José Garcia Publicado Abril 3, 2007 Publicado Abril 3, 2007 Boas Pessoal, Queria se me podiam ajudar a indicar como devo fazer o tratamento com flagy e já agora o tratamento têm quanto tempo de duração? têm que se fazer de quanto em quanto tempo? Abraço 1 José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
João Ferreira Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 ola podes fazer durante 3 a 4 dias nao esquecendo se for na comida 1/4 de comprimido 1 hora antes na agua 2 comprimidos para 50 litros de agua ou para 100 ltros de agua ate mais joao ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
joao costa Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 2 comp para 50lt é um exagero, até para mais é o dobro da dose recomendada. na água 1 comp de 250mg para 40 ou 50lt de água, dois tratamentos por dia intervalados de 8 a 10 horas com tpa 30% antes de cada tratamento( por causa do excipiente açucarado) , durante 3 dias Na comida 1/4 de comp diluido num copinho pequenino e meter lá a comida para esta absorver o medicamento, 30 min depois dás aos gajos . Durante 5 a 6 dias. 1 Obrigado Joao Costa
João Ferreira Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 kem sou eu para contrariar o amigo joao...so falei com base na minha experiencia que tb nao é assim tao pouca...mas tudo bem cada um faz como quer...ate mais amigo Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
joao costa Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 não se trata de contrariar ninguem, creio que cada um tem maneiras diferentes de lidar com o assunto. é que ao colocares essa dosagem toda irás duplicar concerteza o excipiente açucarado existente no medicamento , esse excipiente reduz bastante a troca gasosa existente na superficie, e ainda para mais o flagyl , o metronidazol é bastante prejudicial ao figado dos peixes que em excesso pode matar em um curto espaço de tempo, atençao eu disse "pode matar" ...... eu nao sou nenhum batido , apenas tento contribuir com aquilo que me ensinaram, nomeadamente , criadores de discus e outros que já se depararam com o mesmo problema . Ainda podes fazer um ligeira pesquisa na net em site de alguns criadores de discus e de quem os mantem , que nunca referem essa dosagem extra forte... Espero não estar a criar nenhum atrito , pois não é esse o objectivo, apenas dou o meu contributo com aquilo que me foi ensinado, nada mais.. Um abraço E desculpa se disse alguma coisa que não devia Obrigado Joao Costa
Fausto Vicente Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Como se costuma dizer, cada um faz xixi com a sua, pois certamente é a que lhe dá mais geito. A minha é parecida à do João: Na água: 250 mg (1 comp) por cada 40/50 lts de agua, precedidos de tpa. A diferença é que meto o despertador e faço 3 tomas por dia, durante 4/5 dias. Reservo 5 dias. Faço mais 3/4 dias de tratamento. Reservo 2. Tratamento com esha 2000. A variação dos dias depende do grau de parasitas que eu veja nos discus. Na comida: 250 mg (1 comp) para um copinho de comida com cerca de 50ml de comida. Essa comida dá-me para +- 4 refeições que distribuo ao longo do dia. Dou durante 4/5 dias. No dia seguinte, tratamento com esha 2000 Esta é a minha 'receita' em caso de problema. Desde há muito tempo, dou todos os meses 2/3 dias de flagyl com a comida, e nunca mais tive problemas com parasitas intestinais. Cumps Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
José Garcia Publicado: Abril 4, 2007 Autor Publicado: Abril 4, 2007 Boas, Quanto ao efectuar o tratamento acho que estou esclarecido , agora uma das minha dúvidas é se pode-se usar o tratamanto como medida de prevenção aos parasitas? porque estava a pensar no tratamento como meio de prevenção. Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
joao costa Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 concerteza que sim , e até deves fazer um tratamento preventivo é sempre uma mais valia, mais vale prevenir que remediar Obrigado Joao Costa
João Ferreira Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Ola a todos ...venho entao explicar o pq de colocar aquela dosagem....é simples ...um erro meu...e explico pq...e que bem a pouco tempo andei a fazer um tratamento para a doença do Buraco na cabeça (hexamitose) e fiquei com essas dosagens como base na cabeça...queria pedir entao desculpa pelo erro pois so vi o que tinha escrito depois do comentario do joao...ja agora posso dixer que pela primeira vez consegui fazer o tratamento para a referida doença com sucesso apos muitos anos de discus ja sao quase 15 que nao foi nada facil, mesmo havendo criadores de discus a dixer que era praticamente impossivel o tratamento consegui sendo que o discu ainda ta vivo ao fim de um ano...ja agora tenho que referir que uma das coisas que aprendi ao longo destes anos e que os discus nao sao uma ciencia exata nem os seus tratamentos. PS-joao atritos ?nunca...se nao fosse a tua correcçao o nosso amigo com duvidas nao aprendia...tou ao teu dispor para partilhar-mos qualquer informaçao que possa ajudar um ao outro e a todos os amigos aqui do forum nesta nossa aventura dos discus...ate mais e um abraço Joao ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
