Recommended Posts

Publicado

boas!

a água dos meus aquários é branda: 60mg/l (+/- 3.5º na escala alemã); todos os camarões (3 espécies) crescem (e alguns reporoduzem-se) a olhos vistos e os neritinas natalensis aparentam boa saúde... no entanto o pomácea, apesar de comer que nem um alarve, irá ter problemas brevemente, pois a concha está aos poucos a perder a cor amarelo vivo, bem como a apresentar uma descalcificação cada vez mais evidente. 3/4 vezes por semana alimento-o com rodelas de courgette, folhas de alface, couve, etc. a minha pergunta é: haverá algum alimento mais rico em cálcio que eu possa dar-lhe ou algo que eu possa fazer para evitar o fim prematuro deste animal? sei que esta é a maior causa de morte desta espécie em aquários, mas ficava mesmo contente se pudesse contrariar esta tendência...

desde já, obrigado.

Publicado: (editado)

Então e colocares uma barra de cálcio tipo o das tartarugas?

Nunca experimentei mas pode ser que resulte....

Editado por gonzalu
Publicado:

gonzalu: barras de cálcio para tartarugas? desconhecia totalmente, mas cá fica o registo!

bernardo: muitas tpas faço eu, nos aquários todos: 25% 2Xsemana... entretanto fui medir o gh da água da torneira e para meu espanto, acusa igualmente os 3.5º...

... mas já resolvi o problema: ofereci o caracol! neste momento habita um aquário com uma dureza mais elevada :) de todas as formas, obrigado a ambos pelas sugestões!

abraços

Publicado:

Lá por ter uma dureza maior não significa nada, tenho um caracol (não sei o nome dele ;) ) e mesmo com a concha rachada (oferta da loja que na altura não vi) ele está sempre muito, com bela cor e sempre de um lado para o outro (ainda por cima parece que anda a depositar pequenos ovos no tronco que tenho). A dureza da água é de apenas 2, por isso, mais baixa que a tua e anda bem, a degradação da concha tem haver com o calcio da água, se a quem deste for pouco também, não vai resultar.

Publicado:

olá artsite!

uma vez que a dureza geral da água (GH) indica a concentração de sais dissolvidos na água, sais esses basicamente compostos de cálcio e magnésio, sou levado a crer, que em princípio, uma água branda terá alguma carência de cálcio, não? se assim não fosse, porque motivo é aconselhado adicionar cálcio quando se quer aumentar a dureza total?