Vasco Ferreira Publicado Abril 3, 2007 Publicado Abril 3, 2007 Ola a todos..... Adquiri um tronco para o meu novo aquario e este tem medidas bem generosas.... Neste momento ja esta de molho e ja foi escovado umas vezes e lavado em água corrente (e ate agora não largou nem uma corzinha. O vendedor garantiu-me que não era tratado). O problema é que é grande demais e não existe panela em que ele va caber para ser frevido... Como faço para contornar este problema? ponho-o de molho em agua acaba de frever? por de molho em água quente é suficiente? Abraços Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luis Rodrigues Publicado: Abril 7, 2007 Publicado: Abril 7, 2007 Boas põe de molho num recepiente onde ele caiba todo e faz muitas mudas de agua. Não deves ter problema assim. abraço Citar
Carlos Couceiro Publicado: Abril 7, 2007 Publicado: Abril 7, 2007 apartir do memento k ele esta dentro de agua e n deita cor, podes colocalo no aqua...o meu so esteve de molho 1 dia....largou muito pouco ou nada de cor....fiz a troca de agua e ja n largou mais cor...foi logo para o aqua e la esta Citar
DMFV Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Desculpem a invasao do topico,mas tou com umas duvidas, arranjei uns trocos que penso serem de videiras, com formas muito bonitas, so que flutuam, a minha duvida, e de nao estarem em condicoes ou a videira nao serve para agua? Existe alguma forma de esta ganhar peso e va para baixo?.Cumprimentos Citar
Marta Silva Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Desculpem a invasao do topico,mas tou com umas duvidas, arranjei uns trocos que penso serem de videiras, com formas muito bonitas, so que flutuam, a minha duvida, e de nao estarem em condicoes ou a videira nao serve para agua? Existe alguma forma de esta ganhar peso e va para baixo?.Cumprimentos desde que estejam secos não há problema em usares esses troncos, tens é de os ferver primeiro. os meus também flutuavam mas depois de estarem uns dias dentro de água e de serem fervidos já não flutuam Citar
Red Oscar Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 Boas.. eu ontem apanhei um tronco de videira ja velhote... em algumas zonas ta meio podre... ele é muito grande mas de uma beleza extraordinária... eu queria saber como é k eu fervo o tronco se ele nao cabe na panela... por partes consigo grande parte do tronco mas ha zonas impossiveis... nao sei o k fazer.. há produtos para o efeito? tenho k o descascar nao é ? fico á espera de ajudas.. obrigado Citar
Carlos Couceiro Publicado: Abril 9, 2007 Publicado: Abril 9, 2007 convem k o descasques....eu n fervi o meu tronco.....se tiveres um poço(k saibas k a agua n esta poluida), ata-o com uma corda e deixa-o la uma semana...k deve ser o suficiente.....e depois da lhe um passada com jacto de uma mangueira de jardim....pronto Citar
DMFV Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Obrigado pela dica, mas acho que estou com o mesmo problema que o Red Oscar, e pocos aqui nas redondezas nao existem. Citar
Red Oscar Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Pois nem por aqui... e acrescento... hoje de manha fui ver se dava um banho ao tronco e aquilo ta com mta bicharada... matei 4 vespas, 1 bicho da conta, e outro insecto kk... e acredito k ainda haja la mais qualquer coisa... k faço?? Citar
norby Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Pois nem por aqui... e acrescento... hoje de manha fui ver se dava um banho ao tronco e aquilo ta com mta bicharada... matei 4 vespas, 1 bicho da conta, e outro insecto kk... e acredito k ainda haja la mais qualquer coisa... k faço?? Poe a maquina de lavar louça a lavar uma ou duas vezes sem detergente e depois da-lhe umas lavagens. Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Olás a todos A máquina de lavar louça, mesmo sem detergente durante a lavagem, não é nada boa idéia, pois haverão sempre resíduos de detergentes das lavagens de louça anteriores que ficarão impregnados na madeira do tronco e serão transmitidos para o aquário, o que, mesmo em concentrações muito pequenas terá sempre alguns inconvenientes. Julgo que será suficiente manter o tronco mergulhado em água limpa (há quem adicione sal à água) durante alguns dias, umas boas esfregadelas e o problema fica resolvido. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
Carlos Couceiro Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Olás a todos A máquina de lavar louça, mesmo sem detergente durante a lavagem, não é nada boa idéia, pois haverão sempre resíduos de detergentes das lavagens de louça anteriores que ficarão impregnados na madeira do tronco e serão transmitidos para o aquário, o que, mesmo em concentrações muito pequenas terá sempre alguns inconvenientes. Julgo que será suficiente manter o tronco mergulhado em água limpa (há quem adicione sal à água) durante alguns dias, umas boas esfregadelas e o problema fica resolvido. Cumprimentos Martins de Sousa concordo e acrescento.....se n ha poço, deve haver pelo menos um riacho perto ou um riozito.....se estiver cristalino....aconselho a atar com uma corda e deixar la umas 2 semanitas, depois disso....umas boas esfregadelas e jacto com agua da mangueira do jardim, e deve ficar ok....cuidado...se o fizerem, vejam muito bem se n vem nenhum bicho aquatico agarrado, como eh o caso das larvas de linbelinha, k sao carnivoras, e irao alimentar se dos peixes mais pequenos ou mais calmos Citar