joao costa Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 ora bem , é para isto que existe o forum, para tirar-mos as nossas duvidas o para nos ajudarmos uns aos outros. se precisares de alguma coisa apita.... estamos cá uns para os outros um abraço Obrigado Joao Costa
Fausto Vicente Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Boas, Quanto ao efectuar o tratamento acho que estou esclarecido , agora uma das minha dúvidas é se pode-se usar o tratamanto como medida de prevenção aos parasitas? porque estava a pensar no tratamento como meio de prevenção. Abraço Desde há muito tempo, dou todos os meses 2/3 dias de flagyl com a comida, e nunca mais tive problemas com parasitas intestinais. Cumps Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
duarte36 Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 ...andei a fazer um tratamento para a doença do Buraco na cabeça (hexamitose) ... mesmo havendo criadores de discus a dixer que era praticamente impossivel o tratamento consegui sendo que o discu ainda ta vivo ao fim de um ano... Joao ferreira Examita é muito eficaz E quanto a mim buraco=stress, mas isto é para mim. E tratado logo no início, primeiros 15 dias, passado 1 mês estão bons e com umas belas cicatrizes. Duarte www.discusmaster.com
joao costa Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 o hexamita é um flagelado intestinal tal como o spironucleus, geralmente criam-se buracos na cabeça, mais concretamente na parte cartilaginosa da cabeça do peixe, isto pq devido a qualquer situaçao de stress o sistema imunitario do animal fica enfraquecido e e facilita a proliferaçao e reproduçao de flagelados no intestino do animal, estes parasitas alimentam-se de vitaminas e minerais que existem na alimentaçao , fazendo com que os peixes fiquem com carencias vitaminicas e minerais , e sendo assim o organismo do peixe vai buscar essas vitaminas e minerais ás cartilagens da cabeça formando assim os buracos, logo os buracos são consequencia de uma ou varias situaçoes de stress que por sua vez facilitam a vida aos parasitas que criam essas deficiencias vitaminicas e minerais causando assim os tais buracos na cabeça. portanto se eliminar-nos os parasitas e fornecermos boa alimentaçao aos animais conseguimos recuperar os animais mas as cicatrizes ficam por muito tempo , até possivelmente para sempre Joao Obrigado Joao Costa
João Ferreira Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 ola joao deixa-me so discordar de um ponto da tua explicação..." mas as cicatrizes ficam por muito tempo , até possivelmente para sempre" nao concordo com essa afirmaçao..ate pq no meu caso o meu discu recuperou dos buracos em menos de 4 meses sem nenhuma cicatriz e isso posso afirmar com toda a certeza o muco gerado regenerou os buracos...depois post um foto dele para veres ou envio-te...de qualquer maneira claro que tb depende do estado avançado ou nao da doença...no meu caso ainda se encontrava no inico tinha buracos pequenos e talvez por isso a rapida recuperaçao...a unica coisa que posso dixer e que esse discu é um discu que futuramente tem de ser constantemente vigiado e medicado pq acaba por ter mais possibilidades de ficar doente novamente...falo so por experiencia propria e aquilo que aprendi com um grande criador de discus portugues. Vitor Hugo Quaresma..mas claro como eu costume dixer tamos sempre a aprender...ate mais Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
joao costa Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 (editado) sim tens toda a razao, como dizes depende do estado avançado da doença.... e como eu tinha referido as cicatrizes ficam por muito tempo, quatro meses ainda é bastante e só ficam permanentes se forem buracos que afectem as cartilagens como no outro dia vi numa loja, um discu todo esburacado e com um buracão enorme acima da boca na parte cartilaginosa( entre boca e "nariz") que já não existia, tinha uma cova , as cicatrizes ou buracos podem realmente ficar para sempre se após o tratamtento nao tivermos atençao á alimentaçao principalmente a nivel vitaminico e mineral, depende se o buraco realmente for a nivel de cartilagens se assim for o animal raramente consegue recuperar a cartilagem perdida, mas isto realmente e como dizes se o estado da doença for muito avançado como já vi.... conheci o Votor Hugo e os seu belos discus, de momento ele está no brasil a fazer exportaçao de discus selvagens e de peixes de recife....... há uns videos no youtube sobre os discus dele vê lá este link http://www.youtube.com/profile?user=vitorhugoquaresma Editado Abril 5, 2007 por joao costa Obrigado Joao Costa
João Ferreira Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 sim ja tinha visto ate pq mantenho contacto com ele desde que ele foi para o brasil pelo ORKUT. realmente a pouco tempo numa loja da margem sul vi uma situaçao semelhante a que me descreveste ate fiquei um pouco impressionado com a situaçao..e uma pena que deixem os peixes chegar a essa situaço. Ja agora tenho algumas duvidas em relaçao as tenias...qual o melhor metodo de prevençao e de tratamento sendo que ja li que passaste por essa situaçao se nao estou enganado...se me puderes esclarecer sobre isso agredecia . Ja agora qual o tempo de vida da tenia e a que temperaturas as mesmas aguentam fora do hospedeiro...se souberes agradeço a dica... abraço Joao ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
