ZANITO Publicado Março 30, 2004 Publicado Março 30, 2004 Boas pessoal, tou uma beca preocupado ca conta da luz este mes...ehhehe..é que spre q olho po akua o termostato de 200 wats ta spre ligado...e 200 wats sao 200 wats, e quanto ao filtro q é um AZOO CF-1200 exterior, n sei se gasta mto, se alguem souber se ha motivos para preocupacao ou se tudo junto n gasta nepia, agradecia q comentassem :lol: Citar
nunomiguel Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Boas pessoal, tou uma beca preocupado ca conta da luz este mes Andamos todos preocupados com as contas hoje em dia. Acho que a única maneira de saberes é esperar pela conta. O filtro nao deve gastar muito. Deve ter o consumo escrito algures na tampa... Um abraço, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
veto Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Bem, os filtros costumam consumir de 4 a 16 watt... pelo menos os que conheço. Agora, podes fazer as contas, cada kilowatt são cerca de 0,11 € por isso é só fazer contas. Uma vez fiz as contas e o meu aqua dava cerca de 3 € de gasto por mês não acho muito Citar Tiago Pereira... O meu aquário!
Mocho Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Pois é. Mas pensando um pouco nisto: um aquecedor de 2000W/h supondo que só está ligado 4 horas por dia dá uns 8000W. Um aqua com um filtro externo (12W/h), uma iluminação de 20W durante 12h e um termóestato de 300W (no meu caso, fica ligado cerca de 10m em cada hora (ou seja 4h por dia) dá: 24*12+12*20+300*4=1728W/dia. Ou seja, num mês são cerca de 50KW a .11€/KW dá uma despesa mensal de electricidade de 5,50€. O nosso aquecedor teria um gasto de 8000*30*.11=26.4€/mês!!! Quanto aos termoestátos, há uma ideia generalizada que eu considero errada: há quem diga que um termoestáto mais potente, acaba por trabalhar menos tempo e logo economiza mais electricidade. A primeira parte está correcta, maior potência, maior a quantidade de calor transferida para a água por unidade de tempo, logo mais depressa aumenta a temperatura e é necessário menos tempo ligado. Mas a segunda parte da economia, lamento desiludir quem pense assim mas: a potência dissipada por um termoestáto de 100W/hora durante x tempo é igual à de um de 300W num terço do tempo. Em suma, o calor transferido para a água é o mesmo. Mesmo que haja uma discrepância na eficiência de cada um, perdas de calor diferentes, etc, não acho significativo. Citar http://www.aquariofiliadigital.com/index.php
ZANITO Publicado: Março 31, 2004 Autor Publicado: Março 31, 2004 bem visto mocho, nesse ponto vista do debito de cada termostato... se for apenas 3 euros a mais n ha grande problema, nem dao por conta disso ca por casa ehehhe, agora se foi mto mais ui,,, ha peixes q vao saltar lol, Citar
Recommended Posts