Limpeza Dos Filtros Externos


Recommended Posts

Boas!

Gostava de saber qual a vossa opinião relativamente à limpeza dos filtros externos!

No meu caso só procedo à limpeza do mesmo, quando se começa a notar uma perda de caudal significativa, ou seja cerca de 2 em 2 meses por vezes até bem mais, pois tenho sempre receio que mexidas a mais no filtro possam matar as bactérias.

Esta duvida surgiu ao ler aqui no fórum, relatado por um membro (Já não me recordo quem era) que diz limpar o filtro de 15 em 15 dias!

Será que faço mal? Como deverei proceder correctamente?

 

Abraço,

Daniel Fortes

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A não ser que esterilizes o filtros não deve haver grandes problemas...

 

Conselhos: Balde com agua do aquário para por lá as cerâmicas.Lavar as esponjas em agua do aquário.De resto podes usar agua corrente...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu limpo o meu filtro externo todos os meses , coloco as cerâmicas em agua do aquário ,lavo as esponjas também com a agua do aqua e lavo os plásticos com a mesma água ,se bem que os plásticos possam ser lavados com água corrente.

Faço é todas as semanas tpa's de 20%.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas! Eu já procedo dessa forma e faço tpas de 3 em 3 dias de 45 litros em 270 (brutos) a diferença está só na periodicidade com que faço a limpeza dos filtros.

A partir de agora vou começar a limpar os filtros com mais regularidade, como tenho dois, um de cada lado, basta intercalar a limpeza de um com o outro.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Relativamente à periocidade da limpeza dos filtros, tem muit a ver com a capacidade do filtro relativamente ao volume de água do aquário e o tipo de peixes que tens! Pessoalmente,limpo os meus filtros, todas as semanas. Parece muito mas quanto a mim só traz vantagens. Nunca ficam sobrecarregados de detritos, o caudal é sempre bom, ou seja, não noto percas na saída de água. Por último é mais fácil limpar pouco muitas vezes do que ter de passar bué de tempo a limpar esponjas e mais esponjas. Outra coisa muito importante também é a limpeza dos tubos, tanto de entrada como de saída de água. Não imaginas o estrangulamento que um tubo sujo faz na caudal de água! Há escovilhões próprios para esse efeito. Os tubos, ou mangueiras, limpo de 15 em 15 dias. Parece muito trabalho mas até nem é. A limpeza de todas as massa filtrantes é feita com água do aquário, aproveitando uma das Tpa's que devemos fazer frequentemente. As cerâmicas também se podem "lavar" com a mesma água do aquário. Podem não, devem! Acredita que assim mantenho a água dos meus aquários sempre limpa e os peixes de óptima saúde. Um dos meus aquários é de Ciclideos, Lago Malawi, e o outro é um plantado comunitário. O dos Ciclideos está sempre mais sujo que do plantado, daí termos de saber que quantidade de "lixo" fazem os peixes que temos no aqua.

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apesar de ter três discuss num aquario de 200 Ltrs com mais alguma fauna e flora abundante, faço a limpeza de filtros +- de dois em dois meses, e quando a faço, tenho o cuidado de os lavar com agua corrente à temperatura ambiente e nunca com agua quente, pois isso é que mataria as bactérias, tento no entanto limpar o mais possível as esponjas, tendo o cuidado de não limpar na perfeição as cerâmicas mas deixar alguma sujeira aparente.

 

Na minha opinião de NOOB lavar o filtro com a agua do aquario é o mais acertado, mas se tivermos os necessários cuidados para não efectuar uma limpeza demasiado radical ou com agua quente, dos filtros, pode ser uma boa maneira de evitar-mos mais trabalhos, estando é claro o aquário já maduro (estabilizado).

Editado por jampex

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estive a ler o post e já agora gostaria de vos pedir alguns esclarecimentos, ja que fiquei com algumas duvidas em relaçao a limpeza das esponjas:

 

- Em relaçao as ceramicas apenas as retiro do filtro e as coloco numa bacia com agua do aquario, enquanto procedo a limpeza dos restantes materiais;

 

- No entanto em relaçao as esponjas lavo-as em agua quente corrente, e esta é a minha duvida.

 

Sao estes procedimentos correctos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estive a ler o post e já agora gostaria de vos pedir alguns esclarecimentos, ja que fiquei com algumas duvidas em relaçao a limpeza das esponjas:

 

- Em relaçao as ceramicas apenas as retiro do filtro e as coloco numa bacia com agua do aquario, enquanto procedo a limpeza dos restantes materiais;

 

- No entanto em relaçao as esponjas lavo-as em agua quente corrente, e esta é a minha duvida.

 

Sao estes procedimentos correctos?

 

Boas,

 

em relação ao que fazes ás ceramicas estás a fazer bem , agora as esponjas deves lava só com agua do aqua ,se estás a lavar com corrente estás a matar as bactérias.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação ao que fazes ás ceramicas estás a fazer bem , agora as esponjas deves lava só com agua do aqua ,se estás a lavar com corrente estás a matar as bactérias.

 

Abraço

 

Realmente pensei que estava a fazer tudo direitinho, mas estamos sempre a aprender!

 

Vou fazer como recomendas, e optar por lavar escalonadamente algumas das esponjas com agua quente (porque só com agua do aquario é dificil lavar em condiçoes...) para manter a colonia de bacterias.

 

Obrigado pela dica. :bad-words:cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.