joao costa Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 ora bem ténias , é um assunto pouco debatido pois não é muito comum. para prevençao e até tratamento aconcelho o praziquantel, é muito eficaz, um medicamento em particular o Sera tremazol, é um medicamento novo no mercado e um pouco caro mas muito bom. O tempo de vida de uma ténia é enquanto tiver com que se alimentar , isto dentro de um hospedeiro , fora deste pode durar varias semanas e aguentam todo o tipo de temperaturas, posso adiantar que tentei matar uma tenia com água a ferver vinda do esquentador e nada , a gaja conturcia-se toda mas não morreu, mas o maior problema são os ovos que elas largam pelas fezes dos animais que são aos milhares , logo a possibilidade de outros habitantes do aqua ficarem afectados, geralmente um ovo ingerido por um peixe só eclode dentro deste passado um mes aproximadamente e só aí é que é tratavel, pois os tratamento não inviabilizam os ovos , só os inviabilizam se estes ainde se encontrarem dentro das proglotides das tenia( proglotides são as secçoes finais da tenia dado que estas estam dividas em 3 partes distintas, a cabeça , a parte intermedia que produz as proglotides e as proglotides que são como sacos de ovos) pois estas,as proglotides são destruidas com o medicamento , literalmente esfarripadas e com elas os ovos .... Obrigado Joao Costa
João Ferreira Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 realmente é verdande que nao se encontra muita informaçao na net sobre o assunto ...mas é verdade tb que cada vez mais aparecem pessoas a queixarem-se dessa mesma doença...obrigado pela informaçao e vou tentar saber mais sobre a mesma alguma novidade eu post aqui neste topico para todos nos saber-mos...desde mais obrigado pela dica...e abraço ate mais joao ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
joao costa Publicado: Abril 8, 2007 Publicado: Abril 8, 2007 isto é uma foto de uma ténia de um dos meus discus, media cerca de 8cm Obrigado Joao Costa
santy Publicado: Abril 30, 2007 Publicado: Abril 30, 2007 olá estava a ler as vossas respostas sobre o flagil e deparei-me com a seguinte duvida: o fausto vicente refere que mistura 1 comprimido em 50ml de comida . esta comida trata-se de comida congelada????? dura para um dia mas guarda-se no frigorifico ou comgelador??? desculpem a minha ignorância mas não tenho experiência neste campo do flagil. este medicamento vende-se nas farmacias sem receita médica ???? obrigado e desculpem qualquer coisa um abraço ricardo santos Ricki
paulopp Publicado: Maio 2, 2007 Publicado: Maio 2, 2007 Boas ! Estou a estudar a possibilidade de ter discos e como tal as duvidas são muitas bem como os artigos consultados. Neste caso tenho as mesmas duvidas do Ricardo. Faço cerca de 250g de comer e depois congelador com ele. Posso usar o flagyl ? Estive a ver o prontuário e dúvidas novamente. Deve ser antibacteriano ou antiparasitário ou é tudo o mesmo medicamento ? Cumprimentos Paulo
José Garcia Publicado: Maio 8, 2007 Autor Publicado: Maio 8, 2007 Boas, Tenho a temperatura no aquário nos 28º ,mantenho ou tenho que aumentar? outra coisa este tratamento têm algum efeito negativo nos gatos? Para prevenção efectua-se o tratamento só na comida ou também se deve fazer na comida? Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
joao costa Publicado: Maio 9, 2007 Publicado: Maio 9, 2007 mantem a temperatura, pois o flagyl tem um excipiente açucarado, este quando disolvido na água dificulta a entrada de O2 , e se aumentares a temp , haverá ainda mais dificuldade para este entrar na água, logo mantens a temp e aumentas um pouco a aereaçao com uma bomba de ar Obrigado Joao Costa
ric-santos Publicado: Maio 9, 2007 Publicado: Maio 9, 2007 Boas! Desculpem lá a boleia, mas acho que tenho uma caso bicudo lá no aqua. . . Comecei a reparar em pontos brancos e buracos na cabeças dos meus escalares. . . fiz 8 dias de tratamento bacteriano no aqua todo (plantado +/- 100L reais). Entretanto a meio do tratamento um deles, apareceu-me sem metado do maxilar inferior, achei meio estranho, mas como ele comia . . . . ao mesmo tempo o escalar maior, que tinha uma mancha branca no corpo, começõu a perder algumas escamas, . . . Neste momento o tratamento bacteriano já acabou à uma semana, o escalar sem parte do maxilar morreu de um dia pro outro, e o escalar com manchas, deixou de perder escamas, mas as manchas aumentaram de tamanho, e agora estam a aparecer no outro lado do corpo do peixe. Neste mesmo escalar, ontem descobri um buraco bastante maior, mas não está branco. Comecei a dar-lhes comida caseira (coração de boi), mas se calhar não é má ideia fazer um tratamento com Flagyl . . . que acham? E posso faze-lo no aquário complecto? Plantado com outro tipo de peixes. . . Cumprimentos Ricardo
José Garcia Publicado: Maio 9, 2007 Autor Publicado: Maio 9, 2007 Boas, Os peixes gato são afectados com este tratamento? faço esta pergunta porque os peixe gato são sensiveis a muitos dos tratamentos "caseiros" Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Recommended Posts