zpoliveira Publicado Abril 2, 2007 Publicado Abril 2, 2007 Olá! Desculpem se a dúvida é muito básica mas como é o meu primeiro plantado ainda estou um bocado "verde" nisto! Tenho alguns pés de Limnophila sessiliflora no meu aquário e sempre que a podo fico com a parte de baixo dividida... Ou seja, em vez de a planta continuar a crescer parece que nasce outro pé da base da que tem a raíz! Não há maneira de evitar que isto aconteça? Agradeço desde já e fico à espera que alguém me dê uma luz (pode ser HQI) sobre este assunto! Zé Pedro Zé Pedro
josé mendonça Publicado: Abril 2, 2007 Publicado: Abril 2, 2007 às vezes isso acontece, mas em 90% dos casos, as minhas rebentam no 1º. ou no 2º. nó a partir do corte; se vires que a pernada que foi podada não dá rebentos, o melhor é cortá-la pela base, pois irá com certeza decompor-se... 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
nplima Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 (editado) Este Zé Pedro não percebe nada da poda... Tenta cortar o caule imediatamente acima de um nó e arranca as folhas dos 2 nós acima. De seguida enterra essa nova secção da planta para ficar bem presa ao chão. Todos esses nós vão lançar raízes e a planta vai regenerar-se da forma desejada. (não garanto 100% de resultados, a última palavra é sempre da planta ) Editado Abril 3, 2007 por nplima
Hugo R. Silva Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Olá, Penso que a dúvida do ZPOLIVEIRA não era bem essa, de como replantar a nova "planta" mas sim algo +/- isto (imagem horrivel mas como dizem que uma imagem vale mil palavras ai vai ) Respondendo, não sei tb gostaria de saber Cumprimentos, HRS Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ricardo Diogo Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Olá, Penso que a dúvida do ZPOLIVEIRA não era bem essa, de como replantar a nova "planta" mas sim algo +/- isto (imagem horrivel mas como dizem que uma imagem vale mil palavras ai vai ) Respondendo, não sei tb gostaria de saber Cumprimentos, HRS foi tambem essa a ideia que me ficou. A solução usual e que se faz de tempos a tempos (eu, pelo menos) é cortar quase junto ao areão, deixando apenas o ultimo nó com folha. Assim, ele cresce para o lado mas o mais usual é crescer, com o tempo e do mesmo nó, 3 ou 4 ramificações, que fazem com que a planta densifique, criando as tão desejadas "moitas". fiz isso agora com a eusterallis stellata e está a resultar. Ficou feia ao principio, mas a planta regenerou e está a crescer nova. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Hugo R. Silva Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Ricardo Diogo bota ai um boneco para a gente perceber Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ricardo Diogo Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Ricardo Diogo bota ai um boneco para a gente perceber Digam lá que não está lindo? tentem imaginar (muito bem) a 3 dimensões. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
josé mendonça Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 ficou lindo, pois! e muito elucidativo quanto ao 'antes', o 'durante' e o 'depois'! 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Artsite Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Agora já sei como puder as minhas plantas para fazer uma moita, não queria cortar muito rente pois depois não se vê, mas cada vez estou a ver que aquariofilia é como a pesca, a que ter paciencia.
zpoliveira Publicado: Abril 3, 2007 Autor Publicado: Abril 3, 2007 Obrigado a todos! A dúvida era mesmo essa! Afinal há males que vêm por bem! Assim corto logo depois do primeiro nó e fico com muitas em vez daqueles pézinhos fininhos! Muchas gracias! Zé Pedro
Ricardo Diogo Publicado: Abril 4, 2007 Publicado: Abril 4, 2007 Pensem que isto debilita bastante a planta. As minhas Eusterallis demoraram mais de 10 dias para recomeçar a nascerem pés. E muito mais devagar. é um processo radical mas é assim que tem de ser. Penso (não tenho a certeza) que ter fosfatos na coluna ajuda as plantas a desenvolver. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Recommended Posts