DMFV Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Aqui ao pe so mesmo o rio jamor, aposto que apenas deve durar 2dias dentro dessa agua. Sempre tenho a praia de alges e as da linha, lol. Acho que este lol diz tudo. Citar
Red Oscar Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 (editado) pois e eu so tenho o lago do campo grande ... :S pus o tronco mergulhado na banheira vai tar um dia... de cada vez... ja sairam mais uns bichinhos... pus um bocado de sal tb.. um dia destes dou-lhe umas fervuras... Editado Abril 10, 2007 por Red Oscar Citar
Carlos Couceiro Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 lolol...da lhe tb uns flocos e mete outro tronco....k essa eh a litragem ideal para a sua reproduçao....lolol fora de brincadeiras....acho k eh a unica soluçao Citar
Red Oscar Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 pois é.... e o meu tronco continua dentro de agua... logo á tarde vou po-lo na varanda a secar e com acabar de o descascar... dps vou ferve-lo e dps vai po aquario... e seja o k Deus quiser... vou por umas pedras em cima pa ele afundar... e fazer tpa´s quando a agua ficar acastanhada... Citar
Red Oscar Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 mas nao existem experts nesta matéria para me dar uma ajuda??? fico á espera... nao quero cometer erros que me possa arrepender... obrigado Citar
DMFV Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Eu pensei numa hipotese, secalhar vou apostar nela. Cortas os troncos em pedacos que possas colocar numa panela e depois na zona do corte colocas silicone transparente proprio para aquas. O silicone e forte e se operacao for bem feita nao se deve notar. Ja fiz uma decoracao com varios tubos de PVC interligados com areao a decorar o exterior e ficou altamente e natural, pois o areao e o mesmo do aqua. Os ciclideos adoram-no, pq e 1sistema de grutas. Quando dinheiro aperta ou os precos praticados sao exagerados e puxar pela cabeca . Citar
Red Oscar Publicado: Abril 11, 2007 Publicado: Abril 11, 2007 Olha que secalhar é boa ideia... e secalhar resulta mesmo... vou ter isso em conta... por agora vai passar mais um dia na banheira debaixo de agua... Citar
sergio sousa Publicado: Abril 12, 2007 Publicado: Abril 12, 2007 Boas, Poe experiencia propria adquiri os meus troncos uns tempos antes de montar o aqua e posso-te dizer que leve para ai uns 2 meses a fazer mudas de agua constantes e adicionava sal, ao fim de semana la fervia uns minutos e efregava com uma escova de dentes nova, de resto so o fiz mais por uma questao dos troncos pnao flutuarem do que propriamente pelo facto de sujar a agua... isso com as tpa's ao fim de uns tempos desaparece. Abraço, Sérgio Sousa Citar
Red Oscar Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 Boas, estive esta noite a adiantar trabalho no meu tronco... entao é assim... ja o descasquei e ja tentei ferve-lo todo mas no entanto so consigo ferver as ramificaçoes... o tronco em si nao consigo emergi-lo na panela.. entao com uma concha de sopa ia molhando as partes que nao entravam na agua... Agora queria saber... Ele ja teve de molho 2 dias, ja o descasquei e ja o fervi... Ele nao vai ao fundo mas esse nao é o meu problema porque sempre posso pôr umas pedras em cima... Eu queria era saber se ja o posso pôr no aqua... ou se devo ferve-lo mais vezes ou deixa-lo mais de molho... Ele vai largar cor na agua mas eu sei k vou ter que fazer algumas tpa´s por causa disso... axo k é normal... Fico á espera de respostas... Cumprimentos Citar
Carlos Couceiro Publicado: Abril 13, 2007 Publicado: Abril 13, 2007 se ele deitar pouca cor enkuanto esta dentro de agua, podes metelo...mas se deitar uma kuantidade k va amarelar a agua do agua, aconselhava a deixar mais um tempo de molho Citar
pribeiro Publicado: Abril 15, 2007 Publicado: Abril 15, 2007 Para matar a bicharada, desinfectar e afins nada melhor que mergulhar o tronco em água e adicionar lexivia pura(sem detergente) e deixar 3 ou 4 dias, depois umas trocas de água valentes até se notar que a água não fica escura(este periodo pode ser curto ou durar 1 ou 2 meses), uma boa mangueirada com pressão suficiente, ferver e pronto. Sempre fiz isto com vários tipos de tronco e nunca tive problemas, mas há que ter paciência e não ter pressa em colocar o tronco dentro do aqua Citar No Dragão mora o Campeão
Recommended Posts