Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho andado por aqui pelo forum a aprender com os post's do pessoal dos plantados e surgiu-me uma dúvida. Quando falam de que um aqua deve ter pelo menos 1W/litro de iluminação, essa regra refere-se a que tipo de iluminação???

Eu tenho ideia que a intensidade luminosa varia consoante o tipo de iluminação que se usa e que ,por exemplo, 100 watts de uma lâmpada T5 serão diferentes em termos de numero de lúmens de 100watts de uma lâmpada HQI.

Obrigado :)

Publicado:
Boas.

Tenho andado por aqui pelo forum a aprender com os post's do pessoal dos plantados e surgiu-me uma dúvida. Quando falam de que um aqua deve ter pelo menos 1W/litro de iluminação, essa regra refere-se a que tipo de iluminação???

Obrigado bang

Não è inprescindivel que assim seja, tudo depende da necessidade das plantas que se escolhe.

aliás existem plantas que nem gostam de muita intensidade de luz, anubias, fetos por ex.

Cpts

Publicado:

sim exacto, mas o que eu me referia é que, por exemplo há lampadas que têm uma potência eléctrica muito inferior e que no entanto têm uma luz intensa. Um exemplo comum são as lâmpadas que utilizamos em casa para substituir as vulgares incandescentes, que têm potências na ordem dos 11 watts e no entanto têm tanta luminosidade como uma incandescente de 60 watts.

Mas desde já o meu obrigado.

Publicado:
sim exacto, mas o que eu me referia é que, por exemplo há lampadas que têm uma potência eléctrica muito inferior e que no entanto têm uma luz intensa. Um exemplo comum são as lâmpadas que utilizamos em casa para substituir as vulgares incandescentes, que têm potências na ordem dos 11 watts e no entanto têm tanta luminosidade como uma incandescente de 60 watts.

Mas desde já o meu obrigado.

Pode ser que isto te ajude a tirar algumas duvidas.

Cpts

Publicado:

Pois aí demonstra bem a dúvida que eu tenho ,ou seja, eles falam em rendimento luminoso. Um dos exemplos que eles dão é o das lâmpadas T5 , passo a citar "Com um tubo apenas com 16mm de diâmetro conseguem debitar até 104 lúmen por watt" , e outro é o das HQL, que não são usadas em aquariofilia ( pelo menos que eu saiba) mas que possuem um rendimento médio, passo a citar "Portanto é um tipo de lâmpadas relativamente antigo e com um rendimento luminoso médio de 50 lm/W" .

Por isso a minha questão, quando o pessoal fala de 1Watt/ litro refere-se a que tipo de lâmpada???? Às T5, ás HQI ou a que tipo???

Obrigado pelo site bang

Cumps

Publicado:

Olá.

Essa relação de W/L, geralmente toma-se por base um aquário iluminado com lâmpadas T8 a funcionarem com balastros ferromagnéticos.

Mas mesmo assim, essa razão W/L, como o kyuss disse, não tem que ser obrigatoriamente igual a 1, ou perto disso. Bem pelo contrário.

O factor mais importante para determinar a quantidade de luz que colocas por cima de um aquário, é sem sombra de dúvidas, o tipo e quantidade de plantas que colocas lá dentro. Teres um aquário mesmo que cheio de anúbias e musgo, e um não tão cheio com plantas mais exigentes, o das anúbias irá precisar de muita menos luz...

O que podes tomar como "minimamente certo", é que para aquários entre 60 e 150 litros, podes utilizar uma razão de 1 W/L para manteres a maior parte das plantas. Obviamente, que terás sempre que ajustar a fertilização das plantas. Quero dizer, que dependendo das plantas e da sua quantidade, terás sempre que ter cuidado com a fertilização.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Pois mas se usarmos lâmpadas T5 não necessitaremos de tanta potência como a utilizada com as T8, visto que as T5 têm um rendimento luminoso superior. O que eu pergunto é se não deveríamos ter um valor de referência em lúmens no lugar do valor de referência em Watts de potência, visto que é a intensidade luminosa que vai de facto contar???

Obrigado :?

Publicado:

Olá.

Ok... já percebi.

Sim. É exactamente o que estás a dizer. Por isso é que eu falei em lâmpadas T8 a funcionarem com CCG's... nestas, que eu saiba, a razão lumens/watt é minimamente estável para as diversas potências que se tenha. E como watt é uma unidade muito mais conhecida das pessoas, começou-se a utilizar a expressão W/L e não Lumens/L.

Mas eu volto a repetir. Não é estritamente necessário teres uma razão exacta de W/L ou de Lumens/L. Isso é apenas um ponto de referência, não é uma verdade absoluta. Podes ter exactamente os 2 aquários com as mesmas plantas, mas um tem por exemplo, 0.8 W/L e o outro tem 0.9 W/L. As plantas vão-se dar lindamente tanto num caso como no outro, mas a diferença é que as plantas do que tem mais luz, quase de certeza que crescerão mais rapidamente (terão um metabolismo mais acelerado).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas :?

Então se a luz for um pouco mais fraca, mas dentro dos parâmetros considerados aceitáveis para as espécies de plantas que sejam utilizadas, não há problema, apenas influenciará o ritmo de crescimento das mesmas, certo??? E se a intensidade for forte demais há algumas espécies que se ressintam por causa disso ou apenas irão crescer mais depressa do que é normal. É isso não é????

Desde já o meu muito obrigado pelas vossas respostas.

Abraço.

Nuno Fontela

Publicado:

Olá de novo.

Sim... é exactamente isso.

Agora, tal como já frisei neste tópico várias vezes, terás sempre que tomar atenção à fertilização.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Boas :wink:

Bem penso que fiquei mais ou menos escralecido. O importante é termos um bom substracto e a água com os parâmetros certos e bem fertilizada, depois quanto á iluminação é jogar com as espécies plantadas e com o próprio layout do aqua.

Eu tinha esta dúvida pois poderia andar a utilizar potências luminosas acima do necessário, quando o mais fundamental é a boa fertilização e um bom substracto, podendo jogar com a iluminação se achar que ela é insuficiente.

Obrigado a todos

Abraço , Nuno Fontela.