josé mendonça Publicado Abril 2, 2007 Publicado Abril 2, 2007 boas! a água dos meus aquários é branda: 60mg/l (+/- 3.5º na escala alemã); todos os camarões (3 espécies) crescem (e alguns reporoduzem-se) a olhos vistos e os neritinas natalensis aparentam boa saúde... no entanto o pomácea, apesar de comer que nem um alarve, irá ter problemas brevemente, pois a concha está aos poucos a perder a cor amarelo vivo, bem como a apresentar uma descalcificação cada vez mais evidente. 3/4 vezes por semana alimento-o com rodelas de courgette, folhas de alface, couve, etc. a minha pergunta é: haverá algum alimento mais rico em cálcio que eu possa dar-lhe ou algo que eu possa fazer para evitar o fim prematuro deste animal? sei que esta é a maior causa de morte desta espécie em aquários, mas ficava mesmo contente se pudesse contrariar esta tendência... desde já, obrigado. 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
gonzalu Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 (editado) Então e colocares uma barra de cálcio tipo o das tartarugas? Nunca experimentei mas pode ser que resulte.... Editado Abril 5, 2007 por gonzalu
Bernardo Gordo Publicado: Abril 5, 2007 Publicado: Abril 5, 2007 Faz muitas TPA's que se a tua água da torneira tiver cálcio isso volta à normalidade. Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
josé mendonça Publicado: Abril 6, 2007 Autor Publicado: Abril 6, 2007 gonzalu: barras de cálcio para tartarugas? desconhecia totalmente, mas cá fica o registo! bernardo: muitas tpas faço eu, nos aquários todos: 25% 2Xsemana... entretanto fui medir o gh da água da torneira e para meu espanto, acusa igualmente os 3.5º... ... mas já resolvi o problema: ofereci o caracol! neste momento habita um aquário com uma dureza mais elevada de todas as formas, obrigado a ambos pelas sugestões! abraços 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Artsite Publicado: Abril 10, 2007 Publicado: Abril 10, 2007 Lá por ter uma dureza maior não significa nada, tenho um caracol (não sei o nome dele ) e mesmo com a concha rachada (oferta da loja que na altura não vi) ele está sempre muito, com bela cor e sempre de um lado para o outro (ainda por cima parece que anda a depositar pequenos ovos no tronco que tenho). A dureza da água é de apenas 2, por isso, mais baixa que a tua e anda bem, a degradação da concha tem haver com o calcio da água, se a quem deste for pouco também, não vai resultar.
josé mendonça Publicado: Abril 10, 2007 Autor Publicado: Abril 10, 2007 olá artsite! uma vez que a dureza geral da água (GH) indica a concentração de sais dissolvidos na água, sais esses basicamente compostos de cálcio e magnésio, sou levado a crer, que em princípio, uma água branda terá alguma carência de cálcio, não? se assim não fosse, porque motivo é aconselhado adicionar cálcio quando se quer aumentar a dureza total? 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Recommended Posts