material is 1.45 mm thick and white in colour. Any dirt can be seen immediately. The new floss material is suitable for use in both freshwater and saltwater. JBL SymecMicro is neutral in water i. e. it does not release any substances into the water and has no influence on pH levels or other water values.

Summing up : At last a simple way to remove even the finest cloudiness from the water without any sophisticated technical equipment. A really useful addition to the JBL filter range, which already includes 25 different products.

available in the following sizes:

Filters finest types of clouding from water.

Filters floating algae from water.

Filters out all particles larger than 1/1000 mm (like diatom filters), such as swarm spores of white spot disease.

Non-polluting, suitable for freshwater and saltwater. "

... e nada até agora. O "pano" SymecMicro apenas está a apanhar poeira castanha do aquasoil, nada de material verde.

A àgua continua ligeiramente esverdiada. Não é o "verde tinta" que vejo em fotos ai pela net.

A àgua está "limpa", não está leitosa como tenho visto em fotos de "green water", mas não está cristalina ! Está com um tom algo entre amarelo e verde.

Nota-se por exemplo na luz que chega à parede e ao chão ! Fica um ambiente de luz esverdiada à volta do aqua.

Tb noto quando despejo a àgua na sanita.

Noto também que andam muitas particulas em suspenção no aqua. Particulas brancas.

Hoje estou a testa sem as ceramicas. Mas não é disso ..... Cheira-me que se calhar o problema é a laterite da Amtra, pois aquilo tem bués de Ferro. :(

Estou a ficar com algas filantentosas e uma "nhanha" castanha quer nas Polysperma quer nas Cryptocoryne, mas ainda é cedo para por Otos ou camarões né ?

Últimas medições:

pH : 7

NO2: 1,5

NO3: 50

Alguém por aqui que tenha usado Aquasoil e laterite por debaixo ?

:(

aí os troncos tambem podem estar a contribuir para a cor! fizeste pre tratamento ?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

O tronco é um pedaço min. de madeira. Tipo 16cm de comprido por 4 ou 5 de grossura. :(

Além de que já esteve até novembro dentro de um outro aqua.

Olá somos novos neste forum chegamos aqui exactamente c mesmo problema...AGUA ESVERDIADA...temos aquario de 100lt q ficou completamente verde baço, pedimos informação em lojas e o q nos foi dito foi q tinhamos praga de algas e que só limpando o aquario na totalidade (fervendo decorações e.t.c e deitando lixivia para limpar filtro termoestato.......) ou seja tivemos de criar novo aquario, 60lt, para conseguir limpar o q estava com algas...(TRABALHEIRA INFERNAL) mudamos os peixes para aquario novo, 60lt, com tudo novo (areão, Filtro , bomba, decoração............agua.....) mas qual não foi o nosso espanto passados 3 dias a agua do novo tambem está a ficar verde!!!!!!!!!!SOCORRO!!! será q a agua da linha de Sintra tem ALGAS??? nós somos de S.Marcos

Que substrato usas ?

Eu vivia no Cacém e nunca tive qq problema em 5 anos.

Já agora aproveito para referir que a minha àgua actual está a sair da torneira com 0,5mg/lt de Nitratos ! É valor normal ?

Editado por jvidia

Oi pessoal!

Experimentem por um pouco de "lã de vidro" no filtro para reter as algas em suspensao no mesmo!E vejam o que se passa porque para estarem a aparecer tantas tem de haver alguma coisa que esteja a provocar isso( eu voto na fertilizaçao/ filtraçao)!

Depois digam se resolveu alguma coisa!

Não uso substrato pois agora já nem temos plantas!

Jà temos o aquario aqui em S. Marcos á 1 Ano só agora temos esta peste das algas...hoje fizemos mudança parcial 15lt e parece estar melhor, não sei por quanto tempo!!!

estamos a fazer uma experiência com vários recipientes c/ agua para verificar qual a diferença entre as aguas c/ diferentes produtos, com e sem peixes.

Já usamos algodão no filtro e nada, no filtro temos cerâmicas, carbono e esponja, de momento não temos plantas...não temos algas a flutuar a agua é q fica de dia para dia mais verde e opaca...

Superbxxx, eu tenho o JBL SymecMicro que é melhor que a lã.

No meu caso deve ser excesso de micronutrientes pois estou a ter muitas algas filamentosas.

Tenho feito TPA's de 50%, mas n sei se é melhor ou n.

Em termos da àgua ela não fica opaca, fica transparente mas esverdiada. E nota-se no reflexo da luz que sai do aqua.

Eu de qq forma reduzi o tempo de luz para 8 horas e coloquei o plastico na calha que "tapa" a lampada, pois tinha-o tirado. Assim a ver se passa menos luz, pois tenho um racio de 1,3w/lt de agua efectiva !

Ontem medi e estou com : 1,5mg de NO2 e 50 a 60 de NO3. Acham que este FDS posso por umas caridinas e um SAE para me começarem a limpar as filamentosas ?

Superbxxx, eu tenho o JBL SymecMicro que é melhor que a lã.

No meu caso deve ser excesso de micronutrientes pois estou a ter muitas algas filamentosas.

Tenho feito TPA's de 50%, mas n sei se é melhor ou n.

Em termos da àgua ela não fica opaca, fica transparente mas esverdiada. E nota-se no reflexo da luz que sai do aqua.

Eu de qq forma reduzi o tempo de luz para 8 horas e coloquei o plastico na calha que "tapa" a lampada, pois tinha-o tirado. Assim a ver se passa menos luz, pois tenho um racio de 1,3w/lt de agua efectiva !

Ontem medi e estou com : 1,5mg de NO2 e 50 a 60 de NO3. Acham que este FDS posso por umas caridinas e um SAE para me começarem a limpar as filamentosas ?

Oi jvidia!

Já que usas isso da jbl, nao notas que retem algumas algas?

Em relaçao a pores umas cardinas e o Sae, estou totalmente de acordo!Eu tambem tive problemas com filamentosas e desde que comprei um SAE o aqua está impecavel( ele até deixava um rasto limpo quando passava pelo local a comer...é espetacular) ;